sábado, 14 de fevereiro de 2015

Profissão - Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 14/02/2015 



Antigamente, um amigo gay resolvia o problema que hoje foi transformado em profissão. O bom profissional cobra R$ 400 por hora e pode resolver o seu embaraço em duas ou três horas, na dependência do número de paredes de sua casa. Nome: distribuidor de arte, que você também pode chamar de pendurador de quadros.

Ainda que não pareça, uma boa distribuição de quadros melhora a vida de quem mora na casa. Na minha penúltima mudança, doei 85% dos melhores quadros e gravuras que comprei ou ganhei nos últimos 25 anos. A donatária foi uma filha que tinha casa imensa recém-construída. Seu idoso pai ficou com os 15% e a incumbência de distribuir as obras de arte pelas paredes do novo apê. Tarefa difícil, que fui realizando aos poucos: furadeira, bucha, gancho e risco de pegar um cano de água ou de energia elétrica arranjando estorvo para o resto da vida, ou, pelo menos, até consertar o estrago.
Faz tempo que o nosso amigo gay rompeu com a família inteira. Tem feito falta para pendurar quadros e arrumar flores nos vasos. No Rio, um distribuidor de arte espanhol, que acumula as funções de emoldurador ou moldureiro, atende em domicílio por R$ 400/hora. Há quatro ou cinco profissionais pendurando os quadros das classes AAA até a média alta. Uma senhora chamada Laura informa que gosta de conversar com os quadros: “Eles me dizem onde querem ficar”. Assim fica fácil, mas os meus são mudos ou se expressam em língua que não entendo. Apesar disso, as paredes ficaram razoáveis.
Televisão 

Aparelho receptor de imagens televisionadas, o televisor é algo sensacional. Pensado desde o final do século 19, foi só por volta de 1925 que o engenheiro escocês John Logie Baird (1888-1946), no sótão de sua casa, conseguiu transmitir imagem identificável da cabeça de um boneco. Decorridos 90 aninhos, a televisão é isto que se vê: imagens e cores cada vez mais nítidas, receptores gigantescos cada vez mais baratos e finos, que nos permitem ver “em directo” o que está acontecendo do outro lado da Terra. Ainda outro dia, há coisa de uns 12 anos, paguei uma fortuna por um Sony de tubo, 40 polegadas, que pesa 105 quilos! Doado, sei que continua funcionando bem.

A evolução tecnológica tem sido fantástica e o veículo não deve ser culpado pelas besteiras veiculadas na maioria dos canais. Os produtores de tevê não pensam nos leitores do EM nem no philosopho: fazem tevê pensando nos eleitores do Lula e de dona Dilma.
Diverte-me sobremaneira constatar as reações humanas diante de um televisor, que só posso ver quando convidado para passar dois ou três dias na casa de amigos. Da última vez foram quatro dias muito quentes, no início do ano, família de classe média alta, zona rural, casa imensa, gramados, piscina, vacas e currais. 

No salão de visitas um televisor de 50 polegadas, canais da Claro funcionando dia e noite. Os donos da casa e seus muitos filhos passando pelo salão a caminho da piscina, do curral, da pista de motocross ou da cidade próxima, de onde me traziam pão francês e jornais, limitavam-se a trocar de canal quando passavam por ali.

Só havia concordância de opiniões quanto ao canal durante a transmissão da novela Império. Quem não estava na piscina, ficava no salão dormindo a sono solto durante a novela. No varandão, fumando o último charuto do dia, curtindo a lua quase cheia, o philosopho chateado pelo besteirol noveleiro que agredia o bucolismo rural. Se convidado novamente, levo minhas óperas e fones de ouvidos.

O mundo é uma bola 

14 de fevereiro de 842: os Juramentos de Estrasburgo, Sacramenta Argentariae, de ajuda mútua entre dois netos de Carlos Magno, respectivamente Carlos, o Calvo, e Luís, o Germânico, indicam a existência de uma língua falada na França claramente separada do latim, a romanalingua antepassada do francês.

Os Juramentos foram pronunciados e escritos nesse protofrancês e em teudiscalingua (frâncico) pelos dois monarcas na língua do irmão e em seguida pelas tropas deles para que todos se entendessem. Foram transcritos por Nithard, outro neto de Carlos Magno.
Em 1663, o Canadá se torna uma província da França. Em 1768, Portugal proíbe a importação de meias de seda de cor, não me perguntem por quê. Hoje é o Dia da Amizade e o Dia Internacional do Amor, Valentine’s Day.

Ruminanças

 “A televisão foi um meio inventado pelo homem medíocre para ser utilizado pela mediocridade para a mediocridade. Deveria chamar-se mediovisão” (Millôr Fernandes, 1924-2012).