terça-feira, 1 de julho de 2014

DRAMATURGIA » Palavras ganham vida‏

DRAMATURGIA » Palavras ganham vida
Carolina Braga
Estado de Minas: 01/07/2014


In Detalhes, de Júlio Vianna, parte de situações pessoais para trazer o absurdo para a cena (Fotos: Ethel Braga/Divulgação)
In Detalhes, de Júlio Vianna, parte de situações pessoais para trazer o absurdo para a cena

 O projeto Janela de dramaturgia apresenta hoje no Teatro Espanca! a terceira rodada de leitura de textos de 2014. As obras selecionadas são In Detalhes, de Júlio Vianna, e Três tristes tigres, de Vinícius Souza. Como é de praxe, são textos inéditos e terão a participação de atores de Belo Horizonte na leitura. Embora de maneiras muito diferentes, os dois trabalhos falam sobre os rumos imprevisíveis que a vida pode tomar.

In Detalhes será apresentado pelo autor e pelos atores Brisa Marques, Bruno Colares, Ludmila Ramalho. O texto trata de um grupo de pessoas comuns afetadas por um detalhe capaz de mudar o curso da rotina pitoresca deles. Com leitura de Vinícius Souza, Chico Pelúcio, João Filho e Marcelo Castro, Três tigres tristes narra a rotina de três atores que decidem abrir um bar e ganhar a vida.

Com a carreira como diretor mais conhecida, Júlio Vianna reconhece que está ansioso para apresentar In Detalhes. Este é o segundo texto escrito por ele e o primeiro selecionado pelo Janela de dramaturgia. Já que se trata de um projeto aberto às experimentações, o autor diz ter aproveitado a oportunidade para arriscar. “Escrevi uma história que trabalha com hipérboles, com traços de absurdo, usando algumas coisas biográficas”. O ponto de partida de IN Detalhes é a teoria do efeito borboleta, de Edward Lorenz.

“Escrever para teatro não é novo, mas o Janela dá uma revitalizada na leitura dramática. Na maneira como estamos repensando e reconstruindo esses textos”, comenta Vinícius, idealizador do projeto ao lado da também dramaturga Sara Pinheiro. De acordo com ele, o que tem chamado atenção nos primeiros encontros do projeto este ano é a qualidade dos debates realizados depois das apresentações dos textos. “As conversas estão muito ricas. Como chamamos pessoas muito diferentes, isso se desdobra em outras coisas”, completa. A convidada de hoje é a diretora Cida Falabella, fundadora do grupo Zap 18.

O Janela de dramaturgia foi idealizado em 2012. Em sua terceira edição, até setembro pretende revelar ao todo 12 textos de 13 dramaturgos de Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Uma vez por mês, são realizadas duas leituras seguidas de debates. A cada encontro, críticos especializados são convidados para a produção de uma análise, a ser publicada no site do projeto.

Vinte textos inéditos foram apresentados no Janela de dramaturgia desde a primeira edição. A expectativa é de que no fim desta temporada seja lançado o livro das leituras dos dois primeiros anos. De acordo com Vinícius Souza, o formato ainda não está definido. “Estamos avaliando se é melhor lançar os textos separados ou em dois volumes, pensando nas estratégias de distribuição”, diz.
Vinícius Souza, em Três tristes tigres, conta a história de atores que decidem abrir um bar
Vinícius Souza, em Três tristes tigres, conta a história de atores que decidem abrir um bar

Janela de Dramaturgia
Hoje, no Teatro Espanca!, Rua Aarão Reis, 542, Centro, (31) 3347-3653. R$ 2.
. 20h – Leitura dos textos In Detalhes, de Júlio Vianna e Três tristes tigres, de Vinícius Souza
. 22h – Debate e bate-papo com o público com a participação da diretora Cida Falabella

Ateliê de textos

O projeto Janela de dramaturgia renovou o interesse dos artistas locais pela produção de textos para o palco. É nesse contexto que o Ateliê de dramaturgia firma parceria com o Galpão Cine Horto na 3ª Edição do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia. A coordenação é de Vinícius Souza, em parceria com Assis Benevenuto. O objetivo é trabalhar a prática da escrita, com realização de dinâmicas e discussões que estimulem a experimentação textual, o aprofundamento de linguagens e modos de produção, a interlocução entre dramaturgos e interessados em dramaturgia. Os encontros serão às segundas-feiras, das 15h às 18h, entre 4 de agosto e 3 de dezembro. As inscrições estão abertas até o dia 7 no site www.galpaocinehorto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário