domingo, 26 de outubro de 2014

EM DIA COM A PSICANáLISE » Trilhamentos do desejo

Regina Teixeira da Costa
reginacosta@uai.com.br
Estado de Minas: 26/10/2014 



“Na medida em que o homem é apanhado na dialética significante, há alguma coisa que não funciona... Há resíduo, portanto. Como se apresenta ele?... como se apresenta este para além...? A experiência prova que ele se apresenta. E é isso que chamamos desejo.” Jacques Lacan, 1958.

Nas formações do inconsciente temos o desejo recalcado, esquecido, buscando uma via de acesso ao consciente. Nessas formações, o que se apresenta da ordem do desejo se faz passar de algum modo.

Há, então, trabalho psíquico, que se dá pelas operações que franqueiam o caminho do que se forma, de-formando-se; fazendo trilhas, cavando pegadas na estrutura de linguagem do inconsciente.

Nas formações, o recalcado retorna pelos trilhamentos no sintoma, no ato falho, no lapso, no chiste (dito espirituoso, piada), no sonho, na transferência, nos apontando a ética de nossa prática clínica, que é aquela de nos orientarmos pelo que nas marcas e nas trilhas se revela como causa de desejo.

Há também outro ponto crucial para a psicanálise, que é a formação do analista. Esta implica em um longo percurso de elaboração pelas formações do inconsciente, posto que o analista é produzido em sua análise no trabalho com essas operações.

Lacan escreveu, no seminário sobre a angústia, que abordar o desejo é empreitada nada insignificante e que essa empreitada não se realiza num único passo.

A 19ª Jornada do Aleph – Escola de Psicanálise pretende abordar a complexidade das questões relativas aos trilhamentos do desejo nas formações do inconsciente. Um trabalho de muitas voltas por meio da interlocução que abre a elaboração de alguns pontos e ao mesmo tempo relança outros, sempre na lógica de um saber a se concluir. Como no movimento próprio do desejo, que, ao passar, não se realiza, mas relança-se continuamente, produzindo suas marcas.

Este é o convite feito pela Comissão da Jornada, formada pelos psicanalistas José Eugênio de Carvalho Gomes, Maria Inez F.L de Figueiredo, Regina Bueno Guerra, Sandra de Faria Pujoni (coordenação), Sílvia G. Myssior e Valéria S. Brasil.

Recomendo para quem quer saber um pouco mais sobre o desejo inconsciente, que não tem nada a ver com vontades ou mesmo caprichos. Saber mais sobre o desejo conduz o sujeito a lugares antes insuspeitados.

19ª JORNADA DO ALEPH  ESCOLA DE PSICANÁLISE
Dias 7 e 8 de novembro. Museu Inimá de Paula, Rua da Bahia, 1.201, Centro. Informações: Secretaria do Aleph – Escola de Psicanálise, Rua Ceará, 1.431, sala 1.205, Funcionários, (31) 3281-9605.
 E-mail: aleph.psicanalise@terra.com.br e www.aleph.psc.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário