terça-feira, 2 de setembro de 2014

FELIT » Festival literário homenageia Cony‏

Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 02/09/2014 



Carlos Heitor Cony, de 88 anos, vai a São João del-Rei e Tiradentes  (Ana Paula Migliari/Divulgação)
Carlos Heitor Cony, de 88 anos, vai a São João del-Rei e Tiradentes

 A cada ano se firmando como um dos encontros literários mais importantes do interior mineiro, está fechada a programação do 8º Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (Felit), que será realizado de amanhã a sábado, no Teatro Municipal de São João del-Rei e no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes.

O homenageado este ano será o jornalista e romancista carioca Carlos Heitor Cony, que vai conversar com o público e autografar seus livros. Para o curador José Eduardo Gonçalves, a escolha de Cony se deu pela relevância da sua obra como ficcionista e pelo grande jornalista que é. “Cony é um dos nomes mais importantes da cultura brasileira, uma voz que todo o país escuta e respeita”, diz José Eduardo.

Além de Carlos Heitor Cony, que é autor, entre outros, do clássico Quase memória, também estarão presentes no Felit a romancista Nélida Piñon, imortal da Academia Brasileira de Letras; Cristóvão Tezza, um dos autores brasileiros mais celebrados dos últimos anos; o roteirista e romancista Raphael Dracon; e Sérgio Paulo Rouanet. A grande atração internacional será o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que vai participar de uma mesa na companhia da escritora e jornalista Leila Ferreira.

Hoje, o jornalista Zuenir Ventura conversa com estudantes sobre “a arte da escrita”, no Câmpus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei. Inspirado em Quase memória, de Carlos Heitor Cony, será lançado também um livro de autoria de 31 estudantes do 9º ano no ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de São João del-Rei. Paralelamente, os melhores restaurantes da cidade vão realizar o 4º Circuito Gastronômico do Felit, com pratos inspirados na obra de Cony. Mais informações na internet:  www.felit.com.br.

AO PONTO

Durante o Felit, os pontos literários vão aproximar a população dos escritores. Cinco pontos de ônibus ganharam espaço onde o passageiro pode pegar, trocar ou doar livros. Eles foram instalados em frente à Escola Municipal Maria Tereza, Estação de Trem, Rodoviária Velha, Praça Frei Orlando e no Câmpus Dom Bosco, em São João del-Rei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário