sábado, 16 de agosto de 2014

Quando humor não é remédio

A morte de Robin Willians alerta para o fato de que depressão é coisa séria

Antônio Geraldo da Silva
Psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Estado de Minas: 16/08/2014


A recente e trágica notícia sobre a morte do comediante americano Robin Williams, confirmada como suicídio por asfixia esta semana, traz à tona uma preocupação alarmante e que reflete muito da imagem que alguns transtornos mentais ainda recebem por parte da sociedade. Para alguns, um destempero; para outros, uma fraqueza. Mas a depressão é um transtorno mental dos mais graves e incapacitantes. Dentre as 10 principais causas de afastamento do trabalho em todo o mundo, cinco são decorrências de transtornos mentais. A depressão aparece em primeiro lugar. Combinada com o uso e o abuso de álcool e de outras drogas – como era o caso do ator – torna-se uma mistura bombástica. A prevalência de tentativas de suicídio na população geral é em torno de 4%. Entre alcoólatras, a prevalência de morte por suicídio pode chegar a 21%.

Para 46 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, a depressão é uma realidade: 20% a 25% da população já teve ou tem depressão ao longo da vida. A incapacitação profissional, a falta de interesse e de motivação para participar de atividades sociais rotineiras e de ter prazer nas coisas de que gosta e com as pessoas que ama, transformam dramaticamente o cotidiano dessas pessoas, o de seus familiares e amigos, trazendo consequências devastadoras. Essa falta de capacidade de se relacionar tem efeitos profundos e duradouros, que dificultam a reinserção social dos que tentam se recuperar de um episódio de depressão. Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que a depressão e os demais transtornos mentais atingem muitos brasileiros, o preconceito em torno deles é crescente na sociedade. Por que será que tantas pessoas ignoram a palavra e ainda têm tanto preconceito contra os transtornos psiquiátricos, em sua maioria livres de qualquer embasamento científico ou lógico? Foi com esses questionamentos em mente e com o intuito de unir a classe psiquiátrica e a sociedade sobre tão presente realidade enfrentada nos consultórios médicos de todo o Brasil, que a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criou a campanha Psicofobia é crime. Já é hora de combater essa discriminação, como atualmente já se faz com os homossexuais, negros e mulheres. A expressão psicofobia expressa justamente o nefasto preconceito contra os doentes mentais e portadores de deficiência.

Se não se deve debochar ou subestimar de doenças como o câncer ou a diabetes, também não há razão para as doenças mentais não serem encaradas com a seriedade que pedem e seus portadores exigem. Há várias formas de preconceito, entre elas a própria negação da doença, considerando-a algo menor ou passageiro. Como disse Albert Einstein, lamentando a triste época em que vivia, “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Em pleno 2014, ideias preconceituosas devem ser combatidas com ainda mais veemência. É chegada a hora de a sociedade olhar com maturidade e respeito para os portadores de transtornos mentais. A morte do comediante traz um alerta importante: depressão é coisa séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário