terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Maria Ester Maciel - Mais de 100 Pessoas‏

Mais de 100 Pessoas 
 
Maria Ester Maciel - memaciel.em@gmail.com
Estado de Minas: 04/02/2014


Durante o voo de Lisboa a Belo Horizonte na quinta-feira passada, pus-me a folhear três livros comprados numa pequena livraria portuguesa, todos de um poeta que, mesmo tendo morrido em 1935, continua publicando livros até hoje: Fernando Pessoa. Mas não, esses livros não são psicografados do além. Eles vêm do inesgotável acervo de manuscritos inéditos deixados pelo poeta, os quais se encontram, atualmente, sob os cuidados da Biblioteca Nacional de Lisboa. Graças ao trabalho de uma dedicada equipe de pesquisadores e estudiosos, esse material tem sido transcrito e publicado em livros, ano após ano. Daí que Pessoa continua(e continuará por muito tempo ainda) em plena atividade literária.

Pois bem. Os três livros que me acompanharam na viagem incluem escritos desse acervo. O primeiro é só de contos; o segundo reúne contos, fábulas e crônicas; e o terceiro, o mais alentado, inclui escritos de Pessoa sobre a chamada “heteronímia”, ou seja, o conjunto de escritores fictícios que ele inventou e a quem atribuiu a autoria de muitos textos, em diferentes gêneros. Depois de ler alguns contos, detive-me com mais cuidado no terceiro volume, que recebeu o título de Teoria da heteronímia e foi publicado pela Editora Assírio & Alvim, em 2012. Organizada por Fernando Cabral Marins e Richard Zenith, a edição é, no mínimo, espantosa. E para quem admira e curte a obra múltipla de Fernando Pessoa, é uma delícia de livro.

A parte mais interessante do volume está logo do início. Intitula-se “Tábua de heterônimos e outros autores fictícios”. Com um detalhe: os heterônimos listados não são apenas aqueles que todos nós conhecemos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares), mas totalizam nada menos que 106 “autores-personagens” de Pessoa, apresentados um a um na “tábua”, em ordem cronológica. O primeiro, inventado quando o poeta era ainda criança, chama-se Chevalier de Pas. O último (ou última) é Maria José, autora de um único texto, “A carta do corcunda para o serralheiro”, datada de 1929 ou 1930. Entre esses dois há de tudo: Firmino Lopes (tradutor de poemas gregos), Dr. Abílio Quaresma (compilador de contos policiais), Raphael Badaya (astrólogo e estudioso do ocultismo), Dr. Florêncio Gomes (autor de um Tratado de doenças mentais), Joaquim Moura-Costa (poeta satírico, antimonárquico e anticlerical), Jean Seul de Méluret (heterônimo francês, autor de três ensaios sobre os costumes franceses), além de Olga Baker, que teria escrito três livros planejados por Pessoa para ganhar dinheiro: O livro do toilette, O livro da dona de casa e O livro da mãe. Há também tradutores e ensaístas ingleses, charadistas, dois primos de Alberto Caeiro, um irmão de Ricardo Reis e até alguns espíritos astrais que escrevem do além. E muitos, muitos outros.

Se Fernando Pessoa já definiu o poeta como um “fingidor”, podemos dizer que ele “fingiu” todos esses autores. E transformou-os em personagens de um drama: o drama da multiplicidade que marcou sua própria existência como pessoa. Um drama que se apresenta também como um jogo, capaz de divertir e intrigar quem se propõe a entrar nele.

Coisa de gênio. 

TeVê

Estado de Minas: 04/02/2014 

TV PAGA » Trama diabólica 

 
 (Fox/Divulgação)


Mais uma série estreia hoje na telinha. É Sleepy hollow, atração do canal Fox, às 22h30. A produção tem 13 episódios e combina ação e aventura numa versão moderna do clássico de Washington Irving, que foi adaptado, por exemplo, como A lenda do cavaleiro sem cabeça, filme de Tim Burton, estrelado por Johnny Depp. Na trama, Ichabod Crane rasteja para fora de uma cova rasa depois de 250 anos, mas com ele ressuscita também um soldado inglês que Crane decapitou e que volta para aterrorizar a pequena Sleepy Hollow. Tom Mison e Nicole Beharie (foto) ficaram com os papéis principais da série.
MGM estreia a produção  brasileira Força de elite

A MGM também estreia série esta noite, e uma produção brasileira. No caso, o suspense policial Força de elite, às 21h, no canal MGM e às 23h10 no MGM HD. Baseada em situações
reais, a série terá na primeira temporada quatro episódios
de uma hora mostrando o trabalho do Grupo de Investigação Policial, que tem como principal missão desmontar uma das principais facções criminosas do país. No elenco, Rodrigo Rebello, Camila Molina, Eder Santos, Bruno Lamberg e Rinaldo Belizário.

Teimosia da imaginação vai falar de artes plásticas

No canal Curta!, a novidade é Teimosia da imaginação, às 23h. A série apresenta mestres das artes plásticas de diversas regiões do Brasil que iniciaram e desenvolveram suas obras de maneira intuitiva, sem qualquer formação artística oficial. Como o pernambucano José Bezerra, que é mestre em esculturas de madeira. Já às 23h30, a emissora exibe o documentário As meditações de Rodin.

Assassinato do cartunista  Glauco na pauta do A&E

E mais. No +Globosat, às 17h, estreia a quarta temporada de Os aviadores, para quem é apaixonado pela aviação. No Discovery, às 21h30, tem continuação a primeira temporada de Ouro selvagem. No canal History, às 22h, a atração é Vida eterna, que promete revelar o que a ciência e a tecnologia têm feito para quebrar o paradigma da morte. E no A&E, às 22h30, estreia a nova temporada de Investigação criminal, reconstituindo o assassinato do cartunista Glauco e de seu filho Raoni, em 2010.

Professor defende as cotas  raciais para universitários

Defensor de cotas raciais para universitários, o professor Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade, é o entrevistado desta noite de Antônio Abujamra no programa Provocações, às 23h30, na Cultura. O professor Hélio Santos vai comentar temas como escravidão, sistema de cotas em universidades e violência no Rio de Janeiro.

Sganzerla investiga visita  de Orson Welles ao Brasil

O canal Arte 1 continua com sua sessão especial de cinema das 21h30 com o curta A linguagem de Orson Welles. Na sequência, o longa Nem tudo é verdade, ambos de Rogério Sganzerla. No Canal Brasil, às 22h, estreia o terror A antropóloga, com a mineira Larissa Bracher à frente do elenco. Ainda na faixa das 22h, o assinante tem mais cinco opções: Cilada.com, no Telecien Fun; 10 anos de pura amizade, no Telecine Pipoca; Justiceiros de Deus, no Cinemax; Closer – Perto demais, na HBO 2; e Fomos heróis, na MGM. Outras atrações da programação: O pior trabalho do mundo, às 20h05 , no Universal; Os safados, às 21h, no Comedy Central; Mulheres – o sexo forte, às 21h55, no Glitz; Lutador de rua, às 22h30, no Megapix; Esquadrão Classe A, às 22h30, no FX; e A menina que brincava com fogo, também às 22h30, no Space.


CARAS E BOCAS » Gajo esconde sua paixão



Tomás Ferraz vai ao programa de Marília Gabriela  (Carol Soares/SBT)
Tomás Ferraz vai ao programa de Marília Gabriela 

Marília Gabriela já trabalha tanto, com dois programas no SBT e um no canal pago GNT, como é que ela ainda arruma tempo para fazer novela? Bem, pelo menos é uma pontinha, e com caráter afetivo, porque será em Chiquititas. No capítulo desta noite da novelinha adolescente, ela vai simplesmente abrir seu programa de entrevistas De frente com Gabi para receber o “astro português” Tomás Ferraz, que na verdade é um disfarce do ex-barista Tobias (Pedro Lemos). Com pose de galã, o malandro fala da fama que conquistou com o webhit A festa ainda pode ser bonita e revela que tem uma grande paixão, mas não diz o nome da amada. Eduarda (Virginia Nowicki) vê a entrevista e diz para a filha, Maria Cecília (Lisandra Parede), que Tomás Ferraz se referiu a ela, mas a jovem nega e conta que está namorando outro rapaz. Resultado: a notícia tem uma grande repercussão em todas as mídias e jornalistas e fotógrafos começam a perseguir o falso cantor português para tentar descobrir quem é a sua paixão secreta.

Cantores homenageiam  um gênio da era do rádio

A cantora Nina Becker e o músico Jorge Mautner são os convidados de hoje de Diogo Nogueira no programa Samba na Gamboa, que vai ao ar às 22h, na TV Brasil, e às 23h, na Rede Minas. No caso, a turma se reúne para cantar as marchinhas de Lamartine Babo, um ótimo aquecimento para o carnaval. Lamartine compôs também muitos sambas e hinos de times de futebol. Entre seus maiores sucessos estão Olha a cabeleira do Zezé e Aurora.

Avenida Brasil bomba na  América e até na Europa

A novela Avenida Brasil é sucesso por onde é exibida. No Chile, em sua reta final, a trama de João Emanuel Carneiro teve destaque na lista dos assuntos mais comentados no Twitter. Entre os personagens mais citados nas mensagens de texto ficaram Nilo e Suelen, interpretados por José de Abreu e Isis Valverde. O folhetim conquistou também os franceses: há menos de um mês no ar, no canal France Ô, a atração foi recebida com festa em Paris.

Prorrogadas as inscrições  para edital Anima Minas

O prazo de inscrições no edital Anima Minas foi prorrogado até dia 10. O edital foi criado para incentivar a produção audiovisual mineira de animação e o mercado de audiovisual. Serão selecionados projetos inéditos e originais de séries de animação para compor a interprogramação da Rede Minas.
Informações no site www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/1737->.

Multishow vai transmitir Festival Planeta Atlântida

Enquanto o carnaval não chega o Multishow vaio de pop e rock. O canal pago exibe ao vivo e com exclusividade o Planeta Atlântida, sexta-feira e sábado, a partir das 19h. Na primeira noite vão rolar os shows de Donavon Frankenreiter, O Rappa, Ivete Sangalo, Jota Quest e Ne-Yo. No sábado, Gabriel O Pensador, Raimundos e Comunidade Nin-jitsu,  Skank, Jorge & Mateus  e Só Pra Contrariar.


VIVA
Carmo Dalla Vecchia está bem como Manfred, o vilão de Joia rara. Nos próximo capítulos, depois de descobrir que Sílvia (Nathalia Dill) está viva, ele vai convencê-la de que Franz (Bruno Gagliasso) foi quem tentou matá-la.

VAIA

Além dos recorrentes problemas com legendas e dublagens nas séries da TV paga, alguns canais apresentam deficiências no áudio. Até seu último episódio, na sexta-feira, a premiada Breaking bad sofreu com isso no AXN. 


Série brasileira

A HBO anuncia a estreia de mais uma série brasileira em 23 de março, um domingo. Psi será ambientada na cidade de São Paulo, narrando as aventuras de Carlo Antonini, personagem de duas obras de Contardo Calligaris. Interpretado por Emilio de Mello, ele é um psicanalista interessado em casos pouco comuns, que o desafiam e o colocam
em perigo, muitas vezes envolvidos em investigações policiais e questões amorosas. O elenco conta ainda com Claudia Ohana, Aida Leiner, Igor Armucho e Bianca Vedovato, além de convidados. A direção é de Marcus Baldini. A série é fruto da parceria com as produtoras independentes Biônica Filmes e Damasco Filmes. Vale lembrar que o canal já exibiu séries de boa qualidade, como O negócio, Preamar, Destino São Paulo, Destino Rio de Janeiro, Filhos do carnaval, Mandrake e Alice.