sexta-feira, 13 de junho de 2014

ZONA MISTA » Holofotes no apito Kelen Cristina

Estado de Minas: 13/06/2014 


 (DIMITAR DILKOFF/AFP)

O pontapé inicial da Copa do Mundo no Itaquerão, com Brasil 3 x 1 Croácia, não poderia ter sido mais controverso. Da pobreza estética da cerimônia de abertura aos lances polêmicos nos 90 e poucos minutos de bola rolando, quase tudo virou motivo de discussão. O gol contra de Marcelo – o primeiro de um brasileiro na história dos Mundiais – para muitos foi emblemático, diante dos protestos contra a realização do torneio no país. Para completar a piada, o lateral ainda vestiu a camisa da Croácia depois do jogo. O apagão em parte dos refletores no estádio foi outro capítulo comentado. Mas foi o pênalti marcado pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura (foto) no atacante da Seleção Brasileira Fred que apimentou de vez o mundo real e virtual.

Houve esportista dando pitaco (o ex-goleiro dinamarquês Peter Schmeichel mandou os árbitros voltarem para casa, e o tenista espanhol Feliciano López criticou a Fifa, ao afirmar que o “mais triste é ter os meios para que erros assim não se repitam e não querer solucionar, citando o Hawk eye, tecnologia usada no tênis para dirimir dúvidas) e jornais mundo afora destilando ironias e fazendo pesquisas com seus leitores.

O prestigiado francês L’Équipe postou uma enquete no ar tão logo a cobrança foi convertida por Neymar e divulgou o resultado assim que o jogo acabou: vitória de goleada dos que discordaram da marcação da penalidade (92%). Já o diário argentino Olé lançou mão de seu estilo provocativo para alfinetar os brasileiros: convocou os internautas a opinar no Twitter, usando a hashtag Penal regalado (em tradução livre, pênalti de presente). E perguntou: “Vocês se indignaram com a ajuda ao Brasil na estreia para ganhar da Croácia? Vocês, brasileiros, não têm vergonha de ganhar assim?” Houve até charge com o árbitro japonês carregando duas malas cheias de dinheiro. O espanhol Marca também não deixou barato, escrevendo, em manchete: “Um favor para começar” e logo em seguida: “Mergulhaço de Fred”. E assim, com o apito ganhando mais manchetes que os jogadores, começou a nossa Copa do Mundo…

De camarote
Muitos esportistas foram ao Itaquerão assistir à estreia brasileira, como a atacante da Seleção Feminina, Marta; o lutador de MMA Júnior Cigano e os treinadores Muricy Ramalho e Ney Franco. O brasileiro Leandrinho, que atua pelo Phoenix Suns na NBA, foi o cicerone do amigo Steve Nash, jogador do Los Angeles Lakers. O armador Kaká, do Milan, lamentando ter ficado de fora da lista de Felipão, levou o filho Luca – que ganhou um abraço caloroso de Neymar antes do jogo.

De olho no Itaquerão
A primeira partida da Copa foi acompanhada por seleções de vários países. Os alemães se reuniram no hotel em que estão hospedados, no Sul da Bahia, em registro feito pelo goleiro Neuer. Os ingleses também programaram as atividades do dia em Manaus de maneira que estivessem liberados no horário da partida no Itaquerão. Mas nem todos puderam ver o jogo entre brasileiros e croatas. Os atletas de Colômbia e Grécia, que se enfrentarão amanhã, no Mineirão, estavam chegando a BH enquanto a bola rolava na capital paulista.

Jantar garantido
O tenista mineiro Marcelo Melo, que disputa os torneios de duplas da ATP com o croata Ivan Dodig (eles são os atuais vice-campeões de Wimbledon), não se fez de rogado e, otimista com a equipe de Felipão, resolveu desafiar o parceiro das quadras. Eles apostaram um jantar pela vitória da seleção de seu país, sendo que o empate também valia para Dodig, tamanha era a confiança de Marcelo no Brasil – acreditava em goleada por 3 a 0. O placar passou perto, mas, pelo resultado, o jantar foi garantido.


BOMBANDO
“Primeiro objetivo cumprido! Honrado por ter entrado e roubado a bola do nosso terceiro gol!”
Ramires (@Rami7oficial 5), volante da Seleção Brasileira, tirando sua casquinha do gol que selou a vitória sobre os croatas

“Parabéns ao meu irmão Oscar pelo gol”
Hazard (@hazardeden10), armador belga e companheiro de Oscar no Chelsea

“Craque! Neymar! Irmão! Bravo!”
Balotelli (@FinallyMario), atacante da Itália, enchendo a bola do camisa 10 da equipe canarinho

“Hoje o grupo mostrou maturidade na estreia diante da dificuldade! Nossos craques apareceram na hora certa!
Vai, Brasil!!”

Ronaldinho Gaúcho (@10Ronaldinho), mostrando não guardar ressentimentos pela ausência na Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário