quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Números - Eduardo Almeida Reis

Há leis tão idiotas que depõem contra o bom senso, a lógica e a saúde mental dos legisladores, não somente no Brasil como no resto do mundo"


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas 18/02/2015


 (Son Salvador)

Se afanar é roubar, o país do ufanismo transformado em afanismo tem os seguintes indicadores, que copio do blog de Marcia Lobo: acesso à educação básica: 69º; acesso à universidade: 85º; qualidade de ensino universitário: 121º; qualidade de ensino básico: 129º; mortalidade infantil: 74º; expectativa de vida: 78º; cientistas e engenheiros em relação a toda população: 112º; qualidade do ensino de matemática e ciências: 136º; exportações em relação ao tamanho da economia: 145º. Marcia teve como fonte o Fórum Econômico Mundial.

A partir desses números, tire o leitor as conclusões que quiser, porque escrevo num domingo e é hora de esquentar o almocinho deixado na geladeira para comadre. Pela atenção, muitíssimo obrigado.

Criminologia
Há leis tão idiotas que depõem contra o bom senso, a lógica e a saúde mental dos legisladores, não somente no Brasil como no resto do mundo. Vários dos mais de 50 estados norte-americanos costumam condenar à prisão professoras que transam com os seus alunos, lei de uma imbecilidade que espanta e irrita qualquer cavalheiro com um mínimo de informação.

Resumindo: não pode existir crime quando uma professora se relaciona com aluno ou alunos púberes. É muito melhor, mais saudável e divertido transar com a tia do que deixar o menino se masturbando no banheiro pensando na professora: todo menino pensa. Deve ser coisa aparentada com a Síndrome de Estocolmo (atração do dominado pelo dominador), do aluno púbere pela mestra, mesmo que ela não seja um tipo de beleza.

No país dos meus sonhos, meninos e mestras seriam muito mais felizes se fizessem amor, desde que “proibido”. Sim, porque a proibição dá sabor ao sexo. Proibição entre aspas, sem essa imbecilidade de prender as professoras, como aconteceu em Louisiana e vai ocorrer na Califórnia com duas mestras não muito bonitas, mas perfeitamente desejáveis por menores de 18 anos.

Foram presas domingo, 18 de janeiro, depois de transar com ao menos dois alunos durante viagens à praia de San Clemente, naquele estado da costa oeste norte-americana, como informou o jornal The Mirror. Melody Lippert, de 38 anos, viajou pela primeira vez com um grupo de jovens e manteve relações com um deles. Depois de algumas semanas, levou uma amiga, também professora da South Hills High School, em outra excursão, quando as duas beberam e transaram com ao menos dois alunos. As duas foram detidas e levadas à corte quarta-feira, 21 de janeiro, para responder pelo “crime”.

Que crime? Desde quando uma loura de 38 anos e sua colega morena, sósia de uma senhora que governou um estado brasileiro até dezembro de 2014, não podem tomar uns drinques e transar com os seus alunos? Crime é traficar cocaína, é cometer homicídio, é assaltar a Petrobras. Deitar-se com aluno é educação sexual, alegria, satisfação mútua. Tenho dito.

Maratonistas
No mundo inteiro, qualquer corrida de alguma expressão, que distribua prêmios razoáveis em dinheiro, pode contar com a inscrição de uma dúzia de cidadãos africanos, metade homens, metade mulheres. Só não inscrevem 50 para não diluir os prêmios por muita gente, porque é certo que vão chegar na frente dos demais concorrentes. São magros, longilíneos, da Etiópia ao Quênia, passando pelos outros países africanos. A esmagadora maioria passou fome na infância. Enquanto philosopho, tenho explicação para o fenômeno.

Há estados brasileiros em que milhões de patrícios brancos, negros, mulatos, cafuzos passam fome na infância antes de migrar para o Sudeste. Nem por isso nossos patrícios são fundistas. Os africanos tiveram seleção ao longo dos séculos fugindo de seus conterrâneos, que desejavam capturá-los para vendê-los como escravos aos portugueses, espanhóis, ingleses & cia.

De botas, barrigudos, bigodudos, empanzinados da comezaina e vinhaça, os portugueses não saíam correndo atrás dos africanos para escravizá-los. Se corressem, não teriam capturado um único escravo, serviço que sempre ficou por conta dos sobas, chefes do povo e de pequenos estados africanos, que os capturavam e vendiam aos europeus.

Africanos espadaúdos, atléticos, que corriam 200 metros e cansavam eram capturados pelos sobas, como aqueles que foram parar na Jamaica, primeiro espanhola, depois inglesa, e são hoje campeões mundiais de corridas curtas (Usain Bolt & colegas). Os magrinhos corriam quilômetros, léguas, escapavam dos sobas, permaneceram em África e hoje abiscoitam todas as maratonas, meias maratonas, São Silvestre e competições do mesmo tipo. Processo de seleção ao longo dos séculos. Só isso.

O mundo é uma bola
18 de fevereiro de 1979: neva no Deserto do Saara. No mesmo dia, mas em 1962, fundação do PCdoB, o Partido Comunista do Brasil, cisão do Partido Comunista Brasileiro. Código eleitoral 65, faz parte da base aliada do desgoverno federal. Em 2006, show dos Rolling Stones em Copacabana. Em 1836, nasceu Gadadhar Chattopadhyay, um dos mais importantes líderes religiosos da Índia, reverenciado por milhões de hindus e não hindus como mensageiro de Deus. Morreu em agosto de 1886, conhecido como Ramakrishna Paramahamsa. Em 1945, nasceu Edir Macedo Bezerra, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record de Televisão. Foi-lhe outorgada a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Ruminanças
“Não aguento mais a estupidez e a ignorância dos fundamentalistas religiosos – de qualquer credo” (Cora Rónai).