sexta-feira, 4 de abril de 2014

TeVê

TV paga


Estado de Minas: 04/04/2014



 (Paramount/Divulgação)

Drama e fantasia


A Fox exibe às 22h30 A invenção de Hugo Cabret (2011 – foto), de Martin Scorsese. Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Um dia, ao fugir do inspetor, ele conhece Isabelle, uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.

VALE A PENA REVER  UMA LINDA MULHER

O Telecine Touch exibe às 22h o “pai” das comédias românticas dos anos 1990. Em Uma linda mulher, filme que levou Julia Roberts ao estrelato, ela é Vivian, prostituta de Los Angeles que se apaixona por Edward, rico empresário vivido por Richard Gere. Uma Cinderela contemporânea, o filme fez gerações de garotas sonharem e, ainda hoje, merece ser assistido.

UMA PROFESSORA MUITO ALÉRGICA

O TV5 Monde apresenta, às 21h30, a comédia francesa Adoro minha vida. Angélique é professora do maternal. Ela adora as crianças dos outros e também as do seu namorado, Damien, que está se divorciando. Mas ela acaba desenvolvendo uma alergia muito rara: alergia aos pequenos.

JOVENS EM RECUPERAÇÃO HOJE NO CANAL A&E

No novo episódio de Tratamento de choque, às 22h30, que está em sua quinta temporada no canal A&E, o programa vai à prisão de Floyd County, onde o rigoroso policial Lyle retorna para tentar mudar a vida de quatro adolescentes problemáticos, mas pode ter encontrado um que ameaça enfrentá-lo. O passo seguinte é colocá-los na prisão para que sintam na pele o que é viver atrás das grades. A equipe volta a encontrar esses jovens para descobrir se eles estão realmente recuperados.

SANDUBAS PARA TODO  TIPO DE ESTÔMAGO

O Fox Family exibe às 22h30 episódio inédito da série Homens gourmet. Os chefs decidiram pegar leve nas receitas e vão ensinar várias maneiras de preparar sanduíches rápidos, fáceis e incrivelmente saborosos. A receita saudável fica por conta do chef Dalton Rangel, que prepara um prego de atum, bem leve. Carlos Bertolazzi faz o seu famoso BLT, sanduíche de bacon, lettuce (alface) e tomate. Guga Rocha nos ensina a fazer um fish and chips. E não dá para esquecer, nessa comilança de sanduíches, o que o João Alcântara preparou: um inesquecível X coração, repleto de corações de galinha.

CLIMA DE SUSPENSE EM ALDEIA DE HONG KONG

Estreia às 22h30, no Nat Geo, o episódio Escola mal-assombrada, do programa Lugares amaldiçoados. Relatos de um suicídio, uma mulher de vermelho, figuras estranhas que emanam da abandonada escola Tat Tak na sonolenta aldeia Ping Shan, em Hong Kong. O explorador urbano e blogueiro RJ investiga os rumores de assombrações e vai em busca da verdade por trás de suas origens.



CARAS & BOCAS » Modelo em alta
Simone Castro

Cíntia Dicker vai da passarela à TV e faz sua primeira novela, Meu pedacinho de chão (Renato Rocha Miranda/TV Globo)
Cíntia Dicker vai da passarela à TV e faz sua primeira novela, Meu pedacinho de chão

Cíntia Dicker ganhou a confiança de Luiz Fernando Carvalho quando participou do quadro “Correio feminino”, dirigido por ele e exibido no Fantástico em 2013. Resultado: vai estrear em novelas, com o diretor, em Meu pedacinho de chão, que substitui Joia rara (Globo), a partir de segunda-feira. No remake de Benedito Ruy Barbosa, assinado pelo próprio autor e que ganha ares de fábula na concepção de Carvalho, a modelo ruiva e de olhos azuis será Milita, filha única de Giácomo, personagem italiano de Antônio Fagundes, dono da venda de Vila Santa Fé, vilarejo cenário da novela. Viúvo, apegado à filha, ele implicará com o namorado dela, o violeiro Viramundo (Gabriel Sater). Modelo de carreira internacional, atualmente Cíntia diminui o ritmo das passarelas para se dedicar à novela. “Foi um convite tão gostoso do Luiz, que eu não tinha como negar”, disse ela ao site oficial da trama. “A Milita é muito eu lá na roça, andando de um lado para o outro, ajudando as minhas tias. Ela é metade italiana e eu também tenho umas tias italianas que são daquele jeito, que ficam gritando, falando alto... Tenho muito disso em casa”, conta a moça, natural de Campo Bom, interior do Rio Grande do Sul.

DUAS GRANDES ATRIZES NOS CAPÍTULOS FINAIS


Nicette Bruno retornou às gravações de Joia rara para gravar as cenas finais de sua personagem Santinha. A novela termina hoje. Ela estava afastada desde a morte do marido, o ator Paulo Goulart. A personagem participa do último show do Cabaré Pacheco Leão. “Estou aqui, de volta ao meu trabalho, que é o que gosto de fazer, e sei que é isso que ele gostaria que eu fizesse”, disse a atriz, segundo o site da trama. Nicette foi confortada pelos amigos e recebeu muito carinho de todos do elenco. Outra atriz que vai fazer participação especialíssima no último capítulo é Glória Menezes, que vai aparecer  sem cabelos. Ela será Pérola, vivida por Mel Maia, na idade madura. A filha de Amélia (Bianca Bin) e Franz (Bruno Gagliasso) terá se tornado monja, como era esperado.

ZECA CAMARGO SE IRRITA EM DIA DE LANÇAMENTO


Na gravação do Vem aí, anteontem, que apresentou a programação da Globo 2014 – o programa foi exibido ontem –, o jornalista Zeca Camargo, que fazia reportagens para o Vídeo show, irritou-se com jornalistas que o questionaram sobre a péssima audiência da atração que apresenta. O site Notícias da TV dá conta de que ele começou a rir quando uma repórter mencionou o terceiro lugar que o programa vespertino anda ocupando no ibope e disparou: “Para o SBT? Você não sabe o que está falando. Não posso respondê-la porque você está desinformada. Dá para ver que você não é qualificada para fazer esse tipo de pergunta”. E Zeca seguiu num discurso de desdém da concorrência, tentando impor a superioridade da emissora em que trabalha. “O Vídeo show não concorre com ninguém, simplesmente existe. Estou há 30 anos no ar e faço um programa de qualidade.” Zeca, com toda a sua experiência, que se conforme: o público preferia o formato do programa anterior e não aceitou o atual que, entre outros pontos negativos, inclui sua participação. Em pesquisa encomendada pelo canal, foi detectada a rejeição do público ao apresentador. Com ele, a atração perdeu quase 20% da audiência.

LEI MARIA DA PENHA

O ator Dado Dolabella continua na mira da Justiça. O Superior Tribunal de Justiça, em decisão anunciada na terça-feira, manteve a condenação de Dado, decidida em primeira instância, pelo caso de agressão que ele cometeu contra a atriz Luana Piovani enquanto eram namorados, em 2008. O STJ decidiu que na acusação contra o ator se aplica a Lei Maria da Penha, contrariando decisão anterior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Para o TJ-RJ, a Lei Maria da Penha não se aplicava pelo fato de Luana e Dado não viverem uma “relação considerada estável”, e pela atriz não poder “ser considerada uma mulher hipossuficiente ou em situação de vulnerabilidade”. E, ainda, por ela não ser “uma mulher oprimida ou subjugada aos caprichos de um homem”. Movimentos e entidades em defesa da mulher temeram que a decisão abrisse precedente que poderia colocar em risco a segurança da mulher em outros casos. Afinal, existe mulher que pode apanhar e outras que não podem? O STJ considerou que a lei vale para toda e qualquer mulher de toda e qualquer condição física ou social. E manteve a condenação de Dado Dolabella a nove meses de prisão. Ele não deve cumprir a pena, que já prescreveu. Na ocasião da agressão a Luana, ele também agrediu a camareira Esmeralda de Souza. Por esse crime, foi condenado a dois anos de prisão. No Instagram, o ator se posicionou: “Há seis anos estava dormindo com inimigo e não sabia. Muito cuidado com quem você se relaciona... sempre”. Já Luana comemorou: “Hoje é um dia muito importante na história da minha vida. Ufa! Seis anos depois, a Justiça cumpriu seu papel”.

VIVA
Ana Cecília Costa brilhou em dois tempos na TV, mostrando sua versatilidade como Gaia, em Joia rara, que no capítulo de anteontem morreu, e como Isabel da série A teia, que terminou esta semana.

VAIA
Para o casal Heloísa (Flávia Alessandra) e Flávio (Guilherme Fontes), em Além do horizonte (Globo). Mais “picolé de chuchu” impossível. Era para não emplacar mesmo, mas não precisava ser tanto. É de dar sono. 

Satélite pode conter água no subsolo com condições de abrigar vida

Oceano na órbita de Saturno
 
Pesquisadores italianos encontram fortes evidências de que Enceladus, um dos satélites do planeta, contém um oceano subterrâneo, possivelmente com condições de abrigar vida

Isabela de Oliveira
Estado de Minas: 04/04/2014


Brasília – Tudo começou em 2005, quando a sonda Cassini, enviada pelas agências espaciais dos Estados Unidos, da Europa e da Itália, observou vapor saindo de Enceladus, uma das menores das mais de 60 luas de Saturno. O material escapava por entre as Listras de Tigre, como são chamadas as fraturas na superfície congelada do objeto. A partir daí, a história do pequeno satélite – apenas 500 quilômetros de diâmetro – passou a merecer mais atenção. Depois de alguns sobrevoos, o equipamento fornece agora novas informações que deixaram os responsáveis pelo projeto entusiasmados: há fortes indícios de que Enceladus tem um oceano subterrâneo em seu polo sul, possivelmente com condições de abrigar vida. Os resultados estão publicados na edição de hoje da revista Science.



Desse modo, o corpo celeste entra em uma seleta lista de locais onde há sinais de que condições favoráveis à vida existem fora da Terra. Nesse rol, estão Titã e Europa, satélites de Saturno e Júpiter, respectivamente, além de Marte, onde esse cenário positivo para o aparecimento de organismos certamente existiu no passado.

A sonda observa Saturno e seus satélites há uma década, tempo suficiente para que a equipe coordenada por Luciano Iess, da Universidade de Roma, interpretasse os dados e percebesse anomalias no campo gravitacional de Enceladus. Após diversas medições, os especialistas concluíram que um grande volume de água no interior da lua saturnina explicaria tanto essas alterações como o vapor detectado em 2005.

As informações entusiasmam também cientistas que não integram a equipe de estudos. “Os resultados reforçam a hipótese de que cenários parecidos possam ocorrer também em outros locais”, avalia José Eduardo Costa, astrofísico do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para ele, o resultado obtido é bastante razoável – e até mesmo esperado – , pois a superfície de Enceladus é completamente coberta de gelo. “Se o interior for suficientemente quente, pode ser que esse gelo esteja, em algum ponto, na forma líquida. Isso já era uma hipótese sem nenhuma evidência”, acrescenta Costa.

Consistente Luciano Iess e colaboradores analisaram os dados colhidos durante três sobrevoos da Cassini sobre o pequeno satélite, a 100km de altura, ocorridos entre abril de 2010 e maio de 2012. Eles perceberam que a rota de voo da pequena nave era sutilmente alterada em algumas regiões, e a única explicação plausível era que o campo gravitacional fosse diferente de um local para o outro. Como gravidade e massa estão fortemente ligadas, os pesquisadores concluíram que a massa no interior do satélite deve ser irregular.

O cientista italiano ressalta que não é possível ter certeza dos resultados, pois nenhuma máquina escavou a superfície para comprovar o que há, de fato, no subterrâneo. Mas os dados estão bem embasados, garante. “Análises mais precisas necessitam de sismógrafos instalados no local, e isso não deve ocorrer em breve. No entanto, tivemos evidências consistentes de que existe uma anomalia negativa na massa do polo sul. Há, ali, menos massa do que é esperado para um corpo uniforme. Isso só pode estar sendo compensado por alguma coisa que, provavelmente, é água”, afirma. Além disso, as análises indicam que Enceladus é um corpo diferenciado, com um núcleo de baixa densidade e com manto e crosta separados.

Iess diz ainda que o oceano fica em contato com rochas de silicato, o que significa que o ambiente é propício para reações químicas complexas, parecidas com as da Terra primitiva, quando a vida começava a se formar. Essa característica também é vista em Europa.

Estudos como o apresentado na Science têm mostrado que a água pode não ser um recurso tão raro assim no Universo. José Eduardo Costa, da UFRGS, diz que sinais do líquido em outros corpos do Sistema Solar, ou até mesmo fora da galáxia, têm ficado mais frequentes. “Essa água é proveniente de cometas que bombardearam os corpos do Sistema Solar no passado. Se existe um oceano líquido abaixo da crosta de Enceladus, Europa ou outras luas, quer dizer também que há uma fonte de calor para derreter o gelo. Com a água, esse ambiente torna-se rico de elementos essenciais para a vida e fatores biogênicos. No entanto, isso não significa que serão, com certeza, habitados”, diz o professor.

Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional, afirma que essa água é exatamente como a encontrada na Terra, “e talvez não seja salgada”. “Se tivéssemos que escolher um lugar próximo daqui, além de Marte, para procurar micro-organismos, talvez um dos melhores lugares fosse Enceladus”, aposta. Para ele, os resultados de Iess são importantes por oferecerem uma perspectiva de vida fora da Terra, mesmo que de uma forma distinta da do Planeta Azul. Enceladus, por exemplo, não tem atmosfera, e essa vida seria restrita ao meio aquoso. Mesmo assim, Roig considera uma grande descoberta.

O pesquisador diz também que a falta de atmosfera anula, ou pelo menos dificulta, a chance de a humanidade um dia colonizar o satélite. Ele é muito pequeno e tem baixa gravidade, dois fatores importantes para o desenvolvimento de uma civilização humana. “Se tivéssemos que colonizar outros mundos, talvez o primeiro fosse Marte, que é mais próximo e tem uma estrutura semelhante à do nosso planeta. Mesmo que a atmosfera não seja compatível, a gravidade é parecida, e a temperatura, ainda que extrema, não é mais radical do que a da Antártida. Além disso, já existiu água em Marte e talvez ainda exista sob a superfície”, comenta Roig.

Eduardo Almeida Reis-Terra dos Embargos‏

Leitor amigo, desconfie sempre das unanimidades nos processos e na vida. Voto divergente significa que ao menos quem divergiu o fez após estudar o processo

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 04/04/2014

Não resisto à tentação de transcrever o texto do escritor e magistrado Renato Zupo, publicado na coluna Justiça, que circula em vários jornais brasileiros: “Se um determinado órgão é colegiado – seja ele o conselho de uma empresa, um tribunal ou a diretoria de uma escola – subentende-se, está claro e é óbvio, que dele se admitam decisões não unânimes. A única exceção que conheço a esta regra é o Tribunal do Júri, inglês e americano, formado por 12 jurados e que tem que decidir unanimemente. Fora isso, decisão colegiada pode ser por maioria simples, maioria qualificada, por sete a zero, quatro a três, seis a cinco etc.

Diante disso, não há explicação jurídica que me entre na cabeça para a existência em nosso sistema processual dos chamados ‘embargos infringentes’, que serviriam para atacar decisão colegiada não unânime. É o que está vitimando o julgamento do mensalão. O fato de uma decisão não ser unânime não quer dizer que seja menos justa e correta, mas simplesmente que o tribunal que a prolatou funcionou, verdadeiramente, como um colegiado. Leitor amigo, desconfie sempre das unanimidades nos processos e na vida. Voto divergente significa que ao menos quem divergiu o fez após estudar o processo, e não simplesmente acompanhou a boiada. Como dizia Nelson Rodrigues “toda unanimidade é burra”.


Goethe e a Bundesliga
Como sabe o leitor, ou deveria saber se consultasse o Google, a Bundesliga é formada por 18 equipes, e todos os clubes estão automaticamente classificados para a DFB-Pokal (Copa da Alemanha). O campeão se classifica para a DFB-Supercup (Supercopa da Alemanha), e mais não digo, porque o sujeito que redigiu o texto Campeonato Alemão deve ser muito bom para escrever em sânscrito ou aramaico, mas é meio confuso em português.

Como sabe o leitor, há inúmeros brasileiros atuando na Bundesliga, alguns até com muito sucesso. Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), escritor e pensador que fez incursões no campo da ciência, é considerado uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do romantismo europeu. Produziu romances, peças de teatro, poemas, textos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. As cartas que trocou com pensadores e personalidades são fontes de pesquisa e análise do seu pensamento. Hoje, com os e-mails, não haveria como pesquisar e analisar o pensamento do filho de Johann Caspar Goethe e Catharina Elisabeth Goethe.

Dia desses, procurando frases sobre língua, não o órgão muscular, mas o idioma, encontrei estas considerações de Goethe: “Ein jeder, weil er spricht, glaubi auch über die Sprache sprechen zu können”. Na tradução de Paulo Rónai, o filosofar de Goethe ficou assim: “Todos, só porque falam, crêem poder falar da língua também”.

Ocorreu-me, então, a seguinte questão que repasso ao caro e preclaro leitor: como se entendem os brasileiros com os seus colegas que atuam na Bundesliga? Em inglês não deve ser, porque não exportamos Shakespeares, mas jogadores de futebol. Em alemão, salvo melhor juízo, é impossível. E o fato é que se entendem, fazem sucesso e ganham fortunas.

Esse dilema atroz, que famoso milionário mineiro confundia com diadema retrós, lembrou-me que Bund em alemão não é nada do que vocês estão pensando e eu também pensei, até consultar modesto dicionário alemão-português: é associação, aliança, federação, forças armadas, fardo, feixe...

Bündel é pacote, trouxa, maço, penca feixe e Bundeshaus é parlamento, mas o parlamento que apronta os bolos excretados pela Hintern ou pelo Po não fica em Berlim, fica em Brasília, DF.


O mundo é uma bola
4 de abril de 1581: Francis Drake completa a viagem de circum-navegação da Terra e é sagrado cavaleiro pela rainha Elizabeth I da Inglaterra e da Irlanda. Sir Francis Drake (1540-1595) foi um capitão inglês, vice-almirante do Reino Unido, corsário, navegador, pirata famoso e político da era elisabetana, sinal de que já naquele tempo havia piratas entre os políticos. Morreu de disenteria, coitado, em janeiro de 1595, depois de um ataque fracassado a San Juan, Porto Rico. O noticiário se confunde quanto ao ano de sua morte entre 1595 e 1596, mas o motivo, disenteria, é certo: síndrome infecciosa caracterizada pela eliminação de matéria fecal com muco e sangue acompanhada de cólica intestinal. Em grego é dusentería,as 'doença dos intestinos', e nos chegou pelo latim dysenterìa,ae 'idem', mas o cavaleiro da rainha morreu em inglês: dysentery. Ver sinonímia de diarreia.

Em 1835, criação da primeira Escola Normal de ensino público da América, por incrível que pareça, em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Em 1939, Faisal II torna-se rei do Iraque, coitado. Em 1968, Martin Luther King é assassinado em Memphis. Em 1975, Paul Allen e Bill Gates fundam a empresa Microsoft.

Em 188, nasceu Marcus Aurelius Antoninus Basianus, que passou à história como Caracala. Hoje é o Dia do Jipe.


Ruminanças
“Aquele que faz o bem a outrem ama-o melhor do que é amado por ele” (Montaigne, 1533-1592).

Carlos Herculano Lopes - O miquinho esperto‏

Estado de Minas: 04/04/2014 



Numa manhã dessas, para surpresa do seu Roberto, porteiro de um prédio no Bairro da Serra, bem próximo ao Parque das Mangabeiras, um miquinho apareceu na área de lazer. À primeira vista, como pôde perceber, o bichinho parecia estar ferido. Muito assustado, estava encostado no canto do muro, próximo a uma quaresmeira, da qual provavelmente tinha caído ou descido inadvertidamente. Outras árvores de menor porte ornamentavam o espaço, onde também existia piscina e uma quadra de vôlei.

Sem saber o que fazer, mas condoído com a situação, seu Roberto pegou o interfone e comunicou o ocorrido à síndica. Poucos minutos depois, dona Marlene, que há anos administra o prédio, estava no pátio, bem próxima ao animalzinho. Ainda mais apavorado, ele a encarava com os olhinhos miúdos, como se pedisse socorro.

“O jeito é apelar ao Corpo de Bombeiros, para que venham recolhê-lo”, ela disse ao porteiro, que providenciou o contato, usando o próprio celular. Prontamente atendido, do outro lado da linha um sargento, depois de se inteirar de tudo, falou que para resolver aquele tipo de diligência era melhor procurar o Ibama.

“Vamos então nos entender com eles”, voltou a dizer dona Marlene. Mas a essas alturas, enquanto seu Roberto fazia as ligações, a notícia havia corrido e outras pessoas já estavam no pátio, preocupadas com a situação do miquinho. Foi então que dona Yara, uma das moradoras mais antigas, com fama de brigona, se lembrou da clínica para animais que funcionava ao lado e deram um jeito de chamar o veterinário.

Este atendeu de pronto, já que tinha muitos clientes naquele prédio. “Creio que o mico está mesmo ferido, mas por se tratar de animal silvestre não posso fazer nada, tem de ser o Ibama”, ele disse, para horror de dona Yara, que até de desumano o chamou por ter se recusado a atender “o pobre serzinho indefeso”. “Sinto muito”, o veterinário respondeu, e deu um jeito de ir saindo de mansinho, para evitar maiores complicações.

Algum tempo depois, como seu Roberto contaria mais tarde, o movimento era tanto em torno do miquinho que uma viatura, passando pelo local, parou para ver o que estava havendo. “Alguém foi assaltado neste condomínio?”, quiseram saber os policiais. Ao tomar conhecimento da história, também arranjaram uma maneira de escorregar: “Não podemos fazer nada, ocorrência assim é só com a turma do Ibama”, disseram e se foram. Para se dar mais importância, saíram com a sirene ligada.

“E esse pessoal que não chega?”, reclamou dona Marlene, no que teve o apoio de dona Yara, da garota Raquel, já querendo levar o bichinho para o apartamento, e de outros moradores aflitos. O jeito, então, foi providenciar água e comida, diga-se, duas bananas-prata bem madurinhas, nas quais, para a decepção geral, o miquinho nem tocou. Apenas encarava a plateia com aqueles olhinhos pequenos e tristes, no qual alguns presentes, entre eles seu Roberto, chegaram a ver duas lágrimas. “Era de cortar o coração”, disse.

E a situação se estendeu por mais algumas horas, até que dois funcionários do Ibama, se desculpando pelo atraso, finalmente apareceram. Mas aí o miquinho, como se acordasse de repente, de um salto, quando iam jogar uma rede para pegá-lo, subiu na quaresmeira. Dela, numa outra acrobacia espetacular, alcançou o muro, o quintal de uma casa e, para alívio de todos, ganhou o parque, onde se perdeu entre as árvores.