sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Culpada - Eduardo Almeida Reis

Culpada


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas 07/11/2014

Dia 9 de outubro, quando citei a ilustre senhora Rosane Brandão Malta, ex-Collor de Mello, disse que ela traz nas veias o generoso sangue alagoano de escritores como Graciliano Ramos e José Lins do Rego. Poderia ter citado o jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, que entrevistei várias vezes, ou o lexicógrafo Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, de quem fui amigo e abonou com frases dos meus livros alguns verbetes do seu famoso dicionário.

O diabo é que José Lins do Rego, brasileiro ilustre que torcia pelo Flamengo e conheci pessoalmente na livraria José Olympio, centrão do Rio, nasceu em Pilar, estado da Paraíba. Márcia, leitora educada, escreveu-me dizendo que gostou da crônica, de mesmo passo em que informava o local de nascimento do romancista rubro-negro. Grandes escritores paraibanos têm destas esquisitices futebolísticas: torcem pelos times do Rio feito uns desesperados. Zé Lins torcia pelo Flamengo, Moacir Japiassu é vascaíno doente.

Só não entendi até agora por que incluí o autor de Menino de Engenho entre os nascidos em Alagoas. Culpa da internet? Devo ter consultado um site sobre “escritores alagoanos” e lá estava o nome do torcedor rubro-negro falecido em 1957, quando ainda não tinha sido inventado o imbecilérrimo flamenguista, adjetivo e substantivo de dois gêneros. Naquele tempo o torcedor era flamengo ou rubro-negro.

Zebra!
Promovida pela Associação Brasileira de Enologia realizou-se em Bento Gonçalves, RS, no dia 27 de setembro, a 22ª Avaliação Nacional de Vinhos, reunindo 850 pessoas entre enólogos, enófilos, sommeliers, jornalistas, curiosos e desocupados, que tiveram a subida honra de dividir a plateia com o doutor Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, pai do Popó e do Cacá, amigo do Jaeci e sócio de uma vinícola sul-rio-grandense.

Um júri composto por enólogos degustou às cegas 290 amostras de vinhos selecionados e a zebra, a grande surpresa entre os vinhos tintos secos foi a vitória de um cabernet franc da Vinícola Góes, de São Roque, SP, município fundado em 1657. Isto porque os vinhos são-roquenses são conhecidos há séculos como os segundos piores do mundo, perdendo apenas para os vinhos produzidos numa determinada região de Minas, que não cito porque tenho por lá vitivinicultores amigos.

Com a maluquice do clima em 2014, choveu demais na serra gaúcha prejudicando suas videiras, enquanto em São Roque, Região Metropolitana de Sorocaba, a temperatura e as poucas chuvas permitiram que a Vinícola Góes produzisse o tinto vencedor.

Anúncio
Anúncio de bom tamanho nos jornais é publicado, presumo, para vender um produto. Daí a pergunta que faço ao caro e preclaro leitor: você compraria um livro de 312 páginas por R$ 21,50, anunciado com as virtudes seguintes: “Prefaciado pelo Cardeal e Grão Chanceler da Puc-Rio, Dom Orani Tempesta, e pelo reitor, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, organizado pelos professores de teologia e presbíteros diocesanos Joel Portella Amado e Leonardo Agostini Fernandes, o livro Evangelii Gaudium em Questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais contou com a participação de professores do corpo docente do Departamento de Teologia da Puc-Rio?”.

Tenho o maior apreço pelo cardeal Tempesta, que conheço da tevê, e pelo padre Josafá, que não conheço. Daí a comprar um livro anunciado com as credenciais de ter sido prefaciado pelos dois vai uma distância ainda maior que a da Terra à constelação da Ursa Maior, também conhecia por Carro, Arado, Frigideira ou Caçarola. Por fim, outra pergunta: será que o corpo docente do Departamento de Teologia da Puc-Rio acredita na Bíblia e na honestidade do PT?

Sim, porque um imbecil acaba de me enviar e-mail de apoio à senhora Rousseff pedindo que o repasse à lista com os endereços dos meus amigos. Esse beócio nunca me leu, portanto não sabe que jamais chamei dona Dilma daquilo que todos chamam para não ofender os tapirídeos, família de grandes mamíferos perissodátilos, que compreende as antas e os tapires, com um único gênero (Tapirus) e quatro espécies encontradas nas Américas Central e do Sul, na península Malaia e na Sumatra.

O mundo é uma bola
7 de novembro de 1802: primeiros ocidentais pisam no Atol Palmyra, nas Espórades Equatoriais, Atol que até hoje pouca gente sabe onde fica, a começar por mim. Em 1837, eclode na Bahia a Revolta Sabinada. Em 1848, eclode em Pernambuco a Revolução Praieira. Baianos e pernambucanos têm gosto especial para revoltas nos dias 7 de novembro.

Em 1874, primeira publicação em jornal americano do símbolo do Partido Republicano, o elefante. Em outubro de 2012, um senador republicano se disse contra o aborto mesmo nos casos de estupros, porque a vida é manifestação da vontade de Deus e se o estupro ocorreu foi determinado por Deus: ninguém me contou, vi na tevê. Em 1930, emancipação de Alexandria, não a histórica, mas a da cidade norte-rio-grandense. Em 1952 nasceu Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, governador de São Paulo. Acompanho sua carreira desde quando foi prefeito no Vale do Paraíba e posso afiançar que é dos melhores políticos brasileiros.

Ruminanças
“Quando você conclui que as suas ex-companheiras são malucas, ou o maluco é você ou a sua conclusão está certa” (R. Manso Neto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário