domingo, 15 de junho de 2014

COLUNA DO JAECI » Festa da 'ColômBHia'‏

COLUNA DO JAECI » Festa da 'ColômBHia'

"Tudo funcionou como manda o figurino. Foi bom, porque deveremos ter a Seleção Brasileira jogando no Mineirão no dia 28, pelas oitavas de final, e, quem sabe?, a semifinal de 8 de julho"

Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 15/06/2014

Foi lindo ver o Mineirão lotado, cheio de colombianos à vontade, como se estivessem em Bogotá. A abertura da Copa em BH comprovou que ela foi a mais bem preparada em todos os aspectos. Acompanhando Mundiais há duas décadas, jamais vi estádio nenhum lotado de torcedores de outro país que não o local. O prefeito Marcio Lacerda e o filho Tiago, secretário da Copa, decidiram que BH seria a melhor sede e prometeram que as obras seriam para a população. Com 97% delas concluídas, constatamos que aqui terá legado. No Mineirão – lindo, confortável e inteiramente pronto para um jogo da competição –, os colombianos deliraram, a ponto de sua seleção fazer o melhor jogo de sua história em Mundiais justamente aqui.

Os abutres de plantão esperavam que Confins fosse um fiasco e se deram mal. O aeroporto recebeu os colombianos sem problemas, assim como os poucos gregos que se arriscaram a vir. Também não houve problema no percurso para o estádio. Tudo funcionou como manda o figurino. Foi bom, porque deveremos ter a Seleção Brasileira jogando no Mineirão no dia 28, pelas oitavas de final, e, quem sabe?, a semifinal de 8 de julho. Quando a bola rolou e tudo funcionou, deu gosto de ver. Pelo menos Colômbia 3 x 0 Grécia não teve erros de arbitragem como em Brasil 3 x 1 Croácia, México 1 x 0 Camarões e Espanha 1 x 5 Holanda.

Que festa dos colombianos! Senti saudades do amigo Aristizábal, que fez história no Cruzeiro campeão da tríplice coroa em 2003 e voltou ontem ao Mineirão. Como ele jogava! O time colombiano não é dos melhores e não deverá ir muito longe. É limitado, mas bem treinado pelo argentino José Pékerman. Como o futebol anda nivelado – infelizmente, por baixo –, tudo pode acontecer. Sinceramente, não me arriscarei a dar muitos palpites, pois a goleada improvável da Holanda sobre a Espanha quebrou qualquer possibilidade de previsão.

Claro que quando a Copa se afunilar as grandes seleções começarão a fazer diferença, mas até chegar às fases de mata-mata é preciso buscar uma das duas vagas. Surpresas em Mundiais acontecem. Turquia e Coreia do Sul foram semifinalistas em 2002. Os sul-coreanos, anfitriões ao lado dos japoneses, foram favorecidos pela arbitragem do equatoriano Byron Moreno, que anulou dois gols do italiano Vieri nas quartas de final – posteriormente, o juiz seria preso por tráfico de drogas e banido do esporte.

Foi bom esse primeiro teste no Mineirão. Alguns amigos desistiram de ir, temendo não conseguir chegar ao estádio por causa de manifestações. Mas tudo correu normalmente. Que seja assim também nas oitavas. Já tem gente apostando em Brasil x Espanha, mas a situação dos campeões mundiais se complicou. Se empatarem com o Chile na segunda rodada, praticamente darão adeus. Mas é praticamente certo que pegaremos chilenos ou espanhóis, partindo do pressuposto de que seremos os primeiros do grupo. Para isso, bastará boa vitória sobre os mexicanos na terça-feira, em Fortaleza.

Fiquei feliz. Fomos a primeira capital a se modernizar e se preparar, a melhorar a qualidade de vida da população. Sabemos receber bem. O príncipe Harry pode vir ver sua Inglaterra jogar, que levará ótima impressão da cidade. Vamos recebê-lo com tapete vermelho. Com o jogo de ontem, mostramos ao mundo que BH está na moda e Minas Gerais tem história e tradição. Só espero que os ingleses não “aprontem” novamente, como em 1950, quando perderam dos Estados Unidos por 1 a 0, no Independência, na partida por muitos apontada como a maior zebra da história da Copa.

Como disse o amigo e competente jornalista Régis Souto, quem venceu foi a “ColômBHia”. Para ele, o jogo mostrou nossa cara, organização e a certeza de que acertamos em cheio ao trazer uma das sedes deste Mundial. BH mostrou sua cara, sua gente, e os colombianos deram show à parte. A cidade está na moda e nas páginas internacionais. Tem Copa sim, apesar das aves de mau agouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário