quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Informática na 3ª idade

Informática na 3ª idade 

Idosos que se abrem a novos aprendizados envelhecem saudáveis
Pollyana Paixão

Estado de Minas: 28/08/2014


Trabalhar o cérebro é tão importante para a saúde dos idosos quanto a realização de atividades físicas. O exercício cerebral evita doenças como a demência. O computador e a informatização são grandes aliados para a saúde mental das pessoas na terceira idade. De acordo com um estudo publicado no periódico PLoSOne – desenvolvido pelo professor da Escola de Psiquiatria e Neurociência Clínica e diretor de pesquisa do Centro de Saúde e Envelhecimento da Universidade de Western Australia, Osvaldo Almeida –, homens mais velhos que têm contato com computadores apresentam menos risco de desenvolver demência em um período de oito anos. O estímulo causado pela informática é benéfico e auxilia a manutenção da memória, proporcionando um aprendizado constante e afastando as chances de desenvolver algumas doenças relacionadas à mente.

Os idosos que se abrem aos novos conhecimentos têm mais chances de ter um envelhecimento saudável, afastando as incapacidades decorrentes da idade avançada. A perda de neurônios se torna comum e inevitável com o passar dos anos. Entretanto, o desenvolvimento contínuo das atividades cerebrais auxilia no resgate das funções que tiveram queda com o avanço da idade, previne a depressão e auxilia no enriquecimento cerebral. O contato com computadores eleva a autoestima dos idosos, evidencia suas potencialidades e os deixa com mais confiança no futuro, por se sentirem capacitados a entender as novidades do mundo virtual. A entrada na terceira idade é uma fase em que, geralmente, muitas pessoas estão se aposentando e acabam tendo mais tempo livre para se cuidar. Atualmente, as pessoas têm apresentado mais desejo e disposição para se manter atualizadas e acompanhar as demandas do mundo digital. Se comunicar com pessoas distantes, estar atualizado com as notícias, se entreter e ter interação com aparelhos eletrônicos são alguns dos pontos que estimulam a vontade de aprender, o que antes era totalmente desconhecido. As atividades desenvolvidas no computador atuam diretamente na melhora da memória e elevam a capacidade de raciocínio, ajudando a retardar o aparecimento de demências e a adquirir costumes que favorecem na melhora da qualidade de vida desse público. Ficar por dentro de notícias com mais facilidade, aumentar o ciclo de contatos e ter a oportunidade de dar sequência à educação pela estimulação mental são algumas das vantagens que atraem as pessoas com mais de 60 anos a começar ou continuar as atividades de informática.

Muitas empresas estão preocupadas com a saúde e a qualidade de vida dos idosos e, com isso, buscam oferecer serviços para que as capacidades desse público sejam colocadas em destaque. O colégio e a faculdade Cotemig são exemplo dessas instituições que aderem aos programas de responsabilidade social e se preocupam com questões humanitárias. Eles desenvolveram um curso que oferece ensino de informática gratuito para pessoas acima dos 60 anos. O curso é ministrado pelos próprios alunos e tem o intuito de beneficiar e agregar conhecimento às pessoas da terceira idade. A tecnologia está a cada dia mais presente em todas as etapas da vida. A informática oferece um leque de oportunidades e benefícios para todas as pessoas e em qualquer idade da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário