quinta-feira, 10 de julho de 2014

ZONA MISTA » O dia da Dona Lúcia‏

ZONA MISTA » O dia da Dona Lúcia

Kelen Cristina
Estado de Minas: 10/07/2014



 (Fotos: Twitter/Reprodução de internet)

Comissão técnica brasileira em peso para uma entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis, pós-desastre no Mineirão. A derrota para a Alemanha por 7 a 1 ainda ecoava pelo Brasil e lá estava o pelotão, perfilado, à espera do bombardeio. E quando todo mundo pensava que sairia algum tipo de explicação para a goleada histórica que tirou a Seleção da Copa, surge a singela carta da Dona Lúcia, lida por Carlos Alberto Parreira, com palavras de conforto e um ombro amigo para o técnico Luiz Felipe Scolari. A admiradora anônima de Felipão acabou sendo o assunto mais comentado ao longo do dia. Ganhou até perfil fake no Twitter, que em quatro horas no ar já tinha quase 4 mil seguidores. Tão doce quanto a verdadeira autora da missiva, a Dona Lúcia tuiteira foi criação do paulista Renan Thierre, de 18 anos, estudante de história e que se diz viciado em futebol e Twitter. Tanto Dona Lúcia quanto seu mentor ganharam fama instantaneamente. Deram entrevista e tudo, por causa dos hilários posts. “Entendo de futebol sim, acompanho Copa desde 1950. Estive no Maracanazo”, “Tenho 99 anos e nunca vi o Brasil tomar tantos gols” e “Parreira declamando minha carta como se fosse poesia, que homem! Mas meu coração é do Felipão”. Definida a vitória da Argentina sobre a Holanda, na outra semifinal, “ela” logo emendou: “Querido Van Gaal…”.


Inspiração até na culinária
Técnico da Seleção dos Estados Unidos, Jürgen Klinsmann extravasou ontem seu orgulho alemão e ainda fez propaganda dos negócios da família, na esteira do sucesso de seus compatriotas em gramados brasileiros. Em foto publicada nas redes sociais, ele mostrou a padaria mantida pelos parentes em Stuttgart enfeitada com as bandeiras da Alemanha e dos EUA e um dos produtos que ganharam lugar especial na vitrine: guloseimas personalizadas com o placar da estrondosa goleada germânica e decoradas com granulados com as cores alemãs.

Campeões de audiência
A semifinal contra o Brasil teve a maior audiência da história na televisão da Alemanha: 32,6 milhões de espectadores. Em outras palavras, nove entre 10 pessoas que assistiam à TV no país, momento do jogo, estavam ligadas na partida no Mineirão. O confronto também bateu recorde em países que nada tinham a ver com a peleja, como Áustria, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Turquia.


Sucesso na internet
Nas redes sociais não foi diferente. Apenas no Twitter, foram mais de 35,6 milhões de comentários sobre Brasil x Alemanha– batendo o recorde de  24,9 milhões registrado na final do Super Bowl. A semifinal entre Argentina e Holanda teve 14,2 milhões de posts, ficando em terceiro lugar na Copa, atrás ainda de Brasil x Chile (16,4 milhões). O jogo em BH também foi o assunto dominante no Facebook. Curiosamente, apesar de nem sequer ter jogado, Neymar foi 10 vezes mais citado que qualquer outro atleta em campo. Em todo o mundo, 66 milhões de pessoas tiveram mais de 200 milhões  de interações (posts, comentários e curtidas).


 Alegria e tristeza
Os jogadores da Seleção Argentina externaram toda a felicidade pela classificação à decisão da Copa pelas redes sociais. O lateral Zabaleta mostrou que o machucado na boca em nada atrapalhou a festa, aparecendo até com uma peruca azul (foto). Já Lavezzi postou foto dos companheiros no vestiário, alguns quase sem roupa – Maxi Rodríguez só de sunga e Demichelis com uma toalha enrolada na cintura. Na contrapartida da alegria, estava a tristeza pela morte do repórter argentino Jorge López, correspondente dos jornais Sport (Espanha) e Olé (Argentina), em um acidente de trânsito na madrugada de ontem em São Paulo. Vários companheiros de profissão lamentaram a tragédia, que deixou viúva Verónica Brunatti, também jornalista e que está na cobertura da alviceleste para o diário esportivo espanhol Marca. Não foi o único dissabor de Verónica no Brasil: em 8 de junho, o carro em que ela estava foi alvo de tiros em uma rua de Vespasiano, município onde fica a Cidade do Galo, concentração da Argentina. Mesmo assim, naquela mesma semana ela recebeu a mãe e os filhos, de 3 e 4 anos, que estão hospedados em um hotel-fazenda na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário