sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TeVê

TV Paga

Estado de Minas: 29/08/2014



Quebrando tudo!

O clima delirante continua o mesmo do primeiro filme, inspirado na história em quadrinhos de Mark Millar. Por isso, Kick-Ass 2 (foto) tem tudo para agradar aos fãs do gênero, que mistura aventura, comédia e pancadaria. No elenco, Christopher
Mintz-Plasse, Chloë Grace Moretz e Aaron Taylor-Johnson.
A estreia está marcada para as 22h, no Telecine Premium.

Cultura exibe esta noite comédia de Fatih Akin

Outra dica de hoje é a comédia dramática Soul kitchen, de Fatih Akin, com Adam Bousdoukos, Moritz Bleibtreu  e Anna Bederke, às 22h, na Cultura. No Megapix, o capitão Jack Sparrow volta a singrar os mares na maratona de Piratas do Caribe, com a exibição de  O baú da morte (16h40), No fim do mundo (19h40) e Navegando em águas misteriosas (22h35). Na concorrida faixa das 22h, o assinante tem mais seis opções: Educação sentimental, no Canal Brasil; Invasão à Casa Branca, na HBO 2; Quem quer ser um milionário?, no MGM; Crônicas de Nárnia: a viagem do Peregrino da Alvorada, no Telecine Fun; Dose dupla, no Telecine Pipoca; e Beijos que matam, no TCM. E ainda: O homem que sabia demais, às 21h30, no Arte 1; Histeria, às 22h10, no Max; X Men – Primeira classe, às 22h30, na Fox; G. I. Joe – A origem de Cobra, também às 22h30, no FX; e Réquiem para Laura Martin, igualmente às 22h30, no Cine Brasil.

Documentários reúnem novos e velhos palhaços

Entre os documentários, um dos destaques é Doutores da alegria, de Mara Mourão, às 20h, no canal Curta!, mostrando o trabalho de atores que se transformam em palhaços para alegrar pacientes de hospitais. No mesmo canal, às 21h45, Alô, alô Terezinha, de Nelson Hoineff, fala sobre Chacrinha, o Velho Guerreiro. No canal History, às 21h, estreia a série
O incrível Mr. Goodwin, que mostra as façanhas do ilusionista Jonathan Goodwin.

Série A segunda vez está encerrando a temporada

O Multishow exibe hoje, às 22h30, o 15º e último episódio da temporada de A segunda vez, série estrelada por Marcos Palmeira, Letícia Persiles, Monique Alfradique, Eline Porto e outros mais. Raul encontra Carla quando ela  está prestes a fazer uma loucura e propõe uma solução inesperada para os problemas dela. Já na festa de lançamento do livro de Raul, Ariela aparece com novidades, mas a maior surpresa é a chegada da polícia.

Skank vai abrir festival em Vitória da Conquista

Ainda no Multishow, às 21h, começa a transmissão ao vivo do Festival de Inverno da Bahia, com o Skank abrindo a primeira noite, em Vitória da Conquista. Na MTV, às 23h30, o documentário Tomorrowland – Dez anos de amor, magia e loucura celebra os 10 anos de história de um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, com a participação de Moby, David Guetta, Armin van Buuren, Paul van Dyk, Afrojack, Steve Aoki, Dimitri Vegas & Like Mike e Hardwell.

Caras & Bocas

Ana Paula Padrão se mostra animadíssima com novo programa em entrevista a Rafinha Bastos (Bandeirantes/Divulgação)
Ana Paula Padrão se mostra animadíssima com novo programa em entrevista a Rafinha Bastos

Porção apresentadora

Jornalista de mão cheia, Ana Paula Padrão vai mostrar outros dotes e estrear como apresentadora. Ela comanda, a partir de terça-feira, às 22h45, na Band, o programa MasterChef, reality culinário. Animada com o novo desafio, Ana Paula fala sobre a atração, carreira e planos em entrevista a Rafinha Bastos no Agora é tarde desta sexta-feira, à meia-noite, na mesma emissora. “O programa está lindo e os participantes são incríveis. Nunca imaginei que fosse participar de um formato como esse, que me encantou”, revelou. A jornalista também comentou sobre seu livro, O amor chegou tarde em minha vida, e sobre a recente mudança na carreira na TV. “A bancada já não me preenchia há um bom tempo. Sinto-me mais livre agora fazendo entretenimento.” O MasterChef é sucesso em todo o mundo, com versões em vários países. No Brasil, serão 17 episódios na temporada, que conta com grandes nomes da gastronomia mundial como jurados: Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. O grande vencedor, entre os 16 selecionados para a atração, leva como prêmio R$ 150 mil, um carro 0km; e uma bolsa de estudos na famosa Le Cordon Bleu, em Paris.

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Confira as principais notícias do dia nas duas edições do Jornal da Alterosa. A primeira, que vai ao ar logo depois do Alterosa esporte, é apresentada por Laura Lima. Na pauta de hoje, um alerta sobre os riscos da meningite, uma doença muito comum neste período de inverno.

POWER RANGERS VAI VIR COM TUDO NO CARTOON

Em outubro, chega ao Brasil a nova temporada de Power Rangers, um dos mais longevos seriados infantis, que será exibido no Cartoon Network (TV paga). A emissora adquiriu Power Rangers – Super Megaforce, que contará com vários episódios especiais em comemoração aos 20 anos da franquia. O programa mostra os heróis coloridos com poderes renovados para enfrentar a luta contra a ameaça da armada alienígena do Príncipe Vekar. Agora, os Rangers podem assumir o modo lendário e morfar usando o poder de qualquer Ranger que já existiu nos últimos 20 anos, o que traz uma nostalgia, podendo fazer telespectadores mais antigos voltarem a ver o seriado com seus filhos. O horário dos episódios inéditos deverá ser o mesmo de Megaforce, exibido atualmente às segundas, às 16h30.

LIVRO FICTÍCIO DE SERIADO INSPIRA NOVA PRODUÇÃO

Quem acompanha a série Castle já sabe que Richard Castle (Nathan Fillion) é um escritor. Pois o canal ABC encomendou, segundo a Variety, uma série derivada baseada nas histórias contadas na falsa franquia literária, ou seja, nos livros de Castle, onde Derrick Storm é um detetive particular que virou espião contratado da CIA para as mais clandestinas missões. A nova atração não contará com personagens da série original e ainda não tem data de estreia. Já a sétima temporada de Castle, que no Brasil é exibido no canal Sony (TV paga), começa em 29 de setembro, nos Estados Unidos.

SANDRA VAI LEVAR UM TIRO ENCOMENDADO PARA OUTRA

Em Boogie oogie (Globo), Sandra (Ísis Valverde) vai levar um tiro. Na verdade, o atentado estava encomendado para outra pessoa, Daniele (Alice Wegmann), prima de Vitória (Bianca Bin). É que a jovem está perto de descobrir sobre um segredo do passado de Carlota (Giulia Gam). Enquanto isso, Sandra fica sabendo por Vicente (Francisco Cuoco) sobre a questão da troca de bebês que envolve Inês (Deborah Secco) e Rafael (Marco Pigossi). Sandra, Vitória e Danielle, por motivos diferentes, acabam indo parar na boate Boogi Oogie. E lá está Homero (Osvaldo Mil), que aponta a arma para atirar em Danielle. Mas o tiro acaba acertando Sandra.

GENTE SEM NOÇÃO

O Canal Brasil (TV paga) põe no ar, amanhã, a série Gentalha, protagonizada por Fernando Ceylão. São 16 histórias, em que o ator interpreta diferentes personagens, a maioria sem noção. Resultado: cenas divertidas. Na estreia, um paparazzo (Ceylão), ao comprar uma câmera antiga se vê diante de acontecimentos, surpreendentes. É que a lente tem o poder de matar famosos e transformar anônimos em celebridades. A confusão está armada. O ator também dirige a série.

VIVA
Lázaro Ramos, como o guru Brian Benson, nas últimas cenas de Geração Brasil, encarnando um “Nem nem” e seu desejo sexual incontrolável.

VAIA
No mais, a trama de Geração Brasil está muito lenta, sem grandes revelações. Uma fase tenebrosa da famosa “barriga”, em que nada acontece. 

CARLOS HERCULANO LOPES » Anotações para uma história‏

CARLOS HERCULANO LOPES » Anotações para uma história
Estado de Minas: 29/08/2014





Não poderia esquecer de escrever sobre os rapazes norte-americanos que almoçavam no restaurante de um hotel da zona sul de São Paulo, onde também o homem esteve hospedado. Deviam ser uns 20. Eram muito novos, tinham cabelos bem curtos, cortados ao estilo militar, e havia um detalhe que o impressionou: todos, sem exceção, usavam pernas mecânicas.

Mas havia um deles, sem as duas pernas e com cara de latino, que se movia em uma cadeira de rodas e parecia ser o líder da turma pela maneira como se dirigia aos demais. “O que teria ocorrido com aqueles moços? Seriam soldados que serviram no Afeganistão, onde talvez tenham pisado em minas e ficaram assim?”, o homem divagou, enquanto, sem perceber, olhava para si próprio.

 Para, em seguida, ainda com a caderneta na mão, na qual ia fazendo anotações, voltar o olhar para um garoto, que aos gritos corria entre as mesas do restaurante, como se fosse o senhor do mundo. A cada volta dada (algumas ao redor dos prováveis soldados), parava em frente a uma mulher, que estava tomando café: olhava para ela, sorria e retomava a brincadeira, sem que essa lhe desse a mínima atenção.

