quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal - Eduardo Almeida Reis

O nosso Eike está de volta ao mundo empresarial associado a uma empresa sul-coreana especializada em medicamentos contra impotência


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 25/12/2014



Eike Batista planeja retorno com remédio para impotência. A chamada do provedor Terra pegou mal à beça, dando a entender que o rapaz nascido em Governador Valadares, MG, carente de potência sexual, planeja retornar à farra depois de tomar remédio para impotência. Na verdade, pelo bimbalhar dos sinos natalinos, nada melhor do que a notícia de que o nosso Eike está de volta ao mundo empresarial associado a uma empresa sul-coreana especializada em medicamentos contra impotência. Mais que o azulzinho, que só garante, quando garante, o pirilau em posição de sentido, o eikinho promete despertar o bilau adormecido para novas proezas inenarráveis, ainda e sempre muito mais importantes do que alcançar o posto de homem mais rico do mundo.

Só existe um homem mais rico do planeta, enquanto o eikinho fará milhões de homens mais felizes do mundo. A empresa C. L. Pharm, sediada em Seul, tem agora com o nosso Eike um “acordo de desenvolvimento” no valor de US$ 12 milhões para acabar de entupir a Terra de habitantes. Não há Estado Islâmico associado à Al-Qaeda que consiga degolar tanta gente.

Nova cruz
Influenciado pelas frases “vivendo a sua cruz”, “levando a sua cruz” e muitas outras que têm cruzes, cismei que cruz podia significar incumbência, missão, objetivo, mas errei feio. Ainda assim não vou perder a viagem e preciso contar ao leitor que as cruzes, transcritas do Google, ocuparam três páginas do computador com os respectivos desenhos coloridos. Só não encontrei a cruz que procuro e vou explicar no final deste belo suelto. O buscador tem a cruz heráldica, a cruz em trevo, a cruz da Ordem de Cristo de Portugal, a cruz recruzada, a cruz de Jerusalém, a cruz florenciada, a cruz bifurcada, a cruz de Malta, também conhecida como cruz de São João, a cruz ancorada, a cruz patonce, intermediária entre a cruz pátea e a florenciada, a cruz pátea, a cruz de Cantuária associada com a Igreja da Inglaterra, a cruz armênia, a cruz bordonada, a cruz potenteia, a cruz de Lorena, a cruz quadrática, que sofre de obesidade mórbida, a cruz românica de consagração, a cruz oca, que é uma cruz grega também conhecida como Gammadia, a cruz tetragâmica ou cruz Sérvia, a cruz de Santo André, a cruz nórdica ou cruz escandinava, a cruz ansata – tem cruzes à beça e à bessa, umas bonitas, outras horríveis. Vale consultar o Google.

Ficou faltando a cruz (aflição) do humor, que não tem representação gráfica porque é a cruz dos que se metem a escrever colunas de humor diárias, semanais ou mensais, com a obrigação de fazer graça e de tentar que o leitor ache graça. Normalmente o resultado é pavoroso e deveria ser proibido por lei. Engraçada é a reação dos cavalheiros que apitam nas redações de revistas e jornais: se o contratado faz uma coluna de humor, deve ter graça, portanto deixa pra lá pra ver como é que fica.
Antoine de Saint-Exupéry constatou: Seul l’esprit, s’il souffle sur la glaise, peut créer l’homme. Basta trocar l’homme por l’humoriste para constatar que só o espírito, soprando sobre o barro, pode criar um Twain, um Millôr, um Marquês de Maricá, um Barão de Itararé.

Oportunosa ensancha
Aproveito a edição de hoje, dia 25 de dezembro, para desejar sinceramente, ab imo pectore, aos leitores e a todos os que lhes são caros um ótimo Natal e um glorioso 2015. A situação vai melhorar, deve melhorar, tem que melhorar, até porque não pode piorar. E o pior é que pode: pense no Estado Islâmico, no Afeganistão, no Paquistão, na Venezuela, na Argentina, no México. Bimbalhemos os sinos, caro e preclaro leitor. Bimbalhando, pensemos num 2015 livre de boa parte das mazelas que nos afligem. Saúde e paz!

O mundo é uma bola
25 de dezembro de 800: Carlos Magno é coroado imperador pelo papa Leão III, dando início ao Sacro Império Romano-Germânico, cuja linha contínua de imperadores começou em 962, com Oto, o Grande. No ano 1000, é fundado o Reino da Hungria por Estêvão I. Em 1066, Guilherme da Normandia é coroado rei da Inglaterra na Abadia de Westminster. Em 1104, Constança de França divorcia-se de Hugo I, de Champagne, Troys e Blois, ao descobrir que ele tinha uma Rose. Dois anos depois, Boemundo I de Antioquia se casou com ela, que pariu Boemundo II de Antioquia. Que se pode esperar de uma senhora que se casa com um Boemundo? Que se pode esperar de uma senhora que se divorcia só porque seu marido e senhor tem uma Rose? Na capital de um estado muito conhecido nosso não restaria sem divórcio um só matrimônio entre os ricos e famosos se as senhoras seguissem o mau exemplo de Constança de França, que devia ter piolhos à beça e à bessa, banhando-se uma vez por ano. Mas hoje é Natal, dia de boas notícias. Li por aí que em 2015 teremos feriados a montões e a mancheias.

Ruminanças

“Nasce um Deus. Outros morrem. A verdade / Nem veio, nem se foi: o Erro mudou. / Temos agora outra Eternidade. / E era sempre melhor a que passou.” (Fernando Pessoa, 1888-1935).