terça-feira, 17 de junho de 2014

COLUNA DO JAECI » Favoritismo confirmado‏

COLUNA DO JAECI » Favoritismo confirmado

Além do coletivo, que predomina, hoje os bávaros têm talento e qualidade, com jogadores de alto nível

Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 17/06/2014


Há tempos aponto a Alemanha como finalista deste Mundial e provável campeã do mundo. Em sua estreia ontem, humilhou Portugal com goleada maravilhosa: 4 a 0. E foi pouco, porque o time comandado por Joachim Löw se poupou, tamanha a facilidade que encontrou, principalmente depois da expulsão do irresponsável e limitado zagueiro Pepe. Pena que o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, nada pôde fazer. A Alemanha sobra e Tomas Muller já é o artilheiro do Mundial, com os três gols marcados ontem. Dá gosto ver o futebol alemão. Além do coletivo, que predomina, hoje os bávaros têm talento e qualidade, com jogadores de alto nível. Antes pragmático, deu uma guinada, evoluiu e começou a formar jogadores técnicos, sem perder, entretanto, o espírito coletivo que sempre o marcou. A gente sabe que Copa do Mundo é atípica, principalmente na primeira fase. A Alemanha chegou como favorita e, junto com a Holanda, está sobrando. Claro que lá na frente, nos jogos eliminatórios, um erro poderá ser fatal. Mas não acredito. Essa Alemanha chega forte e para levantar o caneco.

Argentina

Fiquei ansioso por ver a estreia dos hermanos, que aponto como finalistas junto com a Alemanha. Tirando o golaço de Messi, não vi muitos pontos positivos. Um time confuso, com muitos erros de passes e posicionamento. A defesa, que era instável, melhorou, mas o técnico Sabella escalou mal. Deveria ter começado com Gago no meio e Higuaín na frente. Somente no segundo tempo fez essas alterações e o time cresceu. Messi ainda foi tímido. Esperava-se mais dele. Porém, a Argentina é isso. Tem time muito forte do meio para a frente, mas precisará mostrar mais criatividade. De qualquer forma, a Argentina, que teoricamente tem um lado mais fácil para chegar à final, mostrou força ao largar na frente no grupo.

Mineirão
Estive no Mineirão ontem acompanhando a coletiva do técnico da Bélgica e parte do treino. Dizem maravilhas dessa equipe, mas não levo muita fé. É jovem e a maioria dos jogadores jamais disputou Copa do Mundo. Foi muito bem nas Eliminatórias, daí a aposta de que será a zebra. Não acredito. A Bélgica tinha ótimo time em 2002, quando nos deu trabalho e perdeu por 2 a 0 depois que o árbitro deu uma mãozinha, ao anular gol legítimo dos belgas. Como não foi à Alemanha nem à África do Sul, tem um time apenas jovem, com o talentoso Hazard como grande estrela.

Todos os jogos

Até agora não perdi nenhum jogo deste Mundial. Como nas cinco edições de Copas que cobri, estava sempre grudado no time brasileiro, praticamente não via o que acontecia com as outras seleções nos mundiais. Como optei por não acompanhar o Brasil nesta primeira fase, privilegiando o nosso Alterosa no ataque, com grande audiência, estou me dando ao luxo de seguir todos os jogos. E estou feliz com o que estou vendo. Média altíssima de gols e um bom futebol praticado pela maioria das equipes.

Brasil

Hoje irei ao Mineirão ver Bélgica x Argélia. Depois, assistirei a Brasil x México, para apresentar, logo depois, o Alterosa no ataque. Espero que o Brasil faça apresentação digna e que não precise do auxílio do árbitro. Que nosso time se solte e jogue bola de verdade. É preciso mais qualidade e criatividade. E a bola precisa chegar ao Fred. Desse jeito, nem Ronaldo Fenômeno seria artilheiro. A bola não chega

Nenhum comentário:

Postar um comentário