sexta-feira, 25 de julho de 2014

ABSURDO - Eduardo Almeida Reis‏

ABSURDO


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 25/07/2014







Se todas as pessoas sérias e seríssimas bebem uísque e o Houaiss abona o regionalismo brasileiro uiscada, reunião em que se bebe uísque, como explicar a inexistência do verbo uiscar? Uísco, uíscas, uísca, uiscamos, uiscais, uíscam.

Procurei nos dicionários eletrônicos e no Google: nada. Em África, há uma loja de produtos automobilísticos chamada Uis Car, que, evidentemente, não é a mesma coisa. Se o verbo beber entrou em nosso idioma no século XIII através do latim bìbo,is,i,ìtum,ère, “ingerir substância líquida, beber”, e o uísque invadiu este país grande e bobo no século XX, o verbo uiscar acaba de ser incluído no português do século XXI pelo autor destas bem traçadas, que uiscou bastante e hoje só uísca de raro em raro.

Realeza

Dia 15 de setembro, Henry Charles Albert David, 1,89m, festejará seu aniversário de 30 anos. Henrique de Gales, conhecido como príncipe Harry, enteado de Camilla, duquesa da Cornualha, é o quarto na linha de sucessão britânica, atrás de seu pai Carlos, de seu irmão Guilherme, duque de Cambridge, e de seu sobrinho Jorge de Cambridge.

Neto da rainha Elizabeth II, Harry é dado a rapaziadas que passariam despercebidas se não fosse príncipe britânico. Uma delas, em janeiro de 2005, foi usar uma faixa com a suástica ou cruz gamada, símbolo do nazismo, por baixo de jaqueta militar com a bandeira da Alemanha no braço, numa festa cujo tema era Colônias e Nativos. Ao despir a jaqueta, a suástica foi fotografada e o príncipe de 21 anos se desculpou pela “pobre escolha” que fez.

Na Copa das Copas, Harry visitou Belo Horizonte. Educadíssimo que sou, penso que devemos receber com civilidade aqueles que nos visitam. Enquanto philosopho e smartwriter, recuso-me a usar o termo anfitrião, pelo seguinte: casado com Alcmena, o cidadão grego Anfitrião estava na Guerra de Tebas, quando Zeus (deus na mitologia grega) tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena. Daquela noite de gritos e suspiros, nasceu Hércules. Anfitrião ficou muito feliz de ser o marido de uma escolhida por Deus, motivo pelo qual seu nome passou a significar “aquele que recebe em casa”, ou aquele que oferece e paga as despesas de uma festa, um banquete, um jantar.

Presumo que Harry, rapaz bem-acabado, seja apetecível pela óptica feminina no mundo inteiro, mas acho que houve certo exagero cerimonial ao recepcioná-lo. Carro blindado, tudo bem: é indispensável no Brasil atual. Suponho que o aluguel do carro e a contratação de um número expressivo de seguranças tenha sido por conta do governo britânico, bem melhor das finanças que o governo mineiro. Alfim e ao cabo, a possibilidade de Harry chegar ao trono inglês é parecida com as nossas, minha e do leitor do Estado de Minas: nenhuma.

Brincologia

Ele há coisa de meio século começou a mania dos brincos plásticos nas orelhas das vacas. Antes de prosseguir, convenhamos em que o “ele há” pegou bem à beça e à bessa. Um dos personagens do Eça, o conselheiro Gama Torres, colocando-se no meio da casa, as pernas afastadas, o ventre saliente, as mãos atrás das costas, fitava o soalho bamboleando o crânio fecundo murmurava surdamente: “Ele há muitas questões!... Há questões terríveis... Há a prostituição... o pauperismo... Ele há muitas questões...”.

Depois desse banho eciano, peço ao leitor que anote o fato de o brinco de plástico não ter curso entre as fêmeas bubalinas, que comem o plástico. Nelas, há que recorrer aos brincos metálicos. E só uma coisa é certa: ele há meio século que acompanho a carreira do senhor Edson Arantes do Nascimento e nunca o vi usando brincos. Diego Maradona, péssimo caráter, usa dois brinquinhos de pérolas na orelha esquerda. E a maioria dos senhores jogadores de futebol da pavorosa Seleção Brasileira treinava de brincos. Depois das partidas, que terminavam envergando camisolas suadas de atletas de outras equipas, presumo que tomassem banhos para aparecer nas entrevistas usando colares e brincos, como o senhor Luiz Gustavo.

Num fenômeno inexplicável para este veterano smartwriter, as vacas de brincos, chamadas vacas brincadas, passaram a valer mais que as outras. De repente, o senhor Luiz Gustavo acha que, brincado, joga futebol comparável ao de Diego Armando Maradona Franco. Sejamos francos: os brincos de Luiz Gustavo e dos seus colegas eram de um ridículo atroz. No país dos meus sonhos, só a pau! Revoguem-se as disposições em contrário.


O mundo é uma bola

25 de julho de 1139: reconquista cristã de Portugal com a vitória de dom Afonso Henriques na Batalha de Ourique. Em 1415 embarca de Portugal um exército de 20 mil cavaleiros e infantes para a conquista de Ceuta, cidade muçulmana. O caro, preclaro e atento leitor do Estado de Minas deve estar lembrado da reunião de Torres Vedras, dia 24 de julho de 1414, em que o Conselho Régio de dom João I aprovou o envio das tropas lusitanas. Em 1953, criação no Brasil do Ministério da Saúde, hoje responsável pelas unidades do SUS. Hoje é o Dia do Colono.


Ruminanças

“No Brasil há um luxo grosseiro a par de infinitas privações de coisas necessárias.”(José Bonifácio, 1763-1836)

Nenhum comentário:

Postar um comentário