terça-feira, 1 de julho de 2014

ZONA MISTA » De James Bond a Wolverine‏

ZONA MISTA » De James Bond a Wolverine

Kelen Cristina
Estado de Minas: 01/07/2014

O corte de cabelo inusitado (um moicano com linhas douradas) já rendeu ao volante francês Paul Pogba até uma conta personalizada no Twitter – o Pogba’s hair. Mas o visual está longe de ser o único motivo para o jogador da Juventus chamar a atenção na Copa do Mundo. Aos 21 anos, ele é considerado o francês mais promissor da nova geração, e ontem apresentou suas credenciais. Autor do gol que abriu o caminho da vitória dos Bleus por 2 a 0 sobre a Nigéria, em Brasília, e da classificação para as quartas de final, Pogba foi eleito o melhor da partida, sedimentando um pouco mais sua caminhada rumo ao troféu de Jogador Jovem da competição, concedido pela Fifa ao melhor estreante em Mundial nascido depois de 31 de dezembro de 1992.

Em 2012, ao trocar o Manchester United, onde iniciou a carreira, pela Juventus, Pogba bateu de frente com ninguém menos que Alex Ferguson, ex-técnico da equipe inglesa. Ferguson sabia que tinha uma joia em mãos, e se sentiu traído ao ver seu pupilo recusar a renovação de contrato e rumar para a Itália. Desde então, a ascensão apenas se consolida. Capitão da Seleção Francesa campeã mundial Sub-20 no ano passado, volante de 21 anos levou o prêmio Golden Boy de 2013, entregue ao melhor jogador jovem da Europa. Chegou ao Brasil cercado de muita expectativa, trouxe a família (os pais e os irmãos mais velhos, gêmeos, são nascidos na Guiné) e já avisou que pretende voltar para casa só depois da final, em 13 de julho, no Rio.

Voltemos, então, ao corte de cabelo. A irreverência do estilo é apenas uma das maneiras de Pogba se expressar. E toda essa descontração ele leva também para as redes sociais. Em sua conta no Twitter, além de postar fotos, o volante encarna personagens em forma de desenhos a cada partida: já foi um jedi, da série Star Wars; James Bond, Indiana Jones e Wolverine. Apareceu comendo churrasco em Porto Alegre e jogando capoeira em Salvador. Pogba, dentro e fora de campo, é atração à parte na Copa.


Em defesa de Suárez
A Rede Latino-americana de Juízes (Redlaj), entidade internacional composta por magistrados representantes de 19 países da América do Sul, América Central, Caribe e México, entrou em campo e está questionando o conjunto de sanções impostas pela Fifa ao atacante uruguaio Luis Suárez. “Em atenção a importantes aspectos jurídicos e sociais implicados, assinalamos algumas reflexões como operadores do sistema jurídico de cada um dos nossos países”, diz a nota. Entre os aspectos discutidos está a desproporcionalidade entre a falta e a punição, “no limite da medida justa e que não provoque estigmas, discriminações (…) ou afete outros direitos além dos da própria competência esportiva, a saber o direito de trabalho e o de transitar livremente pelo território de um estado”. Ainda no Brasil, Suárez foi proibido pela Fifa de almoçar com os companheiros de Seleção Uruguaia no hotel e até de entrar no mesmo avião da delegação.


Mea-culpa nas alturas
A empresa aérea holandesa KLM se retratou da brincadeira feita no Twitter depois da eliminação da Seleção do México nas oitavas de final da Copa, com a derrota de virada por 2 a 1 para a Holanda, no domingo. O tuíte com a imagem de um letreiro de sala de embarque (Departures) com um sombrero e um bigode e os dizeres “Adiós, amigos”, revoltou muitos mexicanos. “Tratava-se de uma piada, mas a reação negativa foi muito intensa”, declarou Lisette Ebeling Koning, porta-voz da KLM. “Oferecemos nossas profundas desculpas a quem se sentiu ofendido”, disse Marnix Fruitema, diretor-geral da empresa para a América do Norte.

 (Fotos: Twitter/Reprodução de internet)

Craque na telona
A Copa é no país de Pelé, Neymar e cia., mas a estrela de futebol que ganhará as telas do cinema será um argentino. Será amanhã, no Rio, a estreia mundial do filme Messi, com roteiro do ex-jogador Valdano e depoimentos de pessoas próximas ao craque, além de jornalistas e personalidades do esporte como Maradona, Cruyff, Menotti, Iniesta, Piqué, Mascherano e Alejandro Sabella – grafado Xabella no pôster que caiu na rede ontem. A película aborda a carreira do camisa 10 argentino desde a infância, com reconstituições em Rosário (terra natal do craque), Buenos Aires e na Espanha, filmadas por atores, e cenas reais.

“Respeito aos meus irmãos argelinos. Jogaram firmes, como soldados!”

Demba Ba (@dembabafoot), atacante senegalês, reconhecendo a luta da Seleção da Argélia, que só sucumbiu ao poderio da Alemanha na prorrogação

“Parabéns aos bravos heróis da Argélia, que honraram o futebol da equipe”
Raymond Domenech (@Raymon_Domenech), ex-técnico da Seleção Francesa, se rendendo à surpreendente campanha dos argelinos no Brasil

“Nas quartas de final. Exausto, cansado e, sim… orgulhoso!! Obrigado pelo apoio e por acreditar nesse time”
Mertesacker (@mertesacker), zagueiro da Alemanha, aliviado depois da sofrida classificação para as quartas de final

Nenhum comentário:

Postar um comentário