quinta-feira, 3 de julho de 2014

Goooool! De onde vêm os artilheiros‏

Goooool! De onde vêm os artilheiros
Quase metade dos gols já feitos no Mundial saiu dos pés de craques que atuam em 14 clubes europeus 

Estado de Minas: 03/07/2014


 (Dylan Martiniz/reuters)


A oito jogos do fim do Mundial’2014, a rede balançou 153 vezes nos estádios brasileiros. Descontados os cinco gols que jogadores marcaram contra suas equipes, dos 148 restantes, 74 (50%) foram feitos por craques que atuam em 14 clubes europeus e um em time da América, o atacante Enner Valencia, que defende o Pachuca, do México. As quatro equipes que mais concentram artilheiros na competição são também as que mais se destacam nos principais torneios do Velho Continente, principalmente pela capacidade financeira de investir em talentos: Bayern de Munique, Barcelona, Manchester United e Real Madrid. Os jogadores do alemão Bayern, atual campeão Mundial, fizeram 14 gols. A Holanda, com o melhor ataque da competição até o momento, marcou 12. Entre os seis jogadores da equipe de Munique que já fizeram gols, apenas o alemão Thomas Müller é um prata da casa. O holandês Arjen Robben, o suíço Shaquiri, o croata Mandzukik e o americano Green foram contratados por milhões de euros.

O Barcelona, segundo da lista, pode se orgulhar de ter revelado na cantera, como é chamada sua categoria de base, o craque argentino Messi, autor de quatro gols na Copa do Mundo e que está a dois de completar 400 como profissional. Porém, Neymar, principal jogador da Seleção Brasileira, e autor de quatro gols, custou milhões de euros em uma controvertida transferência do Santos para a equipe catalã.

 (FabriziO Brasch/afp)


O terceiro clube na lista de artilheiros, o Manchester United, também precisou de muito dinheiro para comprar os seis jogadores que marcaram gols na Copa. O holandês Van Persie comprado ao Arsenal, o espanhol Juan Mata adquirido do Chelsea, o belga Fellaini e o inglês Rooney comprados do Everton, além de reforçar o time vermelho, enfraqueceram os rivais que disputam a Premier League. Já Nani e Chicharito Hernández foram garimpados em seus países de origem, Portugal e México, respectivamente.

Atual campeão europeu, o Real Madrid teve o desempenho de sua artilharia afetada na Copa devido à má campanha de Portugal, país de seu principal jogador, Cristiano Ronaldo. O português, eleito pela Fifa o melhor do mundo em 2013, fez um primeiro semestre em alto nível, mas chegou ao Mundial contundido e não conseguiu levar a equipe lusitana além da primeira fase. A esperança dos merengues segue com o francês Benzema, com boas atuações e três gols, e com o argentino Di María, autor do gol da vitória de sua Seleção nas oitavas de final contra a Suíça.

 (Luis Gene/Afp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário