quarta-feira, 3 de setembro de 2014

COLUNA DO JAECI » Bom recomeço‏

Sei que a torcida não queria Dunga, mas é com ele que tentaremos resgatar nosso futebol. Não conseguiu isso entre 2006 e 2010, mas quem sabe tenha aprendido e mostre algo de novo?

Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 03/09/2014



Miami – Tivemos ontem a primeira janela de entrevistas no hotel da Seleção Brasileira. Velhas caras, como Robinho e Ramires. Outras pouco conhecidas, como Ricardo Goulart. Alguns fazendo sucesso na Europa, como Philippe Coutinho e Miranda, que, aliás, poderiam ter feito parte do grupo que fracassou na Copa do Mundo, depois de grande temporada nos seus clubes. Para o técnico anterior, porém, Seleção não era momento, e sim família, e como ela ruiu, ficou desmoralizado. Aliás, companheiros da imprensa colombiana me perguntam o que teria ocorrido na derrota para a Alemanha. Franco, respondi que o problema não foi naquele jogo, mas na Copa inteira. Não há como fugir das perguntas, algumas feitas com certa maldade e sorriso debochado de coleguinhas. Faz parte do jogo. Quem mandou termos Seleção tão ruim como a do Felipão? Vamos pagar esse preço por muito tempo.

A entrevista foi organizada. Hoje, tudo está centralizado pelo coordenador Gilmar Rinaldi, que determina a Luiz Augusto Nunes e Vinícius Rodrigues o que e como deve ser feito. Ainda há dúvidas sobre a marcação de entrevistas etc. Mas nada como anteriormente, quando globais tinham mordomias, principalmente atores, que até treino paravam na Granja Comary. Um passado recente que Dunga e Gilmar não querem ver repetido.

Dei de cara com Dunga na noite de segunda-feira, na porta do elevador. Disse a ele que da minha parte estava tudo zerado, sem ressentimento. Com sorriso discreto, o técnico me apertou a mão e balançou a cabeça concordando. Ao nos reencontrarmos ontem, no elevador, nos demos bom-dia e ainda brinquei que há tempos não via Taffarel e a barba do antigo goleiro estava branca. O treinador riu e desceu no quinto andar para tomar café com o grupo. Torço sempre pelo Brasil e, se Dunga der padrão de jogo ao time, escalar os melhores e modernizar e resgatar o futebol brasileiro, eu elogiarei. Do contrário, criticarei, mas sempre o profissional. Se ele admitiu publicamente que precisava mudar a postura com a imprensa, não custa mudarmos também.

Dito isso, ontem à tarde começou efetivamente a nova era Dunga na Seleção. Gostei de nomes como Miranda, para mim, bem superior a David Luiz, de Philippe Coutinho, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart. Também gostei de rever Robinho, que no Brasil joga muito, mas na Europa não foi o que se esperava. Com seu ótimo astral, ele garantiu não estar preocupado com 2018. Para o atacante, o grupo é forte, mas terá de conviver com o fracasso do Mundial de 2014 e superá-lo. Ele diz que sua maior motivação na volta é nunca ter sido campeão mundial.

Teremos de conviver permanentemente com o fantasma dos 7 a 1. Sei que a torcida não queria Dunga, mas é com ele que tentaremos resgatar nosso futebol. Não conseguiu isso entre 2006 e 2010, mas quem sabe tenha aprendido e mostre algo de novo? Acho que não foi boa escolha a Colômbia, de James Rodríguez e novamente com Falcao García, para primeiro adversário. Se não formos testados contra times de qualidade, porém, nunca saberemos em que estágio estamos.

A propósito, será fantástico, menos de dois meses depois da final da Copa, ver Alemanha e Argentina se enfrentando novamente. São esses grandes jogos que movem o futebol e nos encantam.


Veterano
Ricardo Goulart parecia um veterano, dando entrevistas. Ele se portou bem, se saiu melhor ainda nas respostas e parecia estar em casa.


Philippe Coutinho
No momento em que Éverton Ribeiro e Paulo Henrique Ganso estão jogando o fino no Brasil, o armador do Liverpool também ganha chance na Seleção. Para quem não tinha um camisa 10 há dois meses, saber que dois dos melhores estão aqui é bom sinal.


Miranda
Apontado por muitos como injustiçado ao ficar de fora do Mundial, ele elogiou Dunga, que comparou a seu técnico no Atlético de Madrid: o argentino Diego Simeone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário