domingo, 22 de fevereiro de 2015

Ledices II - Eduardo Almeida Reis

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura



Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 22/02/2015 


Prosseguindo com as maluquices dos escritores, que copiei do site UBE/RN, vejo que, numa viagem a Portugal, Cecília Meireles marcou encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo poeta. Junto com o exemplar, a explicação para o “bolo”: Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluiu que não era um bom dia para o encontro. Clarice Lispector era solitária e tinha crises de insônia. Ligava para os amigos e dizia coisas perturbadoras. Imprevisível, era comum ser convidada para jantar e ir embora antes de a comida ser servida.

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura: “Para ele, era licor”, diverte-se Joyce, neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo: “Mas, para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra”. Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos 10 anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: “O senhor gosta de Camões”? Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.

Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão: “Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue”, conta a filha mais nova. Mário de Andrade provocava ciúmes no antropólogo Lévi-Strauss porque era muito amigo da mulher dele, Dina. Só depois da morte de Mário, o francês descobriu que se preocupava em vão. O escritor era homossexual.

Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50 morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira. Para aguentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca. José Lins do Rego foi o primeiro a quebrar as regras na ABL, em 1955. Em vez de elogiar o antecessor, como de costume, disse que Ataulfo de Paiva não poderia ter ocupado a cadeira por faltar-lhe vocação. Jorge Amado, para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs  que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. “Por quê?”, perguntaram os jornalistas. Jorge respondeu: “O motivo é simples: nós somos amantes”. Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal, disse: “Muito prazer, encantado”. Era piada. Os dois nem se conheciam até então. O poeta Pablo Neruda colecionava de quase tudo: conchas, navios em miniatura, garrafas e bebidas, máscaras, cachimbos, insetos.

Vladimir Maiakóvski tinha o que atualmente chamamos de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O poeta russo tinha mania de limpeza e costumava lavar as mãos diversas vezes ao dia, numa espécie de ritual repetitivo e obsessivo. A preocupação excessiva com doenças fazia que o escritor tcheco Franz Kafka usasse roupas leves e só dormisse de janelas abertas – para que o ar circulasse –, mesmo no rigoroso inverno de Praga.

Casamento

Julgando que a residência dos pais não está à altura dos 200 convidados para a festa do seu casamento, jovem mineira resolveu alugar um sítio por  R$ 1.500 sexta, sábado e domingo. O acesso, o local e as instalações se prestam para a festa do sábado. Negócio autorizado pelos pais depois que o irmão da noiva, tenente PM, visitou o sítio. O mano se compromete a levar um grupo de colegas fardados e armados para guardar a festa.
Se isso não é sinal dos tempos, não entendo mais nada. Além de gagá, saí de moda, fiquei démodé, como se diz em francês.

O mundo é uma bola
22 de fevereiro de 1775: Pio VI é eleito o 250º papa, demonstrando que o pontificado é ocupação de alta rotatividade. Em 1819, pelo Tratado de Adams-Onís entre a Espanha e os Estados Unidos, a Flórida é cedida aos norte-americanos. Por via de consequência, cedida aos mineiros, que estão comprando tudo por lá. Hoje, mineiro adora jatinho que faça Confins–Miami sem escalas. O mineiro Eike Batista vendeu o dele, mas há vários operando na rota.

Em 1836, criação da cidade de Uberaba, onde vivi passagens curiosas que não vêm à balha, sempre mais chique do que vir à baila. Em 1939, pela primeira vez no Brasil jorra petróleo de um poço em Lobato, Bahia: pouco, mas jorrou. Transcorridos 76 aninhos, o glorioso Partido dos Trabalhadores está acabando de destruir a Petrobras.

Em 1998, desaba na Barra da Tijuca, Rio, o edifício Palace II, matando oito pessoas e arruinando a vida de muita gente. Foi “outro dia” e parece ter sido na Idade Média. Hoje é o Dia da Criação do Ibama

Ruminanças
“É mais fácil encontrar uma mulher resignada a envelhecer do que um político resignado a se retirar da cena” (Amado Nervo, 1870 -1919).