Até que um dos garçons, pois é possível que o menino estivesse incomodando uns clientes, foi até a mesa de sua mãe (seria?), e disse alguma coisa. Esta se levantou irritada, pegou o guri pelo braço, e o fez se sentar ao seu lado. No mesmo instante, como se fizesse parte da rotina, ele começou a chorar.

Enquanto isso, um daqueles rapazes, talvez soldado, que quem sabe tinha perdido a perna no deserto do Afeganistão durante uma patrulha, comia um prato de saladas e tomava refrigerante. Tinha o olhar perdido, e respondeu com poucas palavras, mas aprovando com a cabeça, quando um colega, na mesma condição que a sua, chegou a seu ouvido e falou alguma coisa. Na mesma hora ele se voltou para o menino, que continuava ao lado da mãe, sorriu para ele e, como resposta, veio um breve balançar de mãos.

Naquele instante, sem deixar a caderneta, na qual ia anotando tudo, a atenção do homem se voltou para o teto do restaurante, que era transparente, e estava sendo limpo por três homens, cada um com uma escova. Jogavam água, esfregavam com força, e recolhiam, conforme ele registrou, garrafas PETs, maços de cigarros, lenços de papel, restos de comida e outras coisas que os hóspedes jogaram. Três dos rapazes – vá se saber se eram soldados norte-americanos que tinham vindo a São Paulo – também olharam para cima.

Foi aí que o menino, que até então continuava sentado ao lado da mulher, que talvez fosse sua mãe, levantou-se e, num impulso, saiu correndo em direção ao rapaz louro, que tinha lhe sorrido. Quando se viu de frente a ele, parou de repente, como se tivesse assustado. O outro, meio sem jeito, afagou-lhe a cabeça.

Como se retribuindo, ou por pura curiosidade, aquele garoto, já mais à vontade, começou a passar a mão na perna mecânica do possível soldado, que pediu a um colega que fizesse uma foto dos dois. De sua mesa, a poucos metros dali, o homem, que sem perceber voltou a olhar para si próprio, continuava a anotar, na expectativa de que essa história, testemunhada por ele, um dia pudesse ser contada. 

Evolução do vírus ebola é rastreada‏

Grupo de cientistas mapeou o micro-organismo que amedronta a África e detectou que ele sofreu mais de 300 mutações. Descoberta pode ajudar na busca por um tratamento


Roberta Machado
Estado de Minas: 29/08/2014



Pesquisadores mapearam a evolução do vírus ebola na África Ocidental a partir da entrada da doença em Serra Leoa. Eles sequenciaram 99 genomas colhidos de amostras de 78 pessoas que ficaram doentes nos primeiros 24 dias do surto e descobriram que ele se originou da mesma variação do vírus que se espalhou pela África Central há uma década. Esta é a maior epidemia de ebola da história, com 3.069 infectados e 1.552 mortos, sendo que mais de 40% do número total de casos surgiu nos últimos 21 dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mantido o ritmo atual de contaminação, a doença poderá acometer mais de 20 mil pessoas.

Depois de comparar o genoma do vírus causador do surto atual com 20 amostras de casos anteriores da doença, os cientistas descobriram que as duas linhagens que provocam a atual epidemia sofreram mais de 300 variações genéticas desde quando surgiram no centro do continente africano em 2004, no mesmo ano em que o vírus matou cinco pessoas no Sudão. “É difícil saber, com certeza, como o vírus se propagou dos lugares onde estavam suas variantes ancestrais”, ressalta Kristian G. Andersen, pesquisador do Broad Institute na Universidade de Harvard e um dos autores do estudo. “Também não sabemos se pequenos surtos humanos passaram desapercebidos e possam ter contribuído para a migração (do vírus) para a África Ocidental.”

O primeiro paciente que se sabe ter contraído a doença na epidemia atual foi uma criança de 2 anos, mas a forma como o menino se contaminou em dezembro passado, em um vilarejo da Guiné, ainda é desconhecida. Acredita-se que, depois de matar a mãe e a irmã do garoto, o vírus tenha atravessado fronteiras depois do funeral da avó da criança, uma curandeira que tratava infectados e que morreu em 1º de janeiro. Estima-se que 12 mulheres tenham contraído a doença durante os ritos fúnebres e levado o ebola para Serra Leoa.

Depois de atingir o país vizinho, o ebola se espalhou rapidamente pela Libéria e pela Nigéria, sendo transmitido entre pessoas por meio do contato com fluidos corporais de indivíduos doentes. “O primeiro caso, na verdade, vem a partir do contato humano com um animal infectado. O reservatório é ambiental. Mas, a partir do momento em que uma pessoa é infectada, a cadeia de transmissão passa a ser os seres humanos, e o vírus é transmitido pelo contato com as secreções”, explica o especialista brasileiro José Cerbino, médico infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). Desde então, o patógeno sofreu mais de 50 mutações, dando origem a pelo menos uma nova cepa.

Cura Divulgado hoje na Science, o sequenciamento do vírus ebola abre as portas, segundo os pesquisadores, para novas buscas de cura para a doença mortal. As mutações detectadas podem ajudar cientistas a desenvolver testes de diagnóstico mais precisos e até mesmo indicar um alvo para futuros tratamentos. Os resultados do estudo já estão sendo adotados, inclusive, para aperfeiçoar o remédio Zmapp, usado no tratamento de pessoas infectadas no novo surto, como dois americanos e um espanhol que contraíram a doença na Libéria.

Entre as vítimas da atual epidemia, estão mais de 240 profissionais de saúde, infectados durante pesquisas ou depois de longos turnos em hospitais com condições precárias de atendimento — ao menos 120 deles morreram. Dos 50 autores do estudo que examinaram o genoma do vírus, quatro foram infectados e morreram antes de o artigo ser publicado.

A OMS publicou ontem um plano de contenção da doença que pretende parar a transmissão do vírus em até nove meses e evitar o contágio em novos países. Em parceria com entidades, como o Médicos Sem Fronteiras e outras agências da ONU, a OMS pretende dar prioridade aos centros de tratamento, além de investir na mobilização social e em funerais seguros.

Na Nigéria

Um médico na cidade de Port Harcourt, polo industrial petrolífero da Nigéria, morreu vítima do ebola após ter sido infectado por um paciente. Ele havia realizado os primeiros atendimentos a Patrick Sawyer, o liberiano que trouxe o vírus para o país vizinho. Essa foi a sexta morte causada pelo vírus na Nigéria. A mulher do médico também foi infectada e já demonstra os sintomas da doença. Cerca de 70 pessoas que tiveram contato com o médico estão sob monitoramento em Port Harcourt.

Acelerados testes com vacinas


Uma vacina experimental para combater o ebola está sendo levada para estudos em humanos, em um esforço de acelerar a pesquisa de desenvolvimento da substância e de combater o pior surto já registrado da doença. O trabalho, que conta com o financiamento de um consórcio internacional, está sendo desenvolvido pela farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos EUA. Voluntários saudáveis na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos participarão de testes com a droga a partir do próximo mês.

Posteriormente, a vacina deve ser levada para Gâmbia e Mali, países vizinhos à região em que o vírus atualmente se dissemina. A intenção é produzir um estoque de até 10 mil doses para uso de emergência, caso os resultados com os testes sejam positivos. A fase 1 dos experimentos tem previsão para começar assim que os fabricantes receberem as aprovações éticas e regulatórias necessárias. Os testes devem ser concluídos no fim deste ano.

O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas do NHI também está trabalhando em um programa mais amplo de testes clínicos, incluindo uma versão da vacina também desenvolvida pela GSK que poderia combater uma segunda cepa do ebola. Uma terceira forma de imunização criada por cientistas canadenses também é alvo de pesquisas nos Estados Unidos e pode ser levada a testes humanos em breve.

No último dia 11, a OMS aprovou o uso em humanos de drogas experimentais como uma forma de conter o surto que assombra a África Ocidental.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO » Foco na origem do tabagismo

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO » Foco na origem do tabagismo

Bruna Sensêve
Estado de Minas: 29/08/2014


Narguilés, cigarros com sabor, eletrônicos, mais leves em tabaco e mesmo com redução de substâncias mais nocivas. As atrações para o primeiro trago são inúmeras, até irresistíveis. Mas levam ao terror da dependência. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje, desvia da batalha para deixar o tabagismo e reabre a discussão em torno do que é possível fazer a fim de evitar o primeiro trago e, principalmente, os seguintes. Especialistas alertam que não existem níveis seguros de consumo de qualquer derivado do tabaco. Mesmo fumantes de um a nove cigarros por dia apresentam seis vezes mais chance de desenvolver câncer no pulmão do que os não tabagistas.

Um artigo divulgado na Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention por David Hammond e Richard J. O'Connor, da Universidade de Waterloo, no Canadá, e do Roswell Park Cancer Institute, nos EUA, respectivamente, indica que adultos que fumam cigarros com redução de nicotina não fazem em maior quantidade para compensar os baixos níveis da substância. Portanto, não são expostos a mais produtos tóxicos. O resultado, atingido após um estudo com 72 tabagistas, torna viáveis medidas polêmicas de diminuição dos níveis de nicotina para quantidades insignificantes como forma de reduzir e prevenir o vício.

“Uma das principais barreiras para adotar essa medida tem sido uma preocupação de que os indivíduos que continuam a fumar serão expostos a maiores quantidades de produtos químicos tóxicos na tentativa de extrair mais nicotina dos cigarros”, explicou Hammond. “O estudo atual sugere que esse pode não ser o caso.” Porém, na opinião do pneumologista Ricardo Henrique Meirelles, da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), é importante observar que a ausência do efeito compensatório não pode tornar as versões light uma forma de auxílio para largar o vício.

Para ele, mesmo fumando cigarros com baixos teores de nicotina, o tabagista continuará sendo um dependente e, muitas vezes, com dificuldade para abandonar a droga. O risco é ele achar que, com a versão light, terá menos prejuízo à saúde e, assim, não querer parar de fumar. “Mesmo que o fumante de cigarros de baixos teores de nicotina não aumente o consumo, ele continuará expostos a mais de 4.700 substâncias, muitas delas tóxicas e cancerígenas, responsáveis por cerca de 50 doenças”, ressalta.

Segundo a coordenadora de Vigilância, de Agravo e Doenças não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, a pesquisa nacional escolar feita em parceira com o Ministério da Educação em 2012 mostrou que o fumo entre escolares é de 5%. “Em 2002, tínhamos de 12% a 15%. Estamos entre as menores prevalências das américas. Isso mostra que as políticas públicas estão funcionando para a população como um todo e até aquela que nem começou a fumar.” Malta reforça que há uma meta global de diminuição de 30% da prevalência de fumantes nas principais capitais do país. “A legislação que proíbe o fumo em ambientes fechados e restringe a propaganda protege a todos, não só os fumantes.”

Eduardo Almeida Reis - Antipatias‏

Abgar Renault, gênio barbacenense que nos deixou em 1995, dizia que certas pessoas não mentem, mas têm muitas verdades para o mesmo fato


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 29/08/2014



Não aprendi a guardar ódios, mas não consigo me livrar das antipatias. Um exemplo: nunca mais dei crédito a um jornalista que, narrando GP de Fórmula 1, falou: “Se ele manter a posição”. Com os escribas é a mesma coisa: “Maria se senta diante de mim”. E Maria, coitada, anda pelos 20 aninhos. Só entrará nos sessenta daqui a 40 anos. O negócio vai por aí com a notícia de que o Brasil ocupa o 5º lugar na lista dos obesos com ê fechado e boca aberta, quando seria melhor fechar a boca para emagrecer e abrir o é. Houaiss abona (ê) e (é), problema dele, afamanado lexicólogo. Sou pelo (é) em obeso, acervo e obsoleto.

Que me diz o leitor de uma professora de português que ensina: “Pela nova ortografia, plural de forno é fornos” /ô/. No duro mesmo: professora de português no melhor e mais caro colégio de uma cidade brasileira de 600 mil habitantes. Primeiro, não se trata de “nova ortografia”, pois ortografar é escrever de acordo com as regras ortográficas estabelecidas e a professora cuidava da ortoépia, isto é, da boa pronúncia. Aqui e alhures, plural de forno é fornos, /ó/. Têm a vogal tônica fechada (ô), entre outros: adornos, almoços, esposos, estojos, globos, gostos, polvos, rolos, soros.


Internet

Em 20 minutos, não mais que 20 minutinhos, a internet me proporcionou dois espetáculos que não têm preço: o corte para aumentar o tamanho de um transatlântico e a complexidade da fabricação dos ladrilhos hidráulicos. No corte do navio transformaram o Norwegian Crown no Balmoral, cortando ao meio gigantesco Norwegian, separando a proa da popa, para soldar entre as duas partes um pedaço que já estava pronto. Dá para imaginar a loucura que deve ter sido reajustar corredores, escadas, elevadores, tubos, cabos e o mais que havia para reformar, modernizar e pintar tudo aquilo, trocar o nome e lançar ao mar. Ficou faltando o preço da ampliação comparado ao de um navio novo. De qualquer maneira, o resultado renomeado Balmoral é quase tão espetacular quanto os barcos de fibra óptica inventados pela vossa presidenta (sic). Mais demorado, menos moderno e tão interessante quanto o vídeo do transatlântico foi o da fabricação dos ladrilhos hidráulicos. Só vendo para acreditar no trabalho que dá a produção dos ladrilhos um a um.

Pois muito bem: a louvação que você acaba de ler vem a propósito das críticas que têm sido feitas à internet pela divulgação, com o consequente repasse por milhares para milhões de internautas, de um monte de mentiras sobre os mais diversos assuntos. Há sites especializados em apurar a verdade dos e-mails que pipocam na rede. Trabalho dificílimo porque começa pela definição de verdade.

Abgar Renault, gênio barbacenense que nos deixou em 1995, dizia que certas pessoas não mentem, mas têm muitas verdades para o mesmo fato. Como a coluna Tiro&Queda é uma espécie de bíblia da imprensa brasileira, vejamos o que nos diz a outra Bíblia sobre a verdade: “A noção bíblica de verdade provém de pontos de vista muito diferentes dos da noção ocidental, que remonta principalmente à terminologia grega. Para os gregos, a verdade é a concordância entre o pensamento e a realidade, ou então a própria realidade enquanto se revela ao espírito. Nisto se manifesta a obsessão grega quanto à clareza, à compreensão teórica e intelectual”.

A concepção bíblica da verdade, contudo, é existencial: corresponde a um desejo prático de conhecimento para a vida. Na própria Bíblia a noção passou por uma evolução: no judaísmo e no Novo Testamento, o termo verdade é cada vez mais relacionado com a lei, a revelação, a palavra de Deus. Como deu para perceber, só aí temos cinco verdades: a do leitor, a minha, a da internet, a grega e a bíblica explicando a mentirada informática.


O mundo é uma bola

29 de agosto de 1526: Solimão, o Magnífico, vence Luís II da Hungria na Batalha de Mohács. A julgar pela Wikipédia, nada aconteceu antes de 29 de agosto de 1526. Cuidemos de Solimão I (1494-1566), Sua Majestade Grande Sultão Imperial, Comandante dos Fiéis e Sucessor do Profeta do Senhor do Universo, que tinha um prestígio danado. Foi o décimo sultão do Império Otomano e o de mais longo reinado, iniciado em 1520 até morrer, em 1566. Sob seu reinado, a frota otomana dominava as águas do Mediterrâneo ao Mar Vermelho e ao Golfo Pérsico.

Dentro do império, era conhecido como justo e incorruptível, tendo sido o mecenas de artistas e filósofos, além de ter sido um dos maiores poetas islâmicos e destacado ourives. A filha de um sacerdote ortodoxo russo, Aleksandra Lisowska, também conhecida como Roxelada, Khourren ou Hürrem, foi incluída em seu harém e se tornou a favorita, para surpresa dos súditos e da comunidade internacional. Com ela, Solimão teve seis filhos. Hoje, tesconjuro, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.


Ruminanças
“Tudo está em ter gênio aos vinte anos e talento aos oitenta” (Camille Corot, 1796-1875).

MEIO AMBIENTE » Clima pressiona saúde humana‏

MEIO AMBIENTE » Clima pressiona saúde humana
Estado de Minas: 29/08/2014


As ações voltadas à redução das mudanças climáticas no planeta também vão beneficiar a saúde humana. Por exemplo, milhões de vidas poderão ser salvas anualmente com políticas de energia e transporte que minimizem a poluição do ar e, consequentemente, as doenças respiratórias. Essas mesmas iniciativas, além disso, são capazes de diminuir a sobrecarga de enfermidades associadas ao sedentarismo físico e aos traumas de trânsito.

Na primeira conferência global sobre saúde e clima, essa é a lição que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende deixar. Medidas de adaptação às mudanças climáticas também são foco do evento, que começou ontem em Genebra e se encerra sexta-feira, com a participação de mais de 300 representantes de governos — inclusive do Brasil —, agências internacionais, lideranças sociais de especialistas em saúde, clima e sustentabilidade. Na abertura, Margaret Chan, diretora-geral da OMS, lembrou que é essencial garantir que as comunidades estejam bem preparadas para lidar com o impacto do calor, de eventos climáticos extremos, das doenças infecciosas e da segurança alimentar. Tudo isso é esperado para os próximos anos, de acordo com modelos climáticos.

“A evidência é esmagadora: a mudança climática ameaça a saúde humana. Soluções existem e temos de agir decisivamente para transformar essa trajetória”, disse Chan. Ela lembrou que os setores de saúde precisam agir de maneira rápida e assertiva para promover estratégias bem-sucedidas. Um dos focos do debate são doenças infecciosas como cólera, malária e dengue, extremamente sensíveis ao calor e ao clima. A OMS alerta que as mudanças climáticas já estão causando dezenas de milhares de mortes ao ano devido a eventos climáticos extremos, como ondas de calor e enchentes, além da degradação das matrizes d’água e dos impactos agrícolas.

“Populações vulneráveis, pobres e crianças estão entre aqueles que sofrem os maiores impactos do clima e as doenças consequentes, como malária, diarreia e desnutrição, que já matam milhões ao ano”, observou Flavia Bustreo, diretora-assistente de Saúde da Família, da Criança e da Mulher da OMS. “Sem ações efetivas para mitigar e adaptar aos efeitos adversos das mudanças na saúde, a sociedade vai se deparar com seus desafios mais sérios”, disse.

A boa notícia, ressaltou Maria Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS, é que reduzir as mudanças climáticas trará benefícios imediatos à saúde. “O exemplo mais poderoso é a poluição do ar, que, em 2012, foi responsável por 7 milhões de mortes — uma em cada oito em todo o mundo. Há, agora, sólidas evidências de que mitigar as mudanças climáticas poderá reduzir imensamente esse número”, disse. 

O difícil desarmamento nuclear

O difícil desarmamento nuclear
Sérgio Duarte Embaixador, ex-alto representante das Nações Unidas para assuntos de desarmamento
Estado de Minas: 29/08/2014


Desde julho de 1945, quando o primeiro engenho nuclear explosivo foi detonado no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, os países possuidores de armas nucleares realizaram mais de 2 mil explosões experimentais dessas armas, das quais pouco mais de 500 na atmosfera e a maior parte das restantes no subsolo. Somente em 1963, porém, foi possível proscrever os ensaios atmosféricos, por meio do Tratado de Proibição Parcial de Ensaios Nucleares, assinado originalmente pelos Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido.

A comunidade internacional passou a empenhar-se em lograr a proibição desses ensaios em todos os ambientes, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil. As negociações foram concluídas com êxito em 1996, com o endosso da Assembleia Geral das Nações Unidas e a abertura do Tratado Abrangente de Proscrição de Ensaios Nucleares (conhecido pela signa em inglês CTBT) à assinatura dos estados.

Entre os 196 estados-membros das Nações Unidas, 183 já assinaram e ratificaram o CTBT, inclusive o Brasil, que foi um dos primeiros a fazê-lo. O Congresso Nacional concluiu o procedimento de ratificação em 1998. No entanto, para que o tratado possa entrar em vigor, tornando-se norma juridicamente vinculante de direito internacional, é necessária ainda a ratificação por parte de oito estados nominalmente mencionados no texto do instrumento: Egito, China, Estados Unidos, Índia, Irã, Israel, Paquistão e Coreia do Norte.

Os países possuidores de armas atômicas (exceto a Coreia do Norte) vêm-se abstendo voluntariamente de realizar ensaios subterrâneos com explosivos nucleares. No entanto, na ausência da ratificação por parte desses oito países, nada garante que não venham a romper essa moratória caso julguem necessário para seus planos de modernização e ampliação dos arsenais atômicos.

Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu designar 29 de agosto como o Dia Internacional contra os Ensaios Nucleares. Na sede da ONU e em diversas organizações internacionais ocorrem numerosas atividades destinadas a promover a entrada em vigor do Tratado Abrangente de Proibição de Ensaios Nucleares.

O CTBT foi o último instrumento internacional importante no campo do desarmamento e não proliferação de armas nucleares a ser negociado com êxito pela comunidade internacional. De 1996 até hoje não ocorreram progressos significativos no sentido de realização dos compromissos multilaterais existentes.

O Secretariado Técnico instituído pelo tratado para a verificação do cumprimento das obrigações nele contidas, com sede em Viena, tem um sofisticado sistema de detecção e análise de abalos sísmicos e outros sinais, capaz de diferenciar entre fenômenos naturais e explosões atômicas subterrâneas. Esse sistema tem sido utilizado recentemente para alertar tempestivamente a ocorrência de terremotos e tsunamis. Um grupo de personalidades internacionais, criado pelo diretor-executivo daquele órgão, vem procurando promover a entrada em vigor do CTBT mediante ação junto a governos e à opinião pública mundial.

Enquanto aqueles oito países não tomarem as medidas internas para a ratificação do CTBT, a humanidade continuará a correr o risco de novo ciclo da corrida armamentista nuclear, com consequências imprevisíveis para as relações entre os estados e para a paz e segurança internacionais. A plena vigência do Tratado Abrangente de Proibição de Ensaios Nucleares constituirá vigorosa demonstração da vontade da comunidade internacional de levar adiante, decisivamente, os esforços de desarmamento e a não proliferação de armas nucleares.

BOMBA DO JAECI » A verdade sobre Ronaldinho e o Palmeiras

BOMBA DO JAECI » A verdade sobre Ronaldinho e o Palmeiras
R10 amealhou uma legião de seguidores e foi capaz de mudar o jogo de uma pesquisa, que, pela primeira vez aponta que a torcida do Atlético é maior que a do Cruzeiro.

Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 29/08/2014


 (FÁBIO MENOTTI/AG. PALMEIRAS/DIVULGAÇÃO)
Ronaldinho Gaúcho iria acertar com o Palmeiras. O clube concordou com seu pedido, daria parte da renda ao craque e também premiação por objetivos. O presidente Paulo Nobre (foto) acordou tudo com Assis e o atleta seria anunciado na terça-feira, dia do centenário do clube paulista. Os dirigentes do Porco chegaram a pagar a transferência dele na FMF para liberá-lo rapidamente. Nobre só não contava com a forte oposição a ele feita por dirigentes palmeirenses, que se opunham a tal acordo. Por isso, eles fizeram questão de vazar à imprensa os detalhes do contrato. Isso contrariou Ronaldinho e seu irmão e empresário, Roberto Assis, e o anúncio acabou sendo feito de uma forma que o presidente não queria: o desacerto com o craque. Nobre, um dos sócios do Banco Itaú, já pôs mais de R$ 100 milhões do seu bolso, no Palmeiras, mas, ainda assim, continua sendo contestado e os corneteiros ou melhor conselheiros, querem sua saída.

O FENÔMENO R10
A pesquisa feita pelo Ibope sobre os clubes de maiores torcidas no país, revelada quarta-feira, causou grande polêmica entre cruzeirenses e atleticanos. Em outras pesquisas a Raposa sempre apareceu na frente do Galo, e com boa margem. Só que, nessa enquete, os pesquisadores ouviram, pela primeira vez, garotos e garotas com idade entre 10 e 15 anos, e, segundo a pesquisa, os atleticanos passaram o rival. A explicação encontrada pelos cruzeirenses é simples: Ronaldinho Gaúcho virou um fenômeno entre os jovens, que optaram por torcer pelo Galo durante os dois anos em que ele esteve aqui. E pensar que, por causa do técnico Levir Culpi, ele foi embora, e está sem clube. R10 pode não ter jogado bem nesta temporada, mas ganhou o maior título da história do clube, e levou com ele uma legião de fãs, que fizeram a diferença na pesquisa, segundo o Ibope. Isso ainda vai dar muito pano pra manga.

ALUGUEL ATRASADO HÁ MAIS DE UM ANO
Os diretores do Consórcio Minas Arena, que administram o Mineirão, estão tentando fechar uma pendência importante com o Cruzeiro, seu principal parceiro. O problema é que desde julho de 2013, data da final da Libertadores, disputada pelo Atlético, eles não recebem nem um centavo das despesas operacionais. Parece que a diretoria celeste alega que como o Atlético jogou lá e não pagou, por uma cortesia do governo do Estado, afinal era um time mineiro decidindo a maior competição da América, ela também não quer pagar. O problema é que o Cruzeiro tem um contrato firmado com o consórcio, que deve e tem de ser cumprido. A dívida, segundo esta coluna apurou, gira em torno de R$ 2 milhões, o que para o time do Barro Preto, que tem 61 mil sócios, não deve ser problema. E este valor não corresponde nem a 10% do que ele faturou em bilheteria no ano passado. Todos os clubes do Brasil que têm contratos com as novas arenas estão pagando seus aluguéis, rigorosamente em dia, resta saber quando o Cruzeiro vai resolver sentar com os parceiros, para resolver a pendência financeira?

CASA ARRUMADA E TÍTULO INÉDITO
Com a casa arrumada, financeiramente e a desistência da carreira política, restou ao presidente do Galo, Alexandre Kalil, tocar o clube nos últimos quatro meses de seu mandato, com o objetivo de ganhar também o inédito título da Copa do Brasil. O Galo já é campeão Brasileiro, da Libertadores, da Recopa e da Conmebol. Só falta então a Copa do Brasil para fechar sua galeria de grandes títulos. E Kalil tem obsessão pela Libertadores e sabe que o caminho mais rápido é a competição nacional. Ele ainda não desistiu do Brasileiro, segundo entrevista, mas sabe que é muito difícil tirar a diferença que tem para o líder, Cruzeiro. Dessa forma, vai ficar grudado no time até dezembro, quando pretende disputar a final da Copa do Brasil, e fechar com chave de diamante sua gestão à frente do clube. Daniel Nepomuceno, próximo presidente, vai pegar a casa arrumadinha e, que sabe, com mais um troféu na galeria atleticana.

DERROTA BEM VINDA?
O Flamengo perdeu para o Coritiba por 3 a 0, quarta-feira à noite no Paraná, dando praticamente adeus a Copa do Brasil, já que terá de vencer o Coxa, no jogo de volta pela diferença de quatro gols, coisa inimaginável com o time atual rubro-negro. Mas a derrota, segundo o técnico Vanderlei Luxemburgo, não abala em nada o campanha de recuperação do time no Brasileirão. Segundo ele, na preleção e nas reuniões com jogadores e dirigentes do clube, ele sempre deixou claro que a prioridade é fugir da zona da degola e manter o time na Primeira Divisão. Ele não revelou, mas em seu íntimo, ficou até feliz com a derrota, pois em caso de eliminação na próxima partida, terá o restante do ano para se dedicar somente ao Brasileiro, e isso era tudo o que ele queria.