quinta-feira, 22 de maio de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 22/05/2014



 (20th Century Fox/Divulgação)

Para cinéfilos


Um clássico de Hollywood, dirigido por Edmund Goulding em 1946, O fio da navalha (foto) é a atração do Clube do filme, apresentado pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, hoje, às 22h, na Cultura. O personagem central, Larry Darrell, interpretado por Tyrone Power, é um cidadão bem de vida que rompe o noivado com a bela Isabel Bradley (a linda Gene Tierney) e viaja pelo mundo tentando encontrar seu rumo, até que finalmente conhece um guru na Índia. Também estão no elenco Anne Baxter, Clifton Webb, John Payne, Herbert Marshall e Elsa Lanchester.

Canal Brasil continua  apostando no futebol


Pegando carona na Copa do Mundo, muitos canais estão resgatando produções que falam de futebol, como o Canal Brasil, que anuncia para hoje, às 22h, Boleiros 2 – Vencedores e vencidos, de Ugo Giorgetti. Na mesma faixa das 22h, o assinante tem mais seis boas opções no pacotão de filmes: Spring breakers: garotas perigosas, no Telecine Pipoca; Uma ladra sem limites, no Telecine Premium; Dirigindo no escuro, no Telecine Cult; O ataque, na HBO 2; Mergulhando fundo, no Max Prime; e Ligados pelo crime, na MGM. Outras atrações da programação: A morte e vida de Charlie, às 20h15, no Universal Channel; Adeus, às 21h, no Max; Traição, às 21h30, no Arte 1; e Tapete vermelho, às 22h30, no Cine Brasil.

Curta! revela Jean-Paul Sartre na intimidade


O canal Curta! exibe hoje, às 23h, a primeira parte do documentário Sartre por ele mesmo. O próprio Jean- Paul Sartre aceita abrir-se para as câmeras e falar sobre sua vida e sobre a filosofia. Uma reunião de imagens e entrevistas traz o grande filósofo dando esse depoimento autobiográfico, falando sobre suas experiências pessoais e o universo político que o cerca.

Acelere com a Porsche,  Lamborghini e Ferrari


No canal History, o programa Top gear vai promover hoje uma competição com três esportivos cobiçados por todos que gostam de velocidade: Lamborghini, Porsche e Ferrari. Adam Ferrara, Tanner Foust e Rutledge Wood vão para uma pista de testes em Beverly Hills, para um comparativo de desempenho. O vencedor vai poder dirigir um novo carrão de US$ 300 mil, uma Mercedes SLS AMG de 622 cavalos de potência. Confira às 23h.

É bom evitar o GNT se  você estiver de dieta


No GNT, quinta-feira é dia de anotar receitas. Às 20h, em Tempero de família, Rodrigo Hilbert vai mostrar histórias e pratos tradicionais que fazem parte da vida de muitos brasileiros, como cozidos, feijoadas e carré à mineira. Em Diário do Olivier, às 20h30, Olivier Anquier segue em sua aventura gastronômica pela América Latina em busca de sabores, tradições e personagens marcantes. E às 21h30, em Que marravilha! Revanche, o chef Claude Troisgros é desafiado a fazer sua versão de cabrito com tomate e batata baroa.



CARAS & BOCAS » Boas lembranças
Simone Castro
Estado de Minas: 22/05/2014

Carlos Alberto recebe Golias (Otávio Mesquita) em A praça é nossa (Lourival Ribeiro/SBT)
Carlos Alberto recebe Golias (Otávio Mesquita) em A praça é nossa

Em A praça é nossa especial, que comemora os 60 anos de carreira de Carlos Alberto de Nóbrega, o homenageado recebe o apresentador Otávio Mesquita, que aparece vestido de Golias, em homenagem ao grande humorista. Durante a conversa, no quadro, “Jo Soy Jo”, de Alexandre Porpetone, o convidado afirma estar há 28 anos no ar e Jo brinca dizendo que a poluição também está há muitos anos no ar e nem por isso é uma coisa boa. Otávio fala sobre sua carreira no automobilismo, seu programa Okay pessoal, atração nas madrugadas do SBT/Alterosa, e revela histórias engraçadas. A praça é nossa desta quinta-feira, às 23h, também conta com a participação do sambista Dudu Nobre, que se depara com o malandro Paulinho Gogó (Maurício Manfrini) e canta a música Ainda é cedo.

ROBERTO BERLINER FALA HOJE AO ESTÚDIO MÓVEL

O cineasta Roberto Berliner é o convidado do Estúdio móvel desta quinta-feira, às 18h, na TV Brasil (canal 65 UHF). Ele fala sobre os diversos filmes que fez, como A pessoa é para o que nasce, além do documentário Herbert de perto, sobre Herbert Vianna, líder da banda Paralamas do Sucesso, e destaca seus novos projetos.

TURMA DE ADNET RECRIA CANÇÕES CENSURADAS

O “Arquivo musical”, quadro do Tá no ar: a TV na TV (Globo) resgata, na edição de hoje, canções “censuradas” na época da ditadura e que a maioria do público acredita ser contemporânea. Norberto Arruda (Marcius Melhem), crítico musical e historiador, é o convidado da apresentadora Angélica (Luana Martau) para explicar o significado de cada letra da playlist do dia, que inclui Vagalumes, Fala mal de mim e Show das poderosas. Clipes exclusivos dos supostos compositores das músicas também darão o tom da parada, com Chico Buarque, Nelson Gonçalves e Ivan Lins (Marcelo Adnet), respectivamente.

 (Rafael Cusato/Divulgação)


FÃS DO SBT

A quinta edição do Encontro Nacional de SBTista, realizado no domingo, reuniu 30 fãs selecionados em concurso pela internet para conhecer o interior do complexo do SBT, localizado na Via Anhanguera, em São Paulo. Os interessados em conquistar o prêmio tiveram que vestir a camisa e provar que realmente eram fãs da emissora. Pelo Facebook, tiveram que postar fotos caracterizados como personagens ícones de atrações do canal. Foram mais de duas mil fotos dos inscritos de todo o país, e as 60 mais curtidas foram levadas a um júri interno. A seleção final destacou as 30 mais originais. Entre elas, estavam figuras clássicas, como o inesquecível Canarinho, e recentes, caso da turma da série Patrulha salvadora. Na emissora, o grupo, ciceroneado pela apresentadora Nadja Haddad (foto), visitou os estúdios de gravação, a fábrica de cenários e figurinos, a sala de troféus e exposições de objetos dos artistas, e ainda encontrou o ator Edgar Vivar, o Seu Barriga do seriado Chaves, além do apresentador Celso Portiolli. A ação rendeu à página da emissora no Facebook mais de 23,5 mil curtidas, 1,6 mil comentários e quase 400 compartilhamentos.

VIVA
As belas imagens da transformação de Gina (Paula Barbosa), que ao usar o vestido se revela uma linda mulher, em Meu pedacinho de chão (Globo). Texto, produção e direção para lá de afinados. Parabéns!

VAIA

A exposição exagerada de Bruna Marquezine, na cena da primeira transa de sua personagem Luiza e Laerte (Gabriel Braga Nunes), na trama de Em família (Globo). 0-Nítida apelação para emplacar a novela. 

Início da replicação do HIV é flagrado‏

Estado de Minas: 22/05/2014 



Ter a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) não é a mesma coisa que estar infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Isso porque, uma vez dentro do corpo, o micro-organismo nem sempre se manifesta imediatamente. Ele pode simplesmente permanecer dentro das células imunes sem destruí-las e, consequentemente, sem desenvolver os sintomas característicos da doença. Descobrir como, em que momento e por que o patógeno inicialmente “adormecido” se transforma em uma arma letal para o sistema imune pode ser a chave para melhor compreensão desse processo e ainda uma porta para novas terapias. Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de observar essa mudança de comportamento e assistir a partículas recém-formadas de HIV “brotarem” nas células até então normais do corpo.

A pesquisa foi publicada sábado na versão on-line da revista científica da Public Library of Science (Plos One) e revelou uma nova faceta de uma proteína que conhecidamente já estava envolvida no processo, mas, até então, de uma forma diferente do que foi verificado: a Alix, que é a abreviação para proteína x interagindo com alg- 2. Quando o HIV se multiplica dentro de uma célula humana, uma proteína chamada Gag compõe a maior parte das novas partículas – há 4 mil cópias de Gag em uma partícula do vírus. Experiências como a conduzida pela equipe do virologista Saveez Saffarian buscam “partículas semelhantes a vírus” que tenham as partes do HIV despojadas de código genético ou genoma e não representem um risco de infecção no laboratório. “Elas mantêm a mesma geometria e o mesmo processo de brotamento que o HIV infeccioso”, define Saffarian.

A aposta nesse tipo de célula permite que seja possível observar o processo de infecção e “brotamento” do HIV na célula humana in vitro sem interferir nele. Dessa forma, os cientistas perceberam que a proteína Alix se envolve apenas nos estágios finais do processo de replicação, em vez de interagir antes, como era esperado. “Observamos uma célula de cada vez e usamos uma câmera digital e um microscópio especial para fazer filmes e fotos do processo de brotamento”, detalha Saffarian. Ele conta que foi possível observar as partículas de Alix recrutadas para o brotamento, o que é o grande diferencial do trabalho.

Vale reforçar que a descoberta não tem qualquer implicação clínica imediata ou mesmo significa que a Alix pode ser uma nova aposta de medicamento. “Sabemos muito sobre as proteínas que ajudam o HIV a sair da célula, mas não sabemos como elas se unem para ajudar o vírus a sair. Será nos próximos 10 a 20 anos que vamos saber muito mais sobre esse mecanismo”, explica Saffarian. (BS)


Droga ameniza complicações
A primeira prova direta da causa para as múltiplas complicações de saúde relacionadas ao HIV foi obtida recentemente por uma equipe liderada pelo Centro para a Pesquisa em Vacina da Universidade de Pittsburgh. A descoberta apoia terapias complementares aos antirretrovirais para reduzir significativamente a progressão do vírus da Aids. O estudo, a ser divulgado na edição do próximo mês do Journal of Clinical Investigation, indica que uma droga comumente dada aos pacientes em diálise renal diminui significativamente os níveis de bactérias que escapam do intestino e reduz complicações de saúde em primatas não humanos infectados com a forma símia do HIV. A ativação crônica do sistema imune e a inflamação são os principais determinantes da progressão da infecção pelo HIV para a Aids, e também desempenham um papel importante na indução de coagulação sanguínea excessiva e de doenças cardíacas em pacientes soropositivos. A equipe de cientistas mostrou que bloquear as bactérias reduz a ativação imune crônica e a inflamação.  

Eduardo Almeida Reis - Sol e peneira‏

Sol e peneira 
 
Pensei na sorte que tive de criar três filhas virgens de drogas pesadas, sorte que também me sorriu 
 
Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 22/05/2014




Que acontece quando alguém tenta tapar a luz do sol com uma peneira? Elementar, meu caro Watson: a luz continua passando através dos furos da peneira. É a sensação que tenho diante do noticiário televisivo: nossa amada pátria fugiu do controle. São tantas as greves que o Brasil virou Grevil, gentílicos grevense ou greveiro.

Queimam-se ônibus e automóveis por qualquer motivo e até sem motivo algum. Matam pessoas, assaltam residências, furtam, roubam, falta água e vai faltar luz. É chato falar dessas coisas, todas gravíssimas, porque esta coluna foi pensada para discorrer sobre amenidades. Pergunto: como ser ameno e divertido no quadro que aí está?

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), nascido em Garanhuns (PE), em 6 de novembro de 1972, onde foi registrado como Randolph Frederich Rodrigues Alves, provável candidato à Presidência da República, vive soltando sua voz maviosa para falar tolices. Quer que os policiais atuem somente com a inteligência, deixando as armas por conta da bandidagem. Foi o que ouvi numa rádio, não acreditei e continuo sem acreditar.

Parece-me evidente que Randolph Frederich não pode ter dito semelhante asneira ou foi mal interpretado. Num Senado presidido pelo alagoano Renan Calheiros tudo é possível. Ainda assim, tenho compromisso com a verdade e me recuso a acreditar na notícia. O só fato de Randolph Frederich estar no Senado e candidatar-se à Presidência da República é de uma gravidade que dispensa outras considerações.

Radiofônicas

No mesmo noticiário matinal, dois casos espantosos. Primeiro foi um chimpanzé do zoológico de BH que atirou uma pedra nos visitantes, ferindo uma criança no crânio e seu pai no rosto. Ambos passam bem, mas a menina chegou a ter uma trinca no osso craniano. Era só o que faltava: chimpanzés varejando pedras talqualmente os seus primos sapiens, que apedrejam por apedrejar.

A segunda notícia foi ainda mais espantosa: “suspeitos” conectaram um notebook nos caixas eletrônicos de um banco, que começaram a soltar notas de 10, 20, 50, 100 reais e já tinham cuspido 25 mil reais quando a polícia chegou e prendeu um deles. Os outros fugiram.

Tudo bem: notebook acoplado ao sistema eletrônico é tecnologia que não entendo, mas uma poderosa emissora de rádio permitir que seus repórteres digam que o “suspeito” foi preso em flagrante praticando o roubo é de uma imbecilidade que não tem mais tamanho
.
Suspeito, adjetivo e substantivo masculino: “diz-se de ou indivíduo sobre quem recaem suspeitas de ser o autor, o culpado de algo”. Sobre o brasileiro preso em BH roubando os caixas eletrônicos não recaem suspeitas: há um ladrão.

Drogas


Engarrafamento é uma droga. Inundação é uma droga. Casamento acabando é uma droga. Poluição é uma droga. Tem droga de montão, até drogas boas nas farmácias, mas sempre que falamos delas pensamos em qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína etc.) que leve à dependência química e, por extensão, qualquer substância ou produto tóxico (fumo, álcool etc.) de uso excessivo, entorpecente.

Nos últimos anos, a maconha vem sendo deificada por uma porção de gente em diversos países. Há 120 anos, a cocaína era receitada por ninguém menos que o médico austríaco Sigmund Schlomo Freud, hoje conhecido como o pai da psicanálise. Diz-se que o vinho tinto, bebido educadamente, é ótimo para o coração. Em rigor, toda a criminalidade ficou limitada ao tabaco em suas diversas vestimentas. Claro que o fumo faz mal à saúde, até porque viver também faz. Viver é muito perigoso, descobriu outro médico chamado João Guimarães Rosa.


Ontem, pelo café da manhã, pensei na sorte que tive de criar três filhas virgens de drogas pesadas, sorte que também me sorriu. Nunca me ofereceram uma carreirinha, uma injeção de heroína, um baseado – e olhem que na juventude circulei em turmas pesadíssimas. Convivi bem com o álcool, não raras vezes em excesso, porque tive a fortuna de não ser dipsomaníaco, isto é, de sofrer da necessidade incontrolável de ingerir bebida alcoólica.

Restam os charutos, mas charuto não é droga, é demonstração de dignidade. Fumantes de charutos eram Freud, Churchill, Kennedy, Burns, Mencken, Napoleão, Byron, Enrico Caruso, Chaplin, Hitchcock, Victor Hugo, Liszt, La Rochefoucauld, Musset e também os há, ilustríssimos, ainda hoje. Obrigado pela parte que me toca.

O mundo é uma bola


22 de maio de 1176: perto de Alepo, os Hashshashin (assassinos) tentam matar Saladino, chefe militar curdo muçulmano que se tornou sultão do Egito e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus. A Ordem dos Assassinos foi fundada no século 11 por Hassan ibn Sabbah, conhecido como O velho da montanha. Tinha como objetivo difundir uma nova corrente do ismaelismo, que ele mesmo havia fundado. Sua sede era uma fortaleza situada na região de Alamut, na Pérsia.

A fama do grupo se alastrou até ao mundo cristão, surpreso com a fidelidade e ferocidade dos seus membros, cerca de 60 mil. O ismaelismo é uma das correntes do esoterismo islâmico, que se enquadra no islã xiita.

Hoje é o Dia do Apicultor e o Dia do Abraço.

Ruminanças
“Digam lá o que quiserem Aristóteles e toda a filosofia, não há nada igual ao tabaco: é a paixão das pessoas de bem, e quem vive sem tabaco não é digno de viver” (Molière, 1622-1673).

O açúcar das frutas e o bem-estar‏

Patrícia Alves Soares
Nutricionista da clínica Be Light Estar Bem, especialista em nutrição humana e saúde pela Universidade Federal de Lavras (Ufla)
Estado de Minas: 22/05/2014 



A doença metabólica, chamada de intolerância à frutose ou fructosemia, pode se manifestar por herança genética ou na idade avançada. Caso não tratada, a fructosemia pode causar a hipoglicemia – baixo nível de açúcar no sangue, além de distúrbios no fígado. No primeiro caso, a transmissão ocorre por meio dos genes, e a doença se manifesta a partir do momento em que o bebê abandona o leite materno e começa a ingerir frutas e verduras. No segundo, com o passar dos anos, ocorre o envelhecimento do intestino, que começa a perder as enzimas que convertem os açúcares em moléculas.

A frutose, açúcar presente em todas as frutas, encontra-se em maior quantidade na uva, no mel, na maçã e na pera. Mas também está presente em alguns legumes, como a beterraba, além de ser bastante utilizada para adoçar produtos alimentícios e bebidas – o que não vemos nos rótulos, simplesmente porque essa frutose encontra-se na forma de xarope de glucose.

A quantidade de pessoas afetadas é bem menor quando comparada à de pessoas que sofrem de intolerância à lactose, substância encontrada em derivados do leite, mas os riscos do desconhecimento são altos. Quando ocorre a incapacidade de absorção desses açúcares, as bactérias que se encontram no aparelho digestivo os fermentam e os transformam em gases, produzindo sintomas como, distensão abdominal (inchaço), flatulência, dispepsia (má digestão), irritabilidade, icterícia, vômitos e convulsões.

O açúcar das frutas reduz a queima de gordura corporal. Pesquisas apontam que o aumento do uso de adoçantes contendo frutose ocorreu em paralelo com o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade ao longo das últimas três décadas nos Estados Unidos, sugerindo que o maior consumo de frutose, xarope de milho rico em frutose ou sacarose pode contribuir para a atual epidemia de obesidade e o aumento da incidência da síndrome metabólica. Em estudos com animais, o consumo de dietas com alto teor de frutose produz obesidade, resistência à insulina e dislipidemia (níveis anormais de lipídios ou lipoproteínas no sangue), conjunto de doenças caracterizado como a síndrome metabólica.

Um recente estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition determinou que o consumo de bebidas enriquecidas com frutose causou a diminuição da queima de gordura em indivíduos em um período de teste de 10 semanas. Observou-se que o grupo que consumia frutose teve menor queima de gordura corporal e produção energética total. Esse resultado aponta mais uma relação entre a grande epidemia de obesidade atual e o alto consumo de alimentos industrializados. Os sucos de caixinha e as barrinhas de cereal são vilões especiais nesses casos, refrigerantes e cereais matinais também estão na lista de alimentos que utilizam xarope de milho ou xarope de glucose, rico em frutose.

Assim que a pessoa sentir dores estomacais depois do consumo de frutas ou produtos açucarados é importante que ela consulte um médico para checar se é portador da doença. No diagnóstico, o médico pode realizar exames simples, como observar se o indivíduo tem icterícia (olhos e pele amareladas), se o fígado ou o baço apresentam um tamanho maior do que o normal, checar se os níveis de açúcar no sangue são baixos, ou exames completos, como testes de tolerância à frutose. O nutricionista também pode optar por retirar a frutose da dieta alimentar da pessoa por um período e depois incorporá-la novamente, seguindo a tabela de quantidade de frutose dos alimentos, e observar o comportamento do paciente. 

ROBERTO CARLOS » Advogados do Rei já avaliam novo livro‏

Estado de Minas: 22/05/2014 



Rio de Janeiro – Os advogados de Roberto Carlos já analisam o livro O réu e o rei – Minha história com Roberto Carlos, em detalhes (foto), lançado na terça-feira, que fala sobre a proibição da biografia do cantor em 2007. O empresário de Roberto, Dody Sirena, informou que foi encomendado um parecer jurídico sobre o novo texto. A nova obra chegou às livrarias sem qualquer campanha de divulgação feita pela editora. O próprio autor de Roberto Carlos em detalhes – biografia tirada de circulação em abril de 2007, após disputa judicial –, Paulo Cesar de Araújo, escreveu o livro O réu e o rei. “O doutor Marco Antônio (Campos, advogado) está no circuito e vai nos dar parecer jurídico para nossa apreciação”, disse Dody Sirena. A reação do cantor ao novo livro será definida a partir desse parecer. “Vamos ter que fazer a análise e passar ao Roberto. Dependemos de sua opinião”, disse Campos. “Paulo Cesar fez desse assunto a carreira dele”, afirmou o advogado. 

No novo livro, Araújo relata os pontos questionados pelos advogados de Roberto Carlos durante o processo, como passagens sobre encontros amorosos entre o artista e a cantora Maysa (1936-1977) e a atriz Sonia Braga.

As livrarias só foram informadas na segunda-feira sobre a distribuição das 30 mil cópias de O réu e o rei. “Foi uma operação logística difícil. Estamos cientes dos riscos e resolvemos assumi-los”, afirmou Otávio Marques da Costa, publisher da Companhia das Letras. Para evitar possíveis ações por parte dos advogados de Roberto, a editora trabalhava sigilosamente no livro de Paulo Cesar desde setembro do ano passado. Marques da Costa diz que a editora está preparada para disputas judiciais, mas avalia que o livro não será proibido e recolhido como Roberto Carlos em detalhes.
O livro sai duas semanas depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado o projeto de lei que libera a venda de biografias não autorizadas pelos biografados ou por suas famílias, em caso de morte. O texto ainda precisa passar pelo Senado antes de ir à sanção presidencial. O Supremo Tribunal Federal também deve analisar a ação que pede a liberação da publicação.

Supremo garante poder do MP‏

Ministros derrubam regra do TSE que limitava atuação dos promotores e procuradores em crimes eleitorais. Maioria da Corte viu risco à independência do Ministério Público


Juliana Cipriani
Estado de Minas: 22/05/2014



Plenário do Supremo: nove dos 11 ministros que compõem a Corte votaram pela suspensão dos efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (Nelson Jr./SCO/STF)
Plenário do Supremo: nove dos 11 ministros que compõem a Corte votaram pela suspensão dos efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem manter, nestas eleições, o poder do Ministério Público de iniciar a apuração dos crimes eleitorais. Depois de muita discussão, a Corte concedeu liminar para suspender os efeitos do oitavo artigo da Resolução 23.396/2013, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo qual as investigações só poderiam ser abertas mediante autorização de um juiz eleitoral. A decisão se baseou principalmente na competência do MP de requisitar instauração de inquérito policial, assegurada pela Constituição Federal.
Nove dos 11 ministros votaram pela suspensão dos efeitos da regra questionada pela Procuradoria Geral da República (PGR). A maioria do tribunal entendeu que obrigar o MP a pedir aval colocaria em risco a independência do órgão.
O relator da ação, ministro Roberto Barroso, sustentou seu voto alegando que a Constituição Federal fez a opção pelo sistema acusatório brasileiro, em que o juiz deixa de ter papel ativo na hora da acusação para se manter isento sobre o caso na hora de julgá-lo. Segundo o magistrado, isso afasta a forma inquisidora, em que o juiz se confunde com o acusador. Barroso defendeu que as investigações se concentrem na polícia, com o auxílio do Ministério Público.

Segundo o ministro, a resolução editada pelo TSE estava instituindo um controle do Judiciário inexistente na Constituição. “A independência do MP ficaria significativamente esvaziada, caso a investigação dependesse de autorização judicial”, argumentou. No mesmo sentido se posicionaram os ministros Luiz Fux, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Melo.

Antes dos votos, a vice-procuradora Ela Wiecko, que falou pela Procuradoria Geral da República – autora da ação direta de inconstitucionalidade contra a norma do TSE –, afirmou que o código eleitoral, que é de 1965, deve ser interpretado à luz da Constituição, que é de 1988. Segundo ela, manter a prerrogativa do MP de iniciar as investigações sem depender de um juiz autorizar é necessário para se manter os princípios do contraditório, do juiz natural e imparcial.

‘RAZÕES HISTÓRICAS’
As vozes contrárias foram dos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes. O primeiro, que é presidente do TSE, citou várias legislações que dão ao juiz eleitoral poder de polícia durante os pleitos. Segundo Toffoli, as razões de o código eleitoral ter dado poder de polícia ao juiz são históricas e têm a ver com a influência política do Executivo em eleições. Ele argumentou que o MP e a polícia são órgãos integrados a esse poder. Gilmar Mendes afirmou que o modelo atual tem funcionalidade e respostas, mas considera essa área muito sensível a partidarização e cooptação de segmentos do MP, portanto, defendeu o acompanhamento do Judiciário.

Na ação, a PGR pediu liminar para derrubar 11 dos 14 artigos da resolução, que entrou em vigor em dezembro do ano passado. O procurador-geral, Rodrigo Janot, alega que a inconstitucionalidade mais grave estava no artigo derrubado ontem. “A norma viola a um só tempo, o princípio acusatório, o dever de imparcialidade do órgão jurisdicional, o princípio da inércia da jurisdição e a titularidade da persecução penal, que a Constituição atribui ao Ministério Público”, sustentou. A ação ainda será julgada no mérito pelo STF.