sábado, 6 de setembro de 2014

Sempre ele!- Jaeci Carvalho

Na reestreia de Dunga e com um jogador a mais durante um bom tempo, Neymar salva a Seleção Brasileira, que vence a Colômbia por 1 a 0. Terça-feira o time encara o Equador


Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 06/09/2014


Atacante do Barcelona comemora com o cruzeirense Éverton Ribeiro o belo gol que marcou (Fotos: Bruno Domingos/Mowa press)
Atacante do Barcelona comemora com o cruzeirense Éverton Ribeiro o belo gol que marcou


Miami – Mais uma vez coube a Neymar resolver a parada. Agora escolhido como capitão por Dunga, novo técnico da Seleção Brasileira, o atacante do Barcelona, cobrando falta com maestria, garantiu a primeira vitória do comandante em sua volta ao time nacional, na primeira partida do Brasil depois da vexatória campanha do Brasil na Copa do Mundo. A Seleção venceu a Colômbia por 1 a 0, no Estádio Sun Life, em Miami. O colombiano Cuadrado foi expulso no início do segundo tempo, e o atleticano Diego Tardelli teve boa atuação, com muita movimentação no ataque. Agora o time de Dunga volta a campo no segundo amistoso na terra do Tio Sam, enfrentando o Equador, na terça-feira, em Nova Jérsei.

Antes de a bola rolar, os capitães de Brasil e Colômbia, Neymar e Zúñiga, trocaram cumprimentos amigáveis, deixando claro que o passado definitivamente ficou para trás. Na Copa do Mundo, o atacante do Barcelona acabou sendo cortado do time brasileiro depois de sofrer um falta violenta cometida pelo lateral-direito do Napoli. Mas o clima amistoso ficou por aí. Com o início do jogo, brasileiros e colombianos mais uma vez mostraram rispidez nas divididas. E houve distribuição de cartões amarelos, principalmente para os adversários, que distribuíram pancadas. O Brasil apostou na movimentação, principalmente com Tardelli, tentando passar pela forte marcação da Colômbia. E o destaque do time na primeira etapa foi mesmo o atleticano que, ao contrário de Fred no Mundial, buscava o jogo de um lado a outro do campo.

Neymar e Willian também eram participativos, ao contrário de Oscar, que pouco mostrou. Aos 24min, o Brasil chegou a colocar a bola nas redes com Diego Tardelli, Mas o assistente marcou um impedimento duvidoso. Mas não era só o Brasil que atacava. Pela Colômbia, Cuadrado se mostrou o mais envolvente jogador. Já James Rodríguez chamava mais a atenção do público pela fama do que pelo futebol.

NA VOLTA No segundo tempo quem resolveu entrar em ação foi Dunga. O treinador trocou a dupla de volantes: saíram Luiz Gustavo e Ramires para as entradas de Fernandinho e Elias. Mas logo aos quatro minutos, Cuadrado cometeu falta em Neymar, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Os brasileiros reclamaram muito da violência, enquanto os colombianos, da arbitragem. O Brasil passou a ter mais liberdade e em pouco tempo criou mais chances. Diante do domínio brasileiro, a Colômbia não economizou pontapés. Dunga mexeu: Philippe Coutinho e Éverton Ribeiro assumiram as funções de Oscar e Willian. O panorama não mudou muito.

Foi a vez de José Pékerman mudar, sacando a revelação James Rodríguez para a entrada de Falcao García. Mas aos 37min, o Brasil finalmente marcou. O cruzeirense Éverton Ribeiro tentou bom lançamento para dentro da área e bola foi cortada com a mão por Martínez. Falta, que foi cobrada com maestria por Neymar, no ângulo, abrindo o marcador e garantindo a alegria de Dunga. Do outro lado, os colombianos voltaram a reclamar com a arbitragem, como fizeram na derrota nas quartas de final da Copa.


Goleiro Ospina tentou, mas não conseguiu alcançar a bola que entrou no ângulo esquerdo (Fotos: Bruno Domingos/Mowa press)
Goleiro Ospina tentou, mas não conseguiu alcançar a bola que entrou no ângulo esquerdo


Os desfalcados

O primeiro turno do Brasileiro termina neste fim de semana com 11 times desfalcados de 23 jogadores, por causa de amistosos de cinco seleções nacionais e da Seleção Sub-21. A maioria também estará fora da abertura do returno, na quarta e quinta-feiras. A equipe mais prejudicada é a do Cruzeiro, uma das duas a não poder usar quatro atletas – a outra é a do Corinthians. A Raposa não tem os armadores Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, na Seleção Principal, e o volante Lucas Silva e o armador e atacante Alisson, na Sub-21. No Timão, Mano Menezes ficou sem o zagueiro Gil e o volante Elias, na Seleção Brasileira, o armador Lodeiro, na Uruguaia, e o atacante Guerrero, na Peruana. Dois clubes perdem três jogadores: o Inter, sem o goleiro Jacsson e o lateral Gilberto, na Sub-21, e o armador Aránguiz, no Chile; e o Santos, sem outro chileno, o lateral Mena, o volante Alison (Sub-21) e o atacante Robinho (Seleção Brasileira). O Atlético ficou sem o lateral-esquerdo Douglas Santos, chamado por Gallo, e o atacante Diego Tardelli, convocado por Dunga. O Botafogo tem o goleiro Jefferson na Principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário