quinta-feira, 8 de maio de 2014

Diário da Dilma - As flores do futuro estão nas sementes de hoje

Edição 92 > _diário da Dilma > Maio de 2014 


Diário da Dilma - As flores do futuro estão nas sementes de hoje





1º DE ABRIL_Cinquenta anos do Golpe. Fiz uma visita clandestina ao Dirceu. Levei o violão, convidei um pessoal da UNE e cantamos várias do Geraldo Vandré. No final, Delúbio apareceu com um bumbo e soltou o vozeirão. Emendou Gracias a la Vida com Volver a los 17, tudo da Mercedes. Deu vontade de decretar o comunismo no Brasil.

2 DE ABRIL_Estou tão emotiva. Qualquer dia choro em inauguração de supermercado. Fui ao Galeão assinar a concessão do aeroporto para a iniciativa privada – xô, privatização – e me lembrei de que os exilados voltaram por ali. Me deu uma saudade de ser oposição!
No final da tarde, recebi a Magazine Luiza Trajano. Ela, fofééézima, me trouxe várias pranchas de cabelo com íon negativo e revestimento de cerâmica. Mandamos uns e-mails para o Diogo Mainardi.

3 DE ABRIL_Nove e meia da matina e me carregam para um tal Fórum Nacional CACB Mil. Ninguém teve a gentileza de me dizer do que se tratava. Com esse nome podia ser evento de agropecuária, biblioteconomia ou acupuntura. Fiz discurso enaltecendo a diminuição das desigualdades sociais. Cabe até em batizado.
Passei a semana procurando esses documentos de Pasadena. A última vez que vi, estavam na gaveta das meias. Mamãe deve ter jogado fora. É a cara dela.

4 DE ABRIL_Mercadante é um homem muito gentil. Daqueles que ainda falam “dependurado” e “defronte”. Fiquei chateada por apelidarem ele de Freddie Mercury. Fico pensando: qual gabinete hoje no mundo conta com dois Apolos do feitio dele e do Lobão? Isso a imprensa burguesa omite.
Gleisi veio toda esbaforida me mostrar uma pesquisa do Ipea provando que a cidade de Pasadena nem existe. Sei não.

5 DE ABRIL_Sabadão e eu micada em casa. Nem uma tranca consegui armar. Nessa hora a gente vê quem são as amigas... Só porque derrapei nas pesquisas o pessoal começa a ficar arisco. Fiquem de olho, traíras. É como dizia minha tia-avó: as flores do futuro estão nas sementes de hoje. Ou vocês acham que Dilminha 2.0 não se lembrará de quem a deixou molhada na chuva?

6 DE ABRIL_Estou assistindo de camarote ao fuzuê armado pelo André Vargas. Bem-feito pro Rui Falcão, aquele pepino de óculos, baixinho e mandão. Está tomando o maior caldo. Esse André é macho mesmo. Sei lá o que ele sabe... Aliás, prefiro não saber.
Polêmica: pulseira por cima da manga é inovação ou arroubo juvenil?

7 DE ABRIL_Ando viajando demais de avião. Fico tão estressada que meu pé enche de bolha. Deve ser por isso que peguei diverticulite.
Essa Marina Silva foi criada com papa de tamarindo. Só assim para ser tão azeda.

8 DE ABRIL_Chega! Marquei uma reunião com esse João Roberto Marinho. A novela das nove tá de encher o pacová de qualquer cidadão. Me diga, senhor João Roberto: que mulher vai largar o Gianecchini?!! Depois o pessoal vai para as ruas e a Globo se espanta de virar alvo da ira popular. Algumas coisas têm que ser ditas!

9 DE ABRIL_Ainda não achei meu caderninho com as anotações de Pasadena. Já revirei até o cesto de roupa suja.

10 DE ABRIL_Lula ficou tão feliz com a entrevista que deu aos blogueiros que resolveu dar pitaco na minha campanha. Em vez de participar daqueles debates engessados com Aécio, Eduardo e nanicos, sugeriu que eu debatesse minhas propostas apenas com a Marilena Chauí; e entrevista, só para o Sakamoto.

11 DE ABRIL_Gente, tem coisa mais cafona que essa Fifa? Fingi que não vi a logomarca da Copa, toda a parte gráfica, os fulecos da vida e a música-tema. Mas essa Fan Fest parece uma quermesse. Benza Deus.

12 DE ABRIL_O COI decidiu intervir nos preparativos para as Olimpíadas. Ainda bem. Se deixar na mão do Pezão, eles quebram o Maracanã de novo para colocar uma piscina atrás de cada gol.

13 DE ABRIL_Domingo é dia de botar a leitura em dia. Nada me relaxa tanto como tomar um Campari na varanda vendo as modas. Fiquei estupefata com o infográfico da revista Capricho que, de forma clara e definitiva, mostrou todos os vestidos que as princesas da Disney já usaram. Pocahontas é a mais econômica.

14 DE ABRIL_Fui ao Recife só para visitar o Porto de Suape. Recado dado.

15 DE ABRIL_Marquei com a Gleisi, Ideli e Mercadante aqui no meu gabinete para trocarmos figurinhas do álbum da Copa. Ninguém consegue completar o Uruguai. Represália ao Mujica? Pedi para a Abin investigar.

16 DE ABRIL_Até tu, Graça? Não é que ela foi ao Senado dizer que a tal refinaria foi mesmo um mau negócio? Poxa, a gente tem que ser solidária com os amigos na alegria e na tristeza, no erro e no acerto. Nesse caso, especialmente no erro.

17 DE ABRIL_Bem enjoadinho esse bebê real, o George. Esnobe desde pequenininho. Vi todas as fotos da Kate e do William lá pela Austrália e o menino me pareceu um entojo. E quase obeso.
Tive que mandar a tropa ajudar o Jaquito lá na Bahia. Ele sempre me recebe tão bem. Não me custa dar uma mão aos amigos nas horas difíceis.

18 DE ABRIL_Parece que o Lula completou o Uruguai. Safado!

19 DE ABRIL_Tão bonitinho esse filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. O protagonista é um deficiente visual que se envolve numa relação homoafetiva. Esse é o Brasil inclusivo do PT.

20 DE ABRIL_Estou enfiando o pé na jaca da Páscoa. Ontem à noite devorei dois ovos de chocolate supimpas – acho até que eram suíços! – que mandaram para o Gabrielzinho. O que tem de puxa-saco! Mesmo em baixa, não faltará gente me mandando chocolate até as eleições. Vou ter que voltar a usar bata e calça de helanca.

22 DE ABRIL_Inacreditável essa coluna do Pondé sobre a falta de interesse que os jovens liberais despertam nas mulheres. Esse homem nunca ouviu falar em Aécio Neves? Aliás: estou achando a maior graça na briga dos netinhos. É vovô Tancredo pra cá, vovô Arraes pra lá... Pergunta para a classe C se alguém sabe quem são esses ilustres. Graças a Deus, brasileiro não se lembra de nada.

23 DE ABRIL_Tá bom, tá bom. Agora que a gente já aprovou essa bodega desse Marco Civil da Internet, alguém pode me explicar o que são os Data Centers?
Gente, o doleiro amigo do André Vargas era vendedor de pastel!!! Depois dizem que não existe mobilidade social no Brasil.

24 DE ABRIL_Não saí na lista da Time dos cem mais. Fiquei arrasada! Entrou o Mujica, entrou o Maduro, e até a Bachelet, por que não eu? Que vantagem Maria leva passando todo esse perrengue aqui no Brasil? Sinceramente, acho que quero devolver essa bomba para o Lula! Ele gosta tanto!

25 DE ABRIL_Gleisi apareceu toda pimpona com uma pesquisa do Ipea provando que 87% dos brasileiros apoiam o atraso das obras da Copa. Sei não.

26 DE ABRIL_Achei minhas anotações sobre Pasadena. Estavam no bolso da minha calça flare de couro ecológico que parei de usar desde a contratação do personal stylist. Tem apenas uns desenhinhos e a receita de crêpe suzette que a Ana Maria Braga ensinou no programa daquela manhã. Acho que não prestei atenção.

27 DE ABRIL_Vou ter que tirar o siri do bolso para dar uma ajudinha para as montadoras. Como chora esse pessoal da Fiesp! Quem vê até pensa!

28 DE ABRIL_A Erenice me mandou um santinho do padre José de Anchieta, que acabou de virar santo. Diz ela que com santo novo a fila é menor.

29 DE ABRIL_Até eu já estou achando que não vai ter Copa... 

Eduardo Almeida Reis - Telefonia dinâmica‏

Sou do tempo da CTB, a Companhia Telefônica Brasileira, no Rio, quando uma linha custava tanto que era declarada no Imposto de Renda


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 08/05/2014

Minha operadora de forno e fogão deixou o trabalho numa quarta-feira de abril às 15h20. No ônibus, a caminho de sua casa, descobriu que havia 11 (onze!) telefonemas do meu Nokia para o celular dela. Discou o meu número e atendeu um cavalheiro chamado Vítor, episódio que retrata a esculhambação reinante na telefonia deste país grande e bobo. Parece que temos uma das telefonias mais caras do mundo e certamente uma das piores.

Não me queixo, porque sou do tempo da CTB, a Companhia Telefônica Brasileira, no Rio, quando uma linha custava tanto que era declarada no Imposto de Renda e havia pessoas que investiam em linhas, que depois alugavam. Conheci um sujeito que tinha 17 linhas da CTB. A minha exigiu pistolão do presidente da Câmara dos Vereadores, a famosa Gaiola de Ouro, que me levou de carro oficial ao prédio da CTB, ali perto de onde hoje fica o Sambódromo.

Tenho dois amigos ocupando cargos importantes em operadoras de telefonia celular. Estão com os respectivos burros amarrados à sombra, mas morro de pena deles. Pilotam aviões sem instrumentos, sem tripulação, numa bagunça de dar dó.


Dimenores
Quatro brasileiros de 9, 10, 12 e 14 anos, às 11 horas da manhã do dia 7 de abril, num bairro que conheço, na cidade onde moro, pegaram menina de 8 anos, que saía da escola, levaram-na para o alto de uma pedreira, ameaçaram jogá-la do precipício e dela abusaram sexualmente. A polícia registrou a ocorrência como estupro de vulnerável. Encaminhada à perícia médica do Hospital de Pronto Socorro e submetida ao Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico e Ocupacional (Parbos), que funciona no Hospital, eis o diagnóstico: “Os exames não constataram conjunção carnal, mas lesões apontaram que houve atentado violento ao pudor”.

A mãe da menina indicou à polícia os nomes dos quatro menores e disse onde poderiam ser encontrados. Se confirmado o ato infracional (sic), os dois de 12 e 14 anos vão passar pela Vara da Infância e da Juventude, enquanto os anjinhos de 9 e 10 anos serão encaminhados ao Conselho Tutelar.

No mesmo dia 7 de abril um estudante norte-americano de 16 aninhos esfaqueou 20 colegas na escola em que era tido como bom aluno, educado e discreto. Imediatamente, suas fotos foram divulgadas em todos os meios de comunicação e o anjinho está preso para responder pelos crimes de lesões corporais. Dois esfaqueados estão em estado grave. Se um morrer, o bandido de 16 anos, bom aluno, educado e discreto, passa a responder por homicídio e vai ver o que é bom para a tosse.

Nossos quatro anjinhos não demoram a voltar à pedreira, que lá continua em sua solidez rochosa. Não por acaso, o Brasil de 200 milhões de cidadãos responde por 11% dos homicídios de um planeta de 7,5 bilhões de habitantes. Outros números impressionantes: das 30 cidades mais violentas do mundo, 11 são brasileiras.

Pai da cantora Anna Maria Buarque de Hollanda – que foi ministra da Cultura e lá esteve com as suas perninhas muito brancas entre os povos indígenas xinguanos pelo quarup, cerimônia intertribal de cunho religioso e social, ligada ao mito do herói Mavotsinim, em que se celebram os mortos – o historiador Sérgio Buarque de Hollanda (1902-1982) falou do brasileiro cordial em seu livro Raízes do Brasil. Só pode ter pensado no latim medieval cordiãlis ‘relativo ao coração’, pela aptidão dos nossos patrícios para meter a faca ou atirar nos corações dos outros.


Celebridade
Escrevo às 21h28 minutos de um sábado, depois de assistir a uma penca de programas de televisão e de perder a conta dos comerciais estrelados pelo professor Luiz Felipe Scolari, o Felipão, nascido em Passo Fundo, RS, no ano de 1948. Cavalheiro da Ordem Nacional do Mérito, no Brasil, e da Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal, o gaúcho estrela comerciais de tudo quanto se possa imaginar, até de sanduíches de peito de peru. É muito de desejar que no intervalo das gravações ache tempo para pensar na seleção que vai escalar na Copa das Copas.


O mundo é uma bola
8 de maio de 589: Recaredo I convoca o Terceiro Concílio de Toledo. Não faço a mínima ideia de quem foi Recaredo I, mas a Wikipédia existe para desemburrar os ignorantes. Vejo que Recaredo, rei visigodo, era o mais jovem dos filhos das primeiras núpcias de Leovigildo. A exemplo de seu pai, Recaredo fez de Toledo a sua capital. Os reis e nobres visigodos eram cristãos arianos, enquanto a população hispano-romana era católica trinitária. O bispo católico Leandro, de Sevilha, conseguiu converter o primogênito de Leovigildo, chamado Hermenegildo, à fé católica e o apoiou numa rebelião que lhe valeu o exílio e a morte, coitado.

Morto Leovigildo em 586, Recaredo aceitou o catolicismo em 587 e procedeu à conversão do reino à fé de Roma, o que foi confirmado pelo Terceiro Concílio de Toledo em 589. Hoje é o Dia do Artista Plástico, o Dia do Profissional de Marketing e o Dia Nacional do Turismo.


Ruminanças
“A falta de turismo é a ruína mais antiga dos países jovens” (Sofocleto, 1926-2004).

TeVê

Estado de Minas: 08/05/2014 



 (Edson Kumasaka/Divulgação )

Dissonâncias


Catarinense da cidade de Lauro Müller, mas sempre associado à cena alternativa paulistana, o músico Carlos Careqa (foto) é o convidado de hoje do programa Ensaio, comandado pelo jornalista Fernando Faro, às 23h30, na Cultura. Outro destaque da programação musical hoje, às 20h30, no Arte 1, é A alma roqueira de Noel, em que o titã Paulo Miklos faz uma homenagem ao centenário de Noel Rosa. No canal Viva, às 22h, volta o programa Mixto quente, que foi sucesso nas tardes de domingo da Globo na segunda metade da década de 1980.

Conheça a arte figurativa
do genial Edward Hopper


Na Cultura, o documentário biográfico Edward Hopper e a tela em branco vai ao ar às 22h, narrando a trajetória do pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano que ficou conhecido por suas “representações realistas da solidão na contemporaneidade”. No canal Curta!, às 23h, a atração é Paul Virílio – Pensar a velocidade, de Stéphane Paoli, desenvolvendo as ideias de um dos principais teóricos no assunto, com a colaboração de especialistas como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal.

No Futura, documentário
mostra a cultura iraniana


No canal Futura, às 14h35, o programa Sala de notícias apresenta o documentário inédito Irã entre sons e movimentos, de Rafael Bacelar e Maria Pereira. A produção propõe uma introdução ao contexto da dança e da música contemporânea na atual cena de Teerã, a partir do encontro com Mohammad Abbasi (coreógrafo), Shahram Sharbaf, Nima Ramezan e Kian Pourturab (músicos), que falam de sua trajetória artística e mostram um pouco de seu trabalho e de seu cotidiano na capital do Irã.

Arqueólogos investigam
origem do povo europeu


No canal +Globosat, às 17h, será exibido o documentário A busca pelo primeiro europeu, que procura pistas da origem da população europeia, misturando conhecimento, aventura e humor. Dois arqueólogos saem em uma viagem que remonta a 2 milhões de anos, passando pela África e Ásia até chegar à Europa, bem ao estilo Indiana Jones, numa mistura de road movie com documentário científico.

Muitas alternativas na
programação de cinema


O Telecine Fun reprisa, às 22h, a comédia De pernas pro ar 2, com Ingrid Guimarães, Maria Paula e Bruno Garcia. No mesmo horário, o assinante tem mais oito opções: Deus da carnificina, no Telecine Cult; O impossível, no Telecine Pipoca; Ted, no Telecine Premium; Gangues de Nova York, no TCM; A intérprete, na MGM; Jogos vorazes, na HBO Plus; A casa das coelhinhas, no Studio Universal; e Boleiros – Era uma vez o futebol, no Canal Brasil. Outras atrações do pacote de filmes: 12 rounds, às 20h30, no Megapix; Gêmeas, às 21h30, no Arte 1; Caçador de recompensas, às 22h30, no Megapix; e X- Men 3 – O confronto final, às 23h15, na Fox.


CARAS & BOCAS » É o Tony Ramos
Simone Castro
Publicação: 08/05/2014 04:00
Oscar Magrini volta à TV depois de Em família, numa participação no seriado O caçador (João Cotta/TV Globo)
Oscar Magrini volta à TV depois de Em família, numa participação no seriado O caçador
O ator Oscar Magrini, cujo último trabalho na telinha foi como o Ramiro nas duas primeiras fases da novela Em família (Globo), em que interpretou o pai de Helena, então papel de Bruna Marquezine, voltará à cena no seriado O caçador. Ele será um ex-ator pornô e dono de uma casa de prostituição e atenderá pelo nome de Tony Ramos. Isso mesmo! Segundo o site oficial do programa, o ator festejou a participação. “Propositalmente, ele tem o nome do ator da TV Globo”, contou Magrini. “Foi uma homenagem do diretor José Alvarenga Jr. a um grande ator e amigo”, completou Fernando Bonassi, um dos autores da série. “No entanto, na trama, a explicação para a semelhança entre o nome do astro pornográfico com o ídolo global é mera coincidência”, afirma. Para registrar, no seriado, o Tony vem da mãe, uma americana, e o sobrenome Ramos vem do pai, um estivador brasileiro. O Tony Ramos é dono de uma casa de prostituição, um dos submundos que André, o protagonista de O caçador, vivido por Cauã Reymond, adora frequentar. Oscar Magrini comentou que é a primeira vez que contracena com Cauã e não poupou elogios ao colega. “Ele está mandando muito bem. É um parceirão”, disse. E acrescentou sobre o novo trabalho: “Estou curtindo bastante.”

MALVINO SALVADOR DARÁ
O AR DA GRAÇA NO ZORRA


O humorístico Zorra total (Globo) contará com a participação do ator Malvino Salvador. Ele passará pelo balcão de Nomealda (Thalita Carauta) e irá perder a paciência com a atendente, que o chamará de “Mal-Mal” e jogará charme para ele. No site oficial do programa o ator se mostrou animado com a oportunidade. “Quando pintou o convite, eu falei: ‘Vou lá com o maior prazer’. Eu adoro humor, acho que lida muito com o improviso. E tem bastante tempo que não participo de uma cena com humor. Então, eu me diverti aqui hoje”, disse depois da gravação. Para fazer as cenas, Malvino apareceu barbudo e contou que deixou os pelos crescerem. “Na verdade, fui deixando mesmo, mas está coincidindo com um projeto. Pretendo fazer uma peça de teatro, chamada Chuva constante.”

SERIADO A GRANDE FAMÍLIA
COMEMORA O DIA DAS MÃES


Nada se parece como antes em A grande família (Globo). A começar pela ausência da matriarca dos Silva: Nenê (Marieta Severo). No episódio de hoje, ela abre mão de um almoço comemorativo em casa para o primeiro dia de trabalho no novo restaurante do bairro, o Adega do Braga, cujo dono é o excêntrico e rigoroso Mano Braga (Álamo Facó). Nem mesmo os apelos emocionais do marido, dos filhos e do neto farão Nenê mudar de ideia. O que ela nem imagina é o que vai acontecer... O episódio “Mãe de fases” contará com a participação especial das atrizes Marilu Bueno, como mãe do Paulão (Evandro Mesquita), e Zezé Motta, mãe do Pajé, vivido por Luís Miranda. O ator, atualmente, pode ser visto em dose dupla, já que interpreta Dorothy, mãe de Brian, guru de Lázaro Ramos, em Geração Brasil.

HOJE VAI AO AR O ÚLTIMO
EPISÓDIO DE DOCE DE MÃE


Fãs do ótimo seriado se despedem, hoje, de Doce de mãe (Globo). Dona Picucha (Fernanda Montenegro) e companhia saem de cena, deixando um gosto de quero mais. A emissora não fala em novas temporadas da série, especialmente porque a protagonista terá um dos principais papéis na novela de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga que substituirá Falso brilhante, a sucessora de Em família, e tem data de estreia prevista para o início do ano que vem. É uma pena.

CASÓRIO À VISTA

“Sim, vamos nos casar, está previsto.” Assim Angelina Jolie teria confirmado que ela e o companheiro, Brad Pitt, subirão ao altar para oficializar a união. A declaração foi ao jornal francês Le Parisien e especulações dão conta de que a cerimônia será realizada na mansão que os atores mantêm no Sul da França e onde produzem vinho. “Estamos noivos, mas é um projeto no qual pensamos”, afirmou a atriz, que, segundo o site Deadline, vai rodar um filme com seu futuro marido. “Nos sentimos um pouco franceses. As crianças ainda mais: Falam melhor o idioma que nós”, revelou Angelina. Atualmente, ela se dedica a divulgar seu último filme, Malévola. Quanto ao novo filme com o marido – o primeiro foi Sr. e Sra. Smith, de 2005, justamente quando teriam começado o relacionamento –, trata-se de um mistério guardado a sete chaves. Ainda não há qualquer informação sobre o roteiro e a data de lançamento. No Brasil, Malévola estreia dia 29. Em dezembro, a atriz lançará seu filme Unbroken, com roteiro dos irmãos Coen. Já o maridão está em Fury, um drama ambientado na Segunda Guerra, com estreia prevista para novembro.

VIVA
Papo divertido na madrugada. A jornalista Glória Maria contou anteontem, no Programa do Jô (Globo), que toma 80 vitaminas por dia e um chá de ninho de passarinho. E a conversa rendeu.

VAIA
É uma pena que nem a presença de uma atriz como Regina Duarte salve o Vídeo show (Globo). O programa, simplesmente, não empolga. E quanto mais mexem pior fica. Fraco demais!

Déficit de atenção indica vulnerabilidade social

Estado de Minas: 08/05/2014 



Quando a criança tem dificuldade para focar em tarefas, manter o ambiente em que está inserida organizado ou controlar os próprios comportamentos, há o risco de ela ter o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O distúrbio, segundo estudo divulgado no início da semana, durante a reunião anual da Pediatric Academic Societies (PAS), no Canadá, pode refletir dramas que não são apenas pessoais. Ele também é um indicador de vulnerabilidade social.

Os pesquisadores descobriram que muitas das crianças diagnosticadas com TDAH enfrentam problemas como pobreza, divórcio dos pais, convivência constante com violência ou abuso de substâncias nocivas à saúde. “Os resultados sugerem que essas crianças presenciaram taxas significativamente maiores de traumas durante a vida do que as consideradas saudáveis”, explica Nicole Brown, responsável pelo estudo.

Nicole e sua equipe usaram dados de 2011 do Inquérito Nacional de Saúde da Criança, sondagem feita anualmente pelo governo canadense. Foram analisadas informações de 65 mil pessoas, com idade entre 6 e 17 anos. Elas e os pais responderam a um questionário sobre TDAH (ocorrência, gravidade e tratamento do transtorno) e a possível ocorrência de nove experiências adversas na infância: pobreza, divórcio, morte de um dos pais/encarregados de educação, violência doméstica, violência no bairro em que moram, abuso de substâncias, prisão, doença mental familiar e discriminação.

Os participantes que haviam lidado com quatro ou mais experiências ruins eram quase três vezes mais propensos a usar medicamentos para tratar o transtorno do que os que conviveram com três ou menos situações. “O conhecimento sobre a prevalência e os tipos de experiências adversas entre as crianças diagnosticadas com TDAH pode guiar os esforços para enfrentar o trauma na população e melhorar a triagem de prognósticos, a precisão de diagnósticos e a gestão dessas pessoas”, observa Brown.

Ela sugere que os pediatras considerem as experiências adversas ocorridas na infância de pacientes suspeitos de terem TDAH e, no caso do diagnóstico, sejam refeitos os testes levando em consideração os fatores de vulnerabilidade. “A ideia é que se iniciem os planos de tratamento e de intervenção sempre baseados em evidências que não sejam só sobre a dificuldade da criança em ficar parada ou em se concentrar. As causas para esse transtorno são muito mais profundas. É preciso ter conhecimento das experiências vividas pelo paciente antes de qualquer diagnóstico”, sugere.

Incidência

Estima-se que o TDAH afete de 5% a 10% das crianças em idade escolar e que seja 10 vezes mais frequente em meninos, segundo o Manual Merck de Informação Médica. Cerca de 20% dos garotos e das garotas com o transtorno apresentam incapacidades de aprendizagem, e em torno de 80% enfrentam problemas em algum momento da vida escolar. 

Mortalidade materna cai menos no Brasil; queda de 43% entre 1990 e 2013

Segundo a OMS, a queda de 1990 a 2013 é menor do que a da média mundial, de 45%. Especialistas avaliam que, apesar da retração, temas como aborto e assistência às mulheres em idade fértil precisam de maior cuidado


Bruna Sensêve
Estado de Minas: 08/05/2014


Um estímulo para as mamães. Segundo relatório divulgado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1990 a 2013 a mortalidade materna diminuiu 45% globalmente. Se 523 mil mulheres morreram em 1990 devido a complicações no parto e na gestação, o número despencou, em 2013, para 289 mil. No entanto, ainda é alto. São 33 mortes maternas a cada hora, aproximadamente 800 por dia. O Brasil acompanha o ritmo, com uma redução de 43%, mas ainda longe da Meta de Desenvolvimento do Milênio (ODM) traçada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que busca a diminuição de 75% das taxas. De acordo com a OMS, em 2013 o número de mulheres mortas por complicações na gestação ou no parto no país foi de 69 para cada 100 mil nascidos vivos.

A meta da ONU é ambiciosa, mas não impossível. Prova disso são os 11 países que tinham os maiores níveis de mortalidade materna em 1990 e, neste novo relatório, atingiram o objetivo final. São eles: Butão, Camboja, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Eritreia, República Democrática de Laos, Maldivas, Nepal, Romênia, Ruanda e Timor-Leste. O especialistas da OMS acreditam que, assim como o Brasil, a maioria dos países não vai alcançar a meta de redução, ainda que ela tenha acelerado na última década. De 2000 a 2013, houve uma queda anual média de 3,5%, em comparação com 1,4% entre 1990 e 2000. Uma redução média de 5,5% ou mais a cada ano, desde 1990, seria necessária para atingir a meta dentro do prazo. Índia e Nigéria concentram um terço dos óbitos mundiais, somando, em 2013, 90 mil mortes maternas.

Segundo a presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia e membro da Comissão de Mortalidade Materna da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Ana Luiza Fontes, apesar de todos os esforços e programas institucionais que buscam ajudar a saúde da gestante, ainda há muito para caminhar. “Não vamos conseguir bater a meta do milênio de chegar a um indicador de 35 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos. Temos mais que o dobro disso.”

Para Ana Luiza, seria possível ter dados muito mais baixos se houvesse um maior cuidado com as mulheres em idade fértil: prepará-las para a gravidez e, quando gestantes, fazer uma melhor triagem daquelas que precisam de cuidados específicos ou sofrem algum tipo de risco. “O aborto ainda é a quarta causa de mortalidade materna no país. São dados estarrecedores. Para ter uma ideia, acreditamos que mais de 90% das mortes maternas relacionadas à gravidez poderiam ser evitadas.” Segundo o relatório da OMS, apesar dos avanços nos últimos 20 anos, houve muito pouco progresso na prevenção da gravidez, dos abortos, das mortes maternas e das infecções sexualmente transmissíveis.

O documento também chama a atenção para o fato de as adolescentes enfrentarem um maior risco de complicações e morte como resultado de gestações complicadas. Vice-diretora executiva do Fundo Populacional das Nações Unidas (UNFPA), Kate Gilmore destacou, em comunicado à imprensa, que mais de 15 milhões de meninas com idades entre 15 a 19 anos dão à luz todos os anos – uma em cada cinco antes de completar 18 anos. Muitas dessas gestações, inclusive, resultam de sexo não consensual. “Intervenções relativamente simples e bem conhecidas, como os serviços de obstetrícia e de prevenção da violência com base no gênero, podem fazer uma enorme diferença se ampliadas e conciliadas com investimentos em inovações, especialmente na área de contraceptivos.”

Complicadores Dados relativos a outro relatório da OMS, publicado na terça-feira na Lancet Global Health, acrescentam informações importantes ao levantamento: as principais razões da mortalidade materna. A maioria das mulheres perdem a vida em consequência de complicações durante e após a gravidez e o parto, mas o trabalho afirma que um em cada quatro óbitos é causado por condições médicas preexistentes, como o diabetes, a infecção pelo HIV, a obesidade, entre outros fatores que tendem a se agravar com a gravidez. A proporção é similar à encontrada para a hemorragia grave, um dos principais motivos da morte de gestantes no Brasil.

Segundo o chefe do Serviço de Obstetrícia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Breno José Acauan, a hemorragia mata principalmente aquelas que sofreram um aumento da pressão sanguínea durante a gravidez, condição conhecida como pré-eclâmpsia. “Para prevenir essas situações, é preciso ter um suporte hospitalar e assistencial adequado. Nesses 20 anos, isso melhorou, inclusive o fato de o pré-natal estar mais acessível, porém ainda sem a qualidade necessária”, avalia.

De acordo com Acauan, a maior dificuldade é percebida já nos profissionais de atendimento; muitos não têm preparo para responder às necessidade básicas de um pré-natal. “É preciso detectar se há uma gestação de alto risco ou não. Se ela já tem condições que podem ser agravadas quando gestante. São mortes potencialmente evitáveis.”

Saiba mais
Subnotificação é obstáculo
Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), um grande desafio para enfrentar a mortalidade materna é a falta de dados precisos. Embora o conhecimento sobre o número de mulheres que morrem e as razões por trás do problema esteja melhorando, ainda há muitos casos não registrados e não declarados. As falhas na contagem e na análise são mais comuns em países de baixa renda, em que muitas mulheres morrem em casa. A estimativa é de que apenas um terço de todas as mortes no mundo é registrado e menos de 100 países registram a causa do óbito conforme a Classificação Internacional de Doenças da OMS. A questão interfere, entre outras áreas, na alocação de recursos do governo para programas de saúde da mulher. 

Pressão perigosa

A hipertensão arterial específica da gravidez recebe o nome de pré-eclâmpsia e, em geral, se instalasse a partir da 20ª semana de gestação. O problema pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma grave da doença que põe em risco a vida da mãe e a do feto. As causas dessas enfermidades ainda não são bem estabelecidas pela ciência. O que se sabe é que estão associadas à hipertensão arterial, que pode ser crônica ou especifica da gravidez. 

Inovação aumenta faturamento - Luiz Barretto

Luiz Barretto
Presidente do Sebrae Nacional
Estado de Minas: 08/05/2014 0



O empreendedorismo oferece uma imensa quantidade de histórias inspiradoras. Em todo o Brasil, vemos casos de pessoas que investiram economias e muita energia para abrir o próprio negócio e superar as dificuldades comuns a uma empresa recém-fundada, como a necessidade de atrair e de fidelizar consumidores. Independentemente do local de origem e da realidade inicial da empresa, uma coisa é certa: o sonho de todos os empreendedores é ter sucesso no mercado. A capacidade de inovar será o grande diferencial para fazer desse sonho uma realidade.

Uma pesquisa do Sebrae Nacional, divulgada no fim de abril, mostrou um cenário positivo nas micro e pequenas empresas em relação a esse tema. Segundo o levantamento, nos últimos dois anos, 75% dos pequenos negócios brasileiros praticaram a inovação, a grande agenda do século 21, como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços.

Diferentemente de grandes empresas, em que a inovação está mais associada a um grande conteúdo tecnológico e registro de patentes, por exemplo, nos pequenos negócios a avaliação da capacidade de inovar compreende desde o lançamento de um novo produto até a evolução dos processos de gestão e da estrutura organizacional.

Assim, uma microempresa pode considerar como inovação um procedimento que o concorrente pode até já possuir. O aperfeiçoamento de um processo – como o controle de estoque – vai tornar a empresa mais competitiva no mercado. Da mesma forma, uma pequena empresa que passa a vender pela Internet. Não se trata de uma quebra de paradigmas em relação ao mercado nacional ou internacional, mas é uma medida inovadora em relação à própria trajetória.

Um dado muito positivo que o estudo do Sebrae revela é que os pequenos negócios reconhecem que a inovação aumenta o faturamento. Para mais de 80% dos pequenos negócios, inovar resultou em mais receita. Inovar, portanto, tem um sentido muito prático para os empreendedores. Não é bom apenas para a imagem do negócio; também é bom para o caixa.

No fim de abril, participei da 14ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, em São Paulo, para falar da nova onda de empreendedorismo inovador no Brasil. Lá, falamos de um grande potencial do brasileiro: a criatividade do nosso povo pode render inovações no mercado.

Alguns exemplos de invenções tipicamente brasileiras são conhecidos de todos: os consórcios para compra de apartamento ou de carro e os restaurantes self-service, que revolucionaram a forma de vender comida. A criatividade dos brasileiros é o maior insumo para inovações no país, em especial no que se refere a novos modelos de negócio. Foi esse espírito criativo e inovador que contribuiu decisivamente para que o Brasil enfrentasse diversas crises econômicas.

Interessa à economia brasileira o fortalecimento das práticas inovadoras nos pequenos negócios. O desenvolvimento desse segmento tem grande impacto na macroeconomia brasileira. Nem poderia ser diferente. Do total de empresas do país, 99% são pequenos negócios, aqueles que têm faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. A maioria dos empregos formais do país é gerada pelas micro e pequenas empresas.

No Sebrae, temos atuado fortemente para apoiar microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas a inovar. Justamente pela convicção quanto à importância desse fator de competitividade, o Sebrae investirá R$ 1 bilhão em projetos e programas de inovação entre 2014 e 2017.

Temos estatísticas que merecem ser celebradas, como esse estudo recente nos mostrou, mas há muito o que se fazer para ampliar a inovação no dia a dia dos pequenos negócios. Quanto maior a capacidade de inovar, maior a perspectiva para a empresa de aumentar a produtividade e contribuir para a geração de emprego e renda no Brasil. Esse é o cenário que todos desejamos e para o qual trabalhamos.

Renan determina instalação de comissões mistas: Petrobras e metrô de SP

Planalto aposta no Mundial contra CPI 
 
Renan determina instalação de comissões mistas sobre a Petrobras e contratos do metrô paulista, mas governo acredita que a Copa desviará atenção da população e dos políticos 
 
Paulo de Tarso Lyra
e Étore Medeiros

Estado de Minas: 08/05/2014
 (Ueslei Marcelino/REUTERS)
Brasília – Apesar de o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ter determinado ontem a instalação da CPI mista da Petrobras e lido o requerimento de criação da CPMI da Alstom, o governo acredita que a contagem regressiva dos brasileiros para a Copa do Mundo deixará as investigações sobre a petrolífera adormecidas. Com todas as questões de ordem, embargos regimentais e possibilidades de novos recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF), aliados do Palácio do Planalto calculam que a comissão parlamentar de inquérito – seja a mista ou a exclusiva do Senado – não estará instalada antes de 22 de maio, a 20 dias para a estreia do Brasil no Mundial.

Interlocutores do Planalto já haviam comentado que, se o governo conseguisse esticar a corda até o fim deste mês, a Copa se encarregaria do resto. Essa percepção foi reforçada ontem. “Abram os sites de notícia. Ninguém fala de Petrobras, todos comentam apenas a convocação do Felipão”, comemorou um petista graúdo. “Todas essas estratégias apenas demonstram o temor do governo. Esse é o governo do improviso na economia, nas obras públicas e na política”, criticou o pré-candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG).

Na noite de ontem, em reunião conjunta das duas Casas legislativas, Renan Calheiros pediu aos líderes partidários os nomes dos parlamentares que vão compor a CPI mista da Petrobras – defendida com veemência pela oposição. Apesar de criar uma comissão exclusiva da petrolífera, como determinou a decisão liminar da ministra Rosa Weber, do STF, Calheiros explicou que, pelo que entende, deve prevalecer a CPI ampla, que pede investigações também sobre o metrô de São Paulo e a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Repetindo o procedimento adtado no Senado, Renan recorreu à Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) para confirmar ou rever a amplitude da investigação. O senador Humberto Costa (PT-PE), líder do bloco de apoio ao governo, questionou a possibilidade de duas comissões – a do Senado e a mista – investigarem o mesmo assunto (Petrobras). Ele ainda defendeu que a decisão do STF é específica ao obrigar a instalação da CPI do Senado. O Planalto acredita ter mais facilidade para controlar os senadores, já que a base aliada na Câmara ainda está contaminada pelas ações do blocão e pela rebeldia do PMDB.

Enquanto para a CPI mista o prazo estabelecido para a indicação de nomes é de mais cinco sessões, para o grupo do Senado a data final é hoje. Caso a oposição não apresente os três integrantes que faltam, a escolha será de Renan. Na sessão do Congresso, o prazo indicado pelo peemedebista foi questionado. A alegação é que, como o requerimento da CPI da Petrobras foi lido ainda em abril, os nomes já deveriam estar indicados. “O senhor não é o presidente do Congresso da presidente Dilma”, criticou Mendonça Filho (DEM-PE), que acusou o alagoano de fazer “chicana legislativa”.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), contudo, nega qualquer tipo de manobra. “O que o governo não quer é transformar isso num palco político-eleitoral.” Ele lembra que a investigação está sendo feita há alguns meses em instâncias como a Polícia Federal. “Não fomos nós da oposição que acordamos um dia e dissemos: ‘Olha, vamos fazer uma CPI da Petrobras’. Pasadena é apenas uma ponta desse iceberg”, respondeu Aécio Neves.

Ofensiva da base governista 

Brasília – Foi protocolada ontem a CPI mista do Metrô de São Paulo, contra-ataque da base governista à insistência da oposição em investigar a Petrobras. A coleta de assinaturas para a apuração do suposto cartel nos trens paulistas e do Distrito Federal começou ainda em 2013. Essa é a justificativa dos petistas na Câmara para que, entre as subscrições, esteja a do ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), preso desde o início de fevereiro, após ter sido condenado pelo mensalão.

“Faz muito tempo que o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) começou a coletar essas assinaturas. Mas claro que (a de Cunha) não vale”, explica Vicentinho Alves (SP), líder do PT na Câmara. “Eu comecei no ano passado. O recesso atrapalhou e também alguns partidos não assinaram, como o PSDB e o DEM”, justifica Teixeira, que defende a não validade do nome do colega de partido preso em Brasília.

Mesmo descontadas as firmas de João Paulo Cunha e algumas assinaturas repetidas, a base do governo conseguiu cerca de 200 apoios na Câmara e 32 no Senado, números suficientes para a apresentação do requerimento. Da oposição no Senado, assinaram o requerimento apenas Aécio Neves (PSDB-MG), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). “Se essas denúncias que estão circulando há anos incomodassem o PT, ele já poderia ter feito isso (a CPI) lá atrás. Mas é direito deles, a minha assinatura está lá. Vamos investigar tudo”, provocou Neves.

O senador José Pimentel (PT-CE) negou que a CPI da Alstom seja uma retaliação à pressão sobre a Petrobras, e foi filosófico ao avaliar se a investigação dos trens paulistas foi consequência da entrada em pauta da CPI da Petrobras: “A vida leva os fatos a acontecerem na hora necessária”. (EM)