sábado, 26 de julho de 2014

ORELHA

ORELHA
Estado de Minas: 26/07/2014


Novas edições da obra trazem de volta quatro títulos de Cecília Meireles (Arquivo EM)
Novas edições da obra trazem de volta quatro títulos de Cecília Meireles

Duas vezes Cecília
Cecília Meireles ganha dois relançamentos da Global Editora. Um único volume reúne três livros lançados separadamente: Pequeno oratório de Santa Clara (1955), Romance de Santa Cecília (1957) e Oratório de Santa Maria Egipcíaca (1996). O trio ajuda a compreender aspectos pouco estudados da obra da escritora, como a espiritualidade. A apresentação é assinada pelo poeta e crítico literário Ricardo Vieira Lima. Já Metal rosicler, com 51 poemas breves, reúne elementos da natureza – água, terra, fogo e ar – para evocar a singular alquimia verbal da poeta tijucana. O lançamento original foi em 1960 e, como parte das obras de Cecília Meireles, o livro estava há tempos fora das livrarias.

Maquiavel reeditado
Lançado em 1985, o livro Introdução ao pensamento político de Maquiavel, de Lauro Escorel, ganha nova edição pela Editora FGV/Ouro sobre Azul. O ensaio é considerado uma das interpretações mais importantes das ideias do intelectual italiano feitas no Brasil. A introdução é assinada por Rafael Salatini, especialista em pensamento político moderno e contemporâneo.

Mengele “hermano”
Wakolda, livro de Lucía Puenzo, nome de destaque da literatura contemporânea em língua espanhola, vai ganhar tradução brasileira. Em julho, a Gryphus Editora lançará o romance no país com o título O médico alemão. A trama se inspira em Josef Mengele, o monstro nazista, e se passa na Argentina. A autora é também cineasta: dirigiu XXY, que levou o Grande Prêmio da Crítica em Cannes, em 2007; e O menino peixe, convidado para abrir a seção Panorama do Festival de Berlim em 2009. Puenzo adaptou O médico alemão para as telas. Em 2013, o longa participou da seleção oficial do Festival de Cannes.

Mexicanos na Serrote
Serrote, a revista de ensaios editada pelo Instituto Moreira Salles, terá edição especial lançada durante a 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa no dia 30. A publicação trará ensaios de dois mexicanos: Rubén Gallo (“O improvável Édipo stalinista”) e Juan Villoro (“Itinerários extraterritoriais”) – ambos propõem reflexões sobre a América Latina.

Nejar vem aí
A Editora Boitempo promete para agosto o romance de Carlos Nejar Matusalém de Flores, que conta histórias de uma pequena cidade por meio de signos de narrativas bíblicas e épicas. A orelha do livro é assinada por Antônio Torres.

Cidade Maravilhosa
Em 2015, o Rio de Janeiro vai completar 450 anos. Organizado por Maria Inez Turazzi, Rio 400+50 relembra as comemorações do quarto centenário da capital fluminense, em 1965, e propõe reflexões sobre a Cidade Maravilhosa a partir do questionamento de mitos que cercam a sua fundação. Em português e inglês, o livro é editado pela Casa da Palavra.

Bopp completo
Muita gente ainda acredita que Raul Bopp escreveu apenas um livro, Cobra Norato. A editora José Olympio/Record acaba de mandar para as prateleiras o volume de 392 páginas com a obra completa do poeta gaúcho. Em 1998, ele foi o último dos modernistas a ter seus textos reunidos. Revista e ampliada, a nova edição ganhou fortuna crítica e orelha assinada por Ferreira Gullar. A organização do volume é de Augusto Massi.

Fantasia jovem
Cada vez mais de olho na segmentação do mercado, a Editora Rocco lança no mês que vem o selo Fantástica, destinado a leitores jovens, fãs de literatura de fantasia, terror e ficção científica. A estreia será com os títulos Cemitérios de dragões, de Raphael Draccon e O reino das vozes que não se calam, de Carolina Munhóz e Sophia Abrahão. A proposta do selo é publicar tanto clássicos quanto novos sucessos e tendências, meio cult, meio pop. Entre os estrangeiros, estão programados lançamentos de Neil Gaiman, Eoin Colfer e Michael Scott, além de autores que compõem a coletânea de contos inéditos da série Doctor Who.

Nenhum comentário:

Postar um comentário