quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Estatísticas - Eduardo Almeida Reis

Treino, salvo melhor juízo, exige treinadores, que no futebol são chamados professores e ganham fortunas

Eduardo Almeida Reis
Estado de MInas: 10/09/2014



Momento em que o prazer da excitação sexual atinge o máximo de intensidade, o lexema orgasmo entrou em nosso idioma no ano de 1707 vindo de orgasme, em francês “acesso de cólera”, di-lo Houaiss. Com ele não concorda meu dicionário eletrônico francês-português-francês, em que orgasme significa orgasmo. Dilema atrocíssimo que me leva ao Petit Robert para ver: orgasme n.m. (1623; “accès de colère”, 1611; du gr. orgân “bouillonner d’ardeur”).

Dizem os estatísticos que 51% das mulheres brasileiras nunca atingiram o máximo da intensidade sexual, porcentagem igual à mundial: somente 49% são orgásticas. O assunto é complexo e divertido, tanto assim que velho amigo me dizia curtir os orgasmos pronominais de duas namoradas, uma portuguesa letrada, uma brasileira de letras nenhumas. A portuguesa dizia “Estou-me a vir” e a brasileira pedia “Mata-me de prazer”. Realmente, pronomes bem situados têm hora e vez nos melhores momentos da cidadania.

Belo-horizontino atento, o excelente Emanuel Soares Carneiro escalou a repórter Mônica Miranda, da rádio que preside, para entrevistar a psicóloga, neuropsicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia na quinta-feira, 31 de julho, Dia Mundial do Orgasmo.

Vejo no Google que Sônia Eustáquia da Fonseca tem consultório no Bairro Comiteco, em BH, e é bela mulher. Sendo Eustáquia deve ser belo-horizontina, considerando que onze entre dez brasileiros chamados Eustáquio(a) nasceram na capital de todos os mineiros.

Na entrevista, a psicóloga, neuropsicóloga e sexóloga confirmou os números estatísticos, explicou pormenorizadamente as anfractuosidades da genitália feminina e disse que é tudo uma questão de treino. Treino, salvo melhor juízo, exige treinadores, que no futebol são chamados professores e ganham fortunas. Considerando que treinador de orgasmo feminino é profissão muito mais divertida que a de professor de futebol, os rapazes que se dedicarem à nobre e deliciosa tarefa podem ganhar muito menos. Tenho dito e philosophado.

Nova ONG
Fascinado pelo relacionamento da ONG Casa Espírita Tesloo com um deputado federal do PMDB-RJ, fui ao Google para ver se encontrava o significado de Tesloo. Não achei, mas encontrei uma relação imensa de ONGs atuando no Rio de Janeiro: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro > Áreas de Atuação > Terceiro Setor > ONGs de Acolhimento > Capital > Lista de ONGs de acolhimento da capital.

Como deu para perceber, a lista interminável é só das ONGs de acolhimento da capital. Em todos os municípios fluminenses a lista deve ser do tamanho daqueles antigos catálogos de telefones. Atualmente, ensina a Wikipédia, as ONGs significam grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Fazem parte do chamado Terceiro Setor.
Enquanto philosopho, penso que no máximo 3% das ONGs são sérias: o resto é picaretagem, quando não é quadrilha. Entre as sérias, ouso incluir a ONG Abrace a Serra da Moeda. Há outras recomendando amplexos, como a Abrace Curitiba e a Abrace Solidário Campinas, sobre as quais nada sei. Mas se o negócio é abraçar, não me custa sonhar com a ONG Abrace Maria Fernanda Cândido. Com todo o respeito pelo empresário francês Petrit Spahira, com quem se casou dia 9 de setembro de 2005 e é pai de seus dois filhos. Afinal, abraçar não tira pedaço nem desrespeita a bela senhora.

Nova tia

Além de irmão do pai ou da mãe em relação aos filhos destes, tia tem um monte de acepções. Destaco o tratamento carinhoso que, nas escolas, as crianças dispensam às suas professoras para falar de uma professora de filosofia da UERJ, Camila Jourdan, coordenadora dos cursos de pós-graduação naquela disciplina, que se dedica nas horas vagas a produzir artefatos explosivos e orientar grupos de black blocs no Rio.

Pelas fotos, não é velha nem feia, mas nas gravações feitas pela polícia (com autorização judicial) é um perigo. Está e continuará solta, porque sempre há um desembargador ou um ministro do STF adepto do estilo cheguei jogando para as arquibancadas da marginalidade, nas quais o magistrado deveria estar sentado depois de pegar seu ingresso como torcida organizada.
Diante dessa professora universitária, razão tinha aquele professor de curso secundário que incluiu Valesca Popozuda numa prova como brilhante filósofa moderna. Valesca filosofa com o popô enquanto Camila prefere a matéria expelida através dele.

O mundo é uma bola
10 de setembro de 1509: terremoto em Istambul destrói mil casas e mata cerca de 10 mil pessoas. O Eça diria que foi um terramoto turcamente abjeto. Em 1721, pelo Tratado de Nystad termina a Grande Guerra do Norte entre a Rússia e a Suécia. Em 1756, dom José I, rei de Portugal, assina a lei proposta pelo Secretário de Estado do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo, que estabelece a primeira região demarcada no mundo para produção de vinho – o vinho do Porto –, estabelecendo as áreas e as regras, criando a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro sediada na cidade do Porto. Em 1808, lançamento da Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil.

Ruminanças

“Há pessoas que lambem as minhas mãos. Outras vêm com a cauda em alarido” (Guilherme Figueiredo, 1915-1997). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário