terça-feira, 24 de junho de 2014

Zona Mista/Figura da Copa

Zona Mista/Figura da Copa 
 
Kelen Cristina, com Paulo Galvão
Estado de Minas: 24/06/2014


 (Twitter/Reprodução de internet)

As caras e bocas durante o jogo decisivo contra a Croácia, ontem, e a efusiva comemoração com a classificação de sua equipe às oitavas de final credenciam o técnico da Seleção Mexicana, Miguel Herrera, a ser uma das figuras da Copa no Brasil. Adepto das frases de efeito e usualmente bem-humorado, ele é a verdadeira representação do dramalhão típico das novelas de seu país, dentro e fora das quatro linhas. Em sua conta no Twitter, adora postar selfies (na foto da capa, ele exibe o Fuleco, mascote do Mundial), abre o jogo sobre escalação e convoca os compatriotas a torcer pela equipe. A confiança é outra característica marcante – antes mesmo de o Mundial começar, garantiu, em entrevista à Fifa, que sua equipe chegaria, pelo menos, às quartas de final. Herrera é tão carismático que nas cadeiras da Arena Pernambuco tinha torcedor empunhando uma foto gigantesca do largo sorriso dele. Com os jogadores, no entanto, é linha-dura. Colocou a estrela da cia., Chicharito Hernández, no banco e avisou, de antemão, que sexo é proibido durante a Copa. O torneio no Brasil representa uma volta por cima para o comandante mexicano: há 20 anos, então vigoroso defensor (jogou de zagueiro e volante), ele perdeu a chance de disputar o Mundial dos Estados Unidos no último minuto, sendo cortado do grupo dias antes do início da competição. Na época, chegou até a aparecer no álbum de figurinhas oficial. Desde aquela época, Herrera já era uma figura!

Cabalístico
Um dos principais candidatos a craque do Mundial no Brasil sopra velinhas hoje. Lionel Messi comemorará seus 27 anos em Porto Alegre, onde a Seleção Argentina está para enfrentar a Nigéria amanhã, pelo Grupo F. A data é quase cabalística para os argentinos: antecessor da Pulga com a camisa 10 alviceleste, Riquelme também faz aniversário. Além disso, foi num 24 de junho de 1990 que a Argentina eliminou o Brasil da Copa da Itália, em 1990. E também foi nesse dia, em 1935, que o mais famoso cantor de tango do mundo, Carlos Gardel, morreu em um acidente aéreo na Colômbia.

Cuidados extras
A expectativa da presença de 80 mil argentinos em Porto Alegre amanhã está levando a prefeitura da cidade e o governo do Rio Grande do Sul a estudar medidas para manter a ordem e a segurança na cidade. Na tentativa de evitar o caos no trânsito, foi decretado ponto facultativo – o que estava ocorrendo apenas nos dias de jogos do Brasil. Além disso, um telão extra deve ser instalado fora da fan fest, para atender quem não conseguir entrar no local. Segundo dados oficiais, somente 18 mil argentinos chegam à Porto Alegre com ingressos para o jogo, no Beira-Rio.

Mercado negro
Além do álbum de figurinhas, a Copa do Mundo tem suscitado outro tipo de coleção entre os torcedores. Muitos estão guardando os copos em que são servidos as bebidas nos estádios como souvenir, e não é raro ver gente deixando as arenas com verdadeiras “torres” nas mãos. Os de cerveja são os mesmos em todos os jogos, variando apenas segundo a marca escolhida. Já os de refrigerante são mais cobiçados, pois a fabricante (patrocinadora da competição) faz um modelo personalizado para cada partida, com o nome das seleções e suas respectivas cores, além do local e data do confronto. Já existe até um mercado negro, abastecido por torcedores – e também por faxineiras e até mesmo os seguranças internos, chamados de “stewards”. No Maracanã, um deles “vigiava” uma pilha estrategicamente posicionada a seu lado, atrás de uma lixeira.

A marca dos 100
No jogo número 100 da Seleção Brasileira em Copas, saiu também o 100º gol do Mundial no Brasil. Assim que Neymar abriu o placar no Mané Garrincha, no entanto, quem se gabou com a marca foi a Brazuca, bola oficial da competição, em seu perfil (!) no Twitter. “Meu centésimo gol em uma Copa. Nunca haverá um jogador que poderá dizer isso”, registrou a gorduchinha, que volta e meia posta fotos dela ao lado de alguma estrela do torneio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário