sábado, 19 de julho de 2014

Eduardo Almeida Reis - Globalização‏

Globalização 

Enquanto isso, num país grande e bobo, os comentaristas andavam empenhados na citação do envolvimento do venerando presidente da CBF com o pessoal dos anos de chumbo 
 
Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 19/07/2014




Restaurante alemão em Bangcoc, noite seguinte aos 7 x 1 da seleção de Joachim Löw no timeco de Felipinho. Linda jovem mineira, fluente em inglês e alemão, jantava com seus parentes e traduzia as falas dos alemães. Pormenor curioso: em lugar da gozação, os comentários eram de pena do timeco, do “técnico” e do povo que canta o hino a capela.

Enquanto isso, num país grande e bobo, os comentaristas andavam empenhados na citação do envolvimento do venerando presidente da CBF, José Maria Marin, advogado, ex-futebolista, dirigente esportivo e político paulista, nascido no dia 6 de maio de 1932, com o pessoal dos anos de chumbo (sic). Muito mais recente, em 25 de janeiro de 2012, filmado em cores, foi o episódio em que o dirigente esportivo embolsou medalha presumivelmente destinada a um dos atletas da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Razão têm os alemães da Tailândia quando não debocham do futebol brasileiro nem do país que realizou a Copa das Copas, ambos, país e futebol, dignos de pena.

Turismo

As autoridades de Brasília vibraram com os 600 mil turistas, depois transformados em 1.015.035 ou em 846.669 (parece piada...), que vieram ao Brasil pela Copa das Copas. Grande parte deles para dormir em barracas, tomando banhos na Rodoviária do Rio onde gastavam a expressiva quantia de R$ 1,50 (hum real e cinquenta centavos) por limpamento corporal. Muitos prometem voltar com as suas barracas, mesmo que o banheiro da Rodoviária passe a cobrar R$ 2. Curioso, fui ao Google para ver os números do turismo em 2010, isto é, no terceiro ano da crise econômica de 2008. França, 76,8 milhões de turistas, Estados Unidos, 59,7 milhões, China, 55,7 milhões, Espanha, 52,7 milhões, Itália, 43,6 milhões. Três anos antes, em 2007, o Times Square nova-iorquino recebeu 36 milhões de turistas e a Torre Eiffel parisiense 6,7 milhões.

Em 2012, o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas, contra 59 milhões da Espanha. Donde se conclui que é melhor não concluir nada e deixar como está para ver como é que fica.

Idiotice

O Viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou em Belo Horizonte, caiu por dois motivos: primeiro, pela idiotice do nome; depois, pelos motivos que devem ser descobertos com a perícia técnica. Quem foi que disse que Batalha dos Guararapes é nome de viaduto? É verdade que antecipou a batalha do timeco de Felipinho com os holandeses de Aloysius Paulus Maria van Gaal, 1,85m, nascido dia 8 de agosto de 1951 em Amsterdam, Nederland, no mesmo dia, porém alguns anos depois, do nascimento de um philosopho amigo nosso, que tem 1,88m e não entende nada de futebol.

Aos 3 minutos da Batalha de Brasília, DF, quando van Gaal já batia o timeco de Felipinho por 1 x 0, telefonei para a senhora que me recebeu em sua residência para assistir aos 7 x 1 da Alemanha, quando tive a desfortuna de acompanhar o prélio através da narração do doutor Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, com os comentários medíocres dos doutores Casagrande e Ronaldo Fenômeno.

Ao telefone, a referida senhora disse que estava na fazenda e não tinha ligado o televisor, porque se ocupava, junto com o marido e os filhos, a observar lindo tucano que pousara numa árvore diante da casa. Tucanos têm virtudes estéticas que só encontramos nas florestas das Américas Central e do Sul. Na Bulgária, a caça às aves é muito popular e a estação de caça começa dia 15 de agosto com a codorniz, a rola-brava, a pomba-trocaz e a bécasse. Dia 1º de outubro marca o início da caça ao faisão, à perdiz, à perdiz-grega, ao pato e ao ganso. Há oito espécies de bécasse, ave que se caracteriza por seu bico fino e comprido. Em português, bécasse é galinhola; em sentido figurado, mulher estúpida.

O mundo é uma bola

19 de julho de 711: forças muçulmanas comandadas por Tariq ibn Ziyad derrotam os visigodos do rei Roderik na Batalha de Guadalete (ou Guadibeca), maior tragédia da Península Ibérica até junho de 2014, quando as seleções da Espanha e de Portugal sucumbiram diante dos selecionados da Holanda e da Alemanha.

Em 1553, depois de reinar por exatos nove dias, Lady Jane Grey é substituída no trono da Inglaterra por Mary I. Jane Grey (1536-1554) foi declarada rainha da Inglaterra e Irlanda após a morte de Eduardo VI; teve excelente educação humanística e a reputação de ser uma das jovens mais cultas de seu tempo. Foi executada na Torre de Londres aos 18 aninhos.

Em 1799, as tropas de Napoleão encontram a Pedra da Roseta, que serviria de base para decifrar os hieróglifos egípcios. Em 1848, tem início em Nova York a Convenção de Seneca Falls sobre os direitos da mulher, considerada um dos primeiros movimentos da doutrina feminista, que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade. Hoje é o Dia do Futebol, da Caridade, da Junta Comercial e dos Povos Oprimidos.

Ruminanças


“Não gosto de anedotas com prefácio” (Abgar Renault, 1901-1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário