sexta-feira, 14 de março de 2014

De Pedro Ernesto Silveira para Fernando Brant

Caramba Fernando ... há quase 40 anos que o menino-e-o-moleque-que-mora-sempre-em-meu-coração virou meu hino nos Bailes da Vida que rolavam no Clube da Esquina ...  e ele já me salvou várias vezes dando a mão e fazendo pirraça. Agora vc abre o coração tão facilmente assim!!!!! Ai de mim, que tenho que interromper subitamente minha travessia no meio fio para ver o motorneiro parar a orquestra um minuto quando estou a caminho de um bar para tomar a cerveja  em homenagem aos tempos da Panair.

Ah, Fernando, depois de te ler me deu um gosto de vidro em corte e corri para a janela lateral para ver se a igreja, as torres e o cemitério ainda estavam lá, mas não havia mais sinal de glória. Me lembrei que havia uma saída e o corri para ver o que foi feito deverá e tanto a Elis quanto o Gonzaguinha me disseram que o ideal é falar assim sem tristeza e por saber que mais vale o que virá e o canto que criei mergulhado na palma de minha paixão.

Sei o que vc senta e sente na sua poltrona de leitura que a Islândia (fria e emotiva, onde os duendes são os patronos e as geleiras formam belas paisagens) e as Minas Geraes estão ficando cada vez mais longe da ponta de areia que nos banha no Santo Espírito Santo, mas a bola de meia teima em rolar pelas estadas de El Rey, abaixo do Curral, a caminho do Cipó e como solitário que sou corri e me socorri nos chamegos da Maria Solidária, pois a minha cara suja não sabe mais chorar e a pipa que pai me deu nunca mais voltou.

Tudo bem, amanhã faremos o amanhã, algo disso foi escrito pelo Ferreira Gullar domingo passado (fofoca: ele confessou que volta a ser menino nos afagos da Gatinha) e me lembrei de uma força que nos alerta, uma certa magia de uma mulher como outra qualquer  já pensando que é preciso  força, raça e ter sonhos sempre e algo dentro de mim me diz que ainda haverá o Milagre dos Peixes e voltaremos a cantar de cara suja e roupa nova na plataforma  para que Pinduca pegue aquele trem.
Inté.
 
PS: não encontrei o teu endereço eletrônico, então enviei esta mensagem à minha amiga Bê, ela sabe dos caminhos dessa minha terra.

TeVê

TV PAGA » Mundo em tempo real

Estado de Minas: 14/03/2014


 (Mike Blake/Reuters)


O canal NatGeo exibe, a partir das 21h, volta ao mundo completa transmitida diretamente da Estação Espacial Internacional. Em meados do ano passado, o Discovery também exibiu ao vivo o feito de Nik Wallenda, que atravessou o Grand Canyon em uma corda bamba (foto). A transmissão desta noite será mais complicada do ponto de vista técnico. A ISS (International Space Station, em inglês) está situada em órbita a quase 350 quilômetros de altura, viajando a cerca de 27 mil km/hora. Ela dá quase 16 voltas em torno da Terra todos os dias, e uma dessas voltas será captada e transmitida pelo canal em tempo real.

ANIMAÇÃO COM VOZ
DA CANTORA BEYONCÉ

O Telecine Premium exibe, às 22h, a animação Reino escondido. Uma adolescente é transportada para um lugar secreto na floresta, em que batalhas do mal contra o bem estão ocorrendo. A direção é de Chris Wedge e a dublagem é feita por Colin Farrell e Beyoncé.

COMÉDIAS EM DOSE
TRIPLA NO UNIVERSAL


O canal Universal apresenta três comédias em sequência esta noite. O primeiro filme a ser exibido é American pie 2 – A 2ª vez é ainda melhor e está programado para ir ao ar às 19h30. Logo em seguida, Eu queria ter a sua vida, às 21h30. E, por último, Eurotrip: Passaporte para a confusão, a partir das 23h30.

ROSA PASSOS E CHICO
PINHEIRO NO SARAU


Chico Pinheiro recebe a cantora Rosa Passos nesta sexta, às 23h30, no Sarau, que vai ao ar pela GloboNews. Aos 5 anos, Rosa já tocava piano, mas conta que conhecer João Gilberto, aos 11, mudou sua forma de ver a música: “Entendi que o violão era o meu instrumento. Escutava João e tirava suas músicas de ouvido”. Durante o papo, ela apresenta clássicos como Dindi, de Tom Jobim, e Doralice, de Caymmi, sempre na levada do jazz.

CRIMES NA PRAIA
DE SAINT-MALO


O TV5 Monde exibe às 20h30 o policial Assassinatos em Saint-Malo. Um cadáver com marcas das torturas praticadas pelos piratas do século 17 é descoberto na praia de Saint-Malo. Encarregada da investigação, a capitã Gwenaële Garrec convence-se de que o caso está ligado à vida de um famoso corsário. Seu parceiro da polícia local, Vautier, por sua vez, é mais cético.

WALTER FRANCO ESTÁ
EM O SOM DO VINIL

No episódio desta noite de O som do vinil, às 21h30, no Canal Brasil, Charles Gavin recebe Walter Franco. O ex-titã desvenda as histórias por trás do álbum Revólver. Lançado em 1975, o disco que despontou na vanguarda de sua época trazia clássicos como Feito gente e Cachorro babucho.


Caras e Bocas

Simone Castro


Glória Pires teria desistido de fazer série de Aguinaldo Silva e deixado o autor muito decepcionado (Zé Paulo Cardeal/TV Globo-21/10/2013)
Glória Pires teria desistido de fazer série de Aguinaldo Silva e deixado o autor muito decepcionado



UM CLIMÃO

Há algum tempo o autor Aguinaldo Silva tenta trabalhar com Glória Pires. Quando esperava tê-la em Fina estampa, ela havia fechado com Gilberto Braga para atuar em Insensato coração. Rolou um clima. Agora, a relação pode ter azedado de vez. Corre a boca pequena que Glória cancelou sua participação na série Doctor Pri, de Silva. E a escalação dela como protagonista estava garantida. Nos bastidores, diz-se que Glória teria informado ao autor, por telefone, numa manhã de domingo, que estava fora do projeto e de viagem marcada para Paris, onde mora seu marido, o cantor Orlando Morais. Equipe e autor estariam decepcionados, segundo fonte próxima dele. Silva estaria especulando se não foi mais uma vez trocado por Braga. Ocorre que a série deveria estrear no segundo semestre e a próxima novela dele, Falso brilhante, que substituirá Em família (em agosto), foi antecipada, provocando o adiamento da Doctor Pri. Ocorre que a novela de Braga vai substituir a de Silva. Adivinhe quem é a protagonista? Glória Pires. Assim, a atriz não poderia emendar um trabalho no outro e teria optado pela novela de Braga.

MELHORES DA TELINHA
EM PRÊMIO PAULISTA

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) premiou, esta semana, os melhores do ano em várias categorias. Confira, os eleitos da TV: Elizabeth Savalla por Amor à vida (Globo) e Bianca Comparato pelas séries A menina sem qualidades (MTV Brasil) e Sessão de terapia (GNT). Mateus Solano por Amor à vida. O prêmio de direção foi para Felipe Hirsch, por A menina sem qualidades. Série: Latitudes (TNT/YouTube). Programa de variedades para Amor & sexo (Globo). Programa jornalístico: Presidentes africanos (Discovery/Band). Programa infantil: Historietas assombradas para crianças malcriadas (Cartoon Network). Menções honrosas: Canal Arte 1 e Sai de baixo, episódios inéditos exibidos no Viva.

PERSONAGEM QUASE SERÁ
PRESA POR PEGAR CRIANÇA

A loucura de Juliana (Vanessa Gerbelli), na trama de Em família (Globo), vai acabar mal. Ela ficará amiga da mãe de uma criança com idade da menina Bia, que ela pensa ser sua filha, e levará a criança quando a mulher estiver distraída. Os pais da menor, claro, acionarão a polícia e, durante o resgate, a tia de Helena (Júlia Lemmertz) demonstrará estar delirando. Ela só não ficará presa graças à intervenção da família, que começará a discutir se Juliana deve ou não ser internada. O fato é que, a partir do episódio, ela começará a alternar lucidez e insanidade. Louca para ter Bia de volta, Juliana planejará matar a avó da criança e, assim, ficar com a guarda da menina.

VIDA REAL SERÁ LEVADA
PARA TRAMA DE NOVELA

Por falar em Falso brilhante, uma das personagens deve dar o que falar. Trata-se de Juju Popular, uma ex-rainha de bateria que será dona de um salão de beleza, interpretada por Viviane Araújo. Casada com um famoso pintor, Orville Neto, ela se tornará dona Juliane. E, apesar de ser amada pela comunidade, ficará em maus lençóis quando o marido for preso, acusado de falsificação. Batalhadora, vai se dedicar ainda mais a Orville, até ele a trair com uma advogada. Comenta-se que a trama tem algo a ver com a vida real de Viviane Araújo, quando ela ainda era a namorada do pagodeiro Belo.



DERROTA JUDICIAL

 (Rede Bandeirantes/Divulgacao-26/8/2013)


Rafinha Bastos (foto), novo apresentador do Agora é tarde, da Band, perdeu mais uma vez na Justiça, e terá que pagar a cantora Wanessa Camargo o valor de R$ 150 mil por danos morais. A causa é a piada que ele fez, quando ainda era da bancada do CQC, na mesma emissora, em 2011. Disse que “comeria” a cantora Wanessa Camargo e o seu bebê. Na época, a filha de Zezé di Camargo esperava o primeiro filho. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso do apresentador. Ele ainda poderá recorrer da decisão.

VIVA
O Virgílio (Humberto Martins) não está morto: ao contrário, ele grita e fala grosso na trama de Em família.

VAIA
“Mas o que significa Paul McCartney?”, perguntou a participante Tatiele no BBB14 (Globo). Olha só o nível!

Os três senhores - Carlos Herculano Lopes‏

Os três senhores 

 
Carlos Herculano Lopes
carloslopes.mg@diariosassociados.com.br
Estado de Minas: 14/03/2014

Todas as manhãs, aquele jovem escritor, à procura de temas, observa os três senhores, sempre os mesmos, sentados ao redor da mesma mesa da lanchonete. Uma das mais tradicionais do bairro, fica bem perto do banco onde ele trabalha, depois de ter passado em um concurso. Três xícaras de café, três garrafas de água mineral e uma bengala, que ele não sabe a qual deles pertence, completam o cenário. Um detalhe: todos eles, que devem ter mais de 85 anos, conforme os cálculos do rapaz, usam boinas cinzas que, pela semelhança, devem ter sido compradas na mesma loja.

“Onde será que se conheceram? Terão sido colegas de infância, de faculdade? O que terão em comum que os une tanto?”, pergunta-se o rapaz, enquanto os observa, todos os dias, a caminho do trabalho. Entediante, é bom que se diga, pois seu desejo, alimentado desde a adolescência, era poder ficar em casa só lendo e escrevendo.
Mas como isso não é possível, pelo menos no momento, ele aproveita todas as manhãs para observar os três senhores, dos quais, por incrível que pareça, já se sente íntimo, como se os conhecesse desde sempre. Um dia desses, tudo previamente programado, deu um jeito de sair de casa mais cedo e, por sorte, havia uma mesa vaga na lanchonete, bem ao lado da deles, na qual logo se sentou. Pediu café, uma garrafa de água mineral, como eles faziam e, todo ouvidos, tentou escutar o que diziam.

Nos minutos seguintes e nos que vieram, foi só silêncio. Não falavam nada. Um daqueles homens, que tinha uma funda cicatriz no rosto, só mexia o café com uma colherzinha. O outro, o mais baixo do grupo, não parava de fumar nem de tossir, enquanto o terceiro, que usava cachecol (esse detalhe o rapaz ainda não tinha observado), folheava um jornal sem muito interesse. E foi ele – justamente ele – quando o moço se preparava para ir embora, pois estava atrasado, que se virou para os companheiros, abaixou os olhos e disse, como se já tivesse repetido aquilo mil vezes: “Lembro-me disso todos os dias, o Horácio ao meu lado, arrebentado por aquela granada, com as tripas para fora, e me pedindo que não o deixasse morrer, sem que eu pudesse fazer nada. Sair como daquele buraco, com os alemães por todos os lados?”, o senhor falou, levou as mãos ao rosto e, em seguida, voltou a folhear o jornal, sem que os outros comentassem nada. Quanto ao rapaz, depois de ter ouvido aquela confissão, pediu a conta, tomou o resto da água e à noite, em casa, começou a escrever seu primeiro romance, Os três senhores, cujo cenário é a Itália durante a Segunda Guerra.

Investigação de paternidade - Rodrigo da Cunha Pereira‏

Investigação de paternidade
 
Se não se adotar o filho, mesmo biológico, ninguém se torna pai


Rodrigo da Cunha Pereira
Advogado, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), mestre (UFMG) em direito civil
Estado de Minas: 14/03/2014



A organização jurídica das famílias estrutura-se em torno da sexualidade e da economia. Sexo, casamento e reprodução foram por muitos séculos o esteio do direito de família. É certo que o casamento, já não é mais o legitimador das relações sexuais nem é mais necessário sexo para haver reprodução. Mas o casamento (e a união estável) continua sendo um contrato para regulamentar patrimônio. Tudo gira em torno do princípio da monogamia, que está cada vez mais sendo relativizado ao ser ponderado com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da responsabilidade e da pluralidade das formas de famílias.

Um dos aspectos deste ramo do direito que mais envolve a sexualidade é o das investigações de paternidade. A história legislativa nos comprova o quanto a moral sexual vigente interfere aí. Foi somente em 1949, com a Lei 883, que foi possível fazer investigações de paternidade quando o suposto pai fosse casado. E mesmo assim apenas para se buscar pensão alimentícia. Em nome desta moral condenavam-se os filhos à invisibilidade e à pecha de ilegítimos, bastardos, espúrios etc. Tudo isto para garantir a aparência da família patriarcal, até que a Constituição da República de 1988 veio acabar com estas repugnantes designações discriminatórias.

Investigar a paternidade revela segredos e traz à tona intimidades que a maioria das pessoas prefere esconder. Até meados da década de 80 as ações de busca de paternidade eram verdadeiras investigações da vida moral da mãe. Se se levava ao processo que ela teve relação com mais de um homem, ou seja, se havia a alegação do exceptio plurium concubentium, era o suficiente para “descartar” aquele suposto pai. E os filhos ficavam sem pai. Os filhos de prostitutas, então, não tinham nenhuma chance. Com os exames em DNA, deslocou-se a discussão moral para um eixo mais científico. Esta foi a primeira revolução nas investigações de paternidade. E quem se recusa a submeter-se a ele a lei considera que tem “culpa no cartório”. Ou seja, o juiz declara a paternidade com base na presunção. Acabou-se o tempo de procrastinação de processos de investigação de paternidade.

A segunda revolução, de que muitos ainda não se deram conta, é que mesmo descobrindo-se o genitor, através de exame em DNA, ele pode não ser o pai. É que paternidade e maternidade são funções exercidas. E assim há hoje uma outra categoria jurídica de paternidade, que está revolucionando os processos de busca de um pai: paternidade socioafetiva, já ampliada para parentalidade socioafetiva. Com isso, um filho pode ter um pai biológico, outro registral, e o seu verdadeiro pai ser aquele que o criou, ou seja, o pai socioafetivo.

A paternidade ou maternidade socioafetiva, embora seja criação recente do direito brasileiro, já abraçada pela jurisprudência, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não é nova. Ela vincula-se ao milenar instituto da adoção. Em outras palavras, se não se adotar o filho, mesmo biológico, ninguém se torna pai. Prova isto a conhecida família de Nazaré: José não era pai biológico de Jesus nem por isto deixou de ser seu verdadeiro pai na Terra. Eis aí o primeiro caso incontestável de paternidade socioafetiva.

Pesticidas provocam pandemia de autismo - Paloma Oliveto

Pesticidas provocam pandemia de autismo 

Estudos de um dos maiores especialistas do mundo em saúde infantil comprovam a relação entre a exposição de grávidas a esses produtos e falhas no desenvolvimento cerebral de fetos 
 
Paloma Oliveto
Estado de Minas: 14/03/2014


Uma pandemia silenciosa. É como um dos maiores especialistas internacionais em saúde da criança define os casos de transtornos do neurodesenvolvimento, problemas que afetam de 10% a 15% dos nascimentos. Pediatra e diretor do Centro de Saúde Ambiental Infantil da Faculdade de Medicina Mount Sinai, em Nova York, Phillip Landrigan acredita ter identificado os maiores vilões do cérebro em formação. Em um estudo publicado na revista Lancet Neurology, o médico defende que produtos químicos, em especial os pesticidas, estão diretamente relacionados a distúrbios como autismo, déficit cognitivo, hiperatividade e dislexia.

O novo artigo é a revisão de uma pesquisa conduzida por Landrigan em 2006, na qual o pediatra juntou dados epidemiológicos do mundo todo, além de analisar resultados de testes clínicos realizados com substâncias tóxicas. Na época, foram identificados cinco resíduos industriais — chumbo, metilmercúrio, arsênico, bisfenol policlorado e tolueno —, além de 201 produtos químicos que causaram danos ao sistema nervoso de adultos expostos a eles no ambiente de trabalho, em acidentes ou devido a envenenamento intencional. “Desde então, novos dados surgiram sobre a vulnerabilidade do cérebro em desenvolvimento, além de evidências a respeito da neurotoxidade dos produtos químicos”, alerta.

Coautor do estudo, Philippe Grandjean, professor de saúde ambiental da Faculdade de Medicina de Harvard, diz que o cérebro do feto não é protegido contra substâncias químicas em geral. “A placenta é incapaz de bloquear a passagem de uma boa quantidade de tóxicos ambientais aos quais a mãe está exposta. Mais de 200 agentes químicos estranhos ao organismo já foram detectados no sangue do cordão umbilical, sem contar que o leite materno também é uma fonte de transmissão desses agentes”, revela. Estudos in vitro, conta o médico, sugerem que as células-tronco neurais, que vão dar origem aos neurônios e a outras estruturas do órgão, são extremamente sensíveis a essas substâncias, especialmente ao metilmercúrio. “Em suma, químicos industriais conhecidos ou suspeitos de serem neurotóxicos para adultos também são riscos em potencial para o embrião”, diz.

Landrigan e de Grandjean destacam que dados de sete estudos internacionais a respeito da influência de substâncias químicas sobre o baixo desempenho em testes de QI (quociente de inteligência) indicam que não há nível seguro de exposição a algumas delas. Além disso, outras pesquisas de longa duração mostram que os atrasos no desenvolvimento associados ao efeito do chumbo sobre a formação do cérebro podem ser irreversíveis. Exposição pré-natal ou no início do nascimento ao arsênico inorgânico detectado na água foram associados a déficits cognitivos na idade escolar em outro estudo avaliado pela dupla. Os médicos também citam o caso do leite Morinaga — em 1955, crianças japonesas foram envenenadas por arsênico presente acidentalmente em lotes da bebida. Na vida adulta, elas apresentaram índices altos de doenças neurológicas.

Segundo Phillip Landrigan, uma das grandes preocupações para os países com intensa atividade agrícola são os pesticidas usados na lavoura. “Em particular, os compostos DDT, DDE e Kepone tendem a ser persistentes e se manter espalhados no ambiente e nos corpos das pessoas. Os muito tóxicos foram banidos dos países ricos, mas em muitas nações pobres ou em desenvolvimento, eles ainda são usados”, lembra. Os estudos investigados pelo pediatra mostram uma forte associação entre a exposição materna aos pesticidas e aumento no risco de desenvolvimento de autismo.


Aumento de 600% Essa relação foi identificada por Janie Shelton, pesquisadora de saúde pública da Universidade da Califórnia, estado americano que viu aumentar 600% a incidência do autismo nos últimos 20 anos. A pesquisadora esclarece que apenas 30% desse crescimento pode ser atribuída à melhoria do diagnóstico. De acordo com ela, uma pesquisa feita no Vale Central da Califórnia, região com maior produção agrícola do estado, indicou que mulheres que viviam a menos de 500 metros de distância de plantações em que se usava o pesticida organoclorado tinham 7,6 mais riscos de darem à luz portadores do distúrbio.

A intoxicação, segundo a especialista, se dá entre o 26º e o 81º dia de gestação, fase na qual o tubo neural do feto está se fechando. Essa estrutura, mais tarde, dá origem ao cérebro e à medula espinhal. “Embora esses estudos não possam ser considerados conclusivos no sentido de estabelecerem a associação definitiva entre autismo e produtos químicos, eles levantam importantes questões relacionadas aos efeitos na saúde de um feto ainda em formação”, acredita Janie. Para Phillip Landrigan, o potencial negativo das substâncias químicas sobre o neurodesenvolvimento precisam ser encarados como problema de saúde pública mundial e discutidos internacionalmente. “Necessitamos urgentemente de uma estratégia de prevenção global. Produtos químicos em uso precisam ser testados novamente, levando em consideração os efeitos sobre o cérebro do feto. Aqueles que jamais foram testados devem ser tachados de inseguros”, defende.

Defeitos genitais em recém-nascidos

Uma análise de 100 milhões de prontuários médicos em condados americanos revelou que autismo e déficits intelectuais estão correlacionados com a incidência de malformação genital em recém-nascidos. Defeitos congênitos nos órgãos sexuais masculinos são um indicativo de exposição a fatores ambientais de risco, como pesticidas, segundo os autores do estudo, publicado na revista Plos computational biology.

Depois de ajustar gênero, etnia, fatores socioeconômicos e geopolíticos, os pesquisadores da Universidade de Chicago (EUA) observaram que as taxas de autismo pulavam para 283% para cada ponto percentual de aumento na frequência de malformação em um condado. Os déficits intelectuais aumentavam 93%. “O autismo é um problema fortemente relacionado à malformação congênita dos genitais masculinos”, diz Andrey Rzhetsky, professor de medicina genética da universidade. Ele afirma que, embora o distúrbio tenha componentes genéticos, não se pode descartar as causas ambientais.

Não se sabe bem o motivo, mas fetos do sexo masculino são particularmente sensíveis às toxinas de pesticidas e de outros produtos químicos. Acredita-se que a exposição dos pais a essas substâncias esteja por trás de problemas como micropênis, hipospadia (localização errada da uretra), deformidade nos testículos e outros.

Em quase todas as regiões analisadas pela equipe de Rzhetsky, onde havia taxas altas de autismo, a incidência dessas malformações também estava acima da média. “Interpretamos esse resultado como um forte sinal ambiental”, destaca o pesquisador. Ele ressalta que o fenômeno não foi observado em relação a bebês do sexo feminino. A análise indicou também que a correlação de autismo e vacinas é muito baixa. Alguns especialistas defendem que a imunização de bebês pode desencadear o transtorno, mas os prontuários não mostram essa associação. (PO)