sábado, 14 de junho de 2014

COADJUVANTE QUE NADA!‏

COADJUVANTE QUE NADA! » Na fila por uma vaga Reservas correm dobrado para cavar chance nas próximas partidas e fazem jogo-treino hoje
Paulo Galvão/Enviado especial
Estado de Minas: 14/06/2014


Jogadores que não entraram desde o início contra a Croácia aprimoram o preparo físico: Felipão vem usando tradicionalmente atletas do banco (VANDERLEI ALMEIDA/AFP)
Jogadores que não entraram desde o início contra a Croácia aprimoram o preparo físico: Felipão vem usando tradicionalmente atletas do banco
 Teresópolis – O técnico Luiz Felipe Scolari já tinha a escalação da Seleção Brasileira definida mesmo antes de iniciar o período final de preparação para a Copa do Mundo, em 26 de maio. Mas ainda que a confiança nos titulares tenha aumentado depois da estreia com vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, quinta-feira, em São Paulo, os reservas terão papel fundamental na competição.

 Não foi por acaso que, diante dos croatas, Felipão tenha feito três substituições, colocando Bernard, Hernanes e Ramires. Por isso, nada mais natural que marque atividades para dar ritmo aos jogadores do banco, como o jogo-treino programado para hoje, às 11h, na Granja Comary, contra a equipe sub-20 do Fluminense.

O treinador gostou bastante do desempenho do time-base e elogiou muito figuras como o armador Oscar. Ramires, por exemplo, é um dos mais acionados pelo técnico, tendo entrado jogando no amistoso com o Panamá. Na quinta, foi ele quem roubou a bola e iniciou o lance que deu origem ao terceiro gol do Brasil, marcado por Oscar.

O zagueiro Dante, por sua vez, está a postos caso Thiago Silva, que chegou apresentando cansaço muscular, volte a reclamar problemas físicos. “Depois da tensão da estreia, é importante fazer um trabalho físico, e esse futevôlei é bom para dar uma espairecida. A gente aproveita e trabalha a técnica também”, disse o jogador em entrevista ao site da entidade máxima do futebol nacional.

O jogo-treino será uma ótima oportunidade também para o lateral-direito Maicon, que sempre tem atuado bem quando aproveitado. Ainda mais que o titular Daniel Alves deu alguns espaços na estreia. Como no lance que resultou no gol croata.

TODOS EM CAMPO O jogo-treino dos reservas não significará que os titulares terão folga. Ao contrário de ontem, quando trabalharam na piscina sob comando do fisioterapeuta Luiz Rosan, quem começou jogando na quinta-feira irá a campo, mas para fazer trabalho específico.

Amanhã pela manhã o grupo deve ser unificado novamente. A previsão é de que haja treino coletivo visando ao jogo com o México, terça-feira, em Fortaleza, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo de 2014. Na segunda-feira, haverá reconhecimento do gramado do Estádio Castelão.

Time canarinho não vencia com margem de dois gols desde a campanha do tetra, como no primeiro jogo de 1994, com a Rússia (ORLANDO KISSNER/AE - 20/6/94)
Time canarinho não vencia com margem de dois gols desde a campanha do tetra, como no primeiro jogo de 1994, com a Rússia

Vantagem na estreia, doce coincidência


A vitória por 3 a 1, de virada, sobre a Croácia, foi a oitava da Seleção Brasileira por dois ou mais gols de diferença em estreias na Copa do Mundo. Apesar de não ser novidade, a vantagem não era obtida há 20 anos, desde os 2 a 0 sobre a Rússia, em 1994, nos EUA, no primeiro passo rumo ao tetra.

De lá para cá, o Brasil estreou vencendo em todos os mundiais. Porém, por apenas um gol de vantagem. Para os que apreciam coincidências, em outras três conquistas, além da de 1994, o escrete canarinho iniciou a caminhada com triunfo acima da margem mínima. Em uma delas, em 1958, também marcou três gols, mas não sofreu nenhum.

Para os atletas, o caminho na briga pelo hexa não poderia ter começado melhor. Afinal, eles mesmos admitiam que a ansiedade no primeiro jogo seria grande e poderia atrapalhar a equipe, como acabou ocorrendo nos primeiros momentos.

Agora, o técnico Luiz Felipe Scolari espera crescimento técnico da equipe. “A dúvida que a gente tinha era o poder de reação de um grupo jovem como o nosso. Fora dos padrões normais que sempre jogamos, tomando gol no começo, mostramos evolução, ainda que pequena, com relação à nossa experiência para o futuro. Vamos ter de evoluir, assimilar alguns golpes que vamos tomar, mas foi bom”, afirmou o treinador.

O próximo jogo do Brasil será terça-feira, em Fortaleza, diante do México, que estreou ontem batendo Camarões por 1 a 0, na Arena das Dunas, em Natal. Antes, o treinador brasileiro avaliava a partida com a Croácia a mais difícil da primeira fase, mas agora alerta também para os perigos que os mexicanos podem representar.

DE OLHO
Para evitar surpresas, ele, seus comandados e outros integrantes da comissão técnica acompanharam de perto o confronto que fechou a primeira rodada do Grupo A. Para isso, uma TV foi instalada no refeitório da Granja Comary. Os atletas podiam optar por ver o duelo nas suítes ou no auditório.
NOSSAS ESTREIAS

    Ano      País-sede        Resultado/Adversário
    1930    Uruguai           1 x 2 Iugoslávia
    1934    Itália               1 x 3 Espanha
    1938    França             6 x 5 Polônia
    1950    Brasil               5 x 0 México
    1954    Suíça               4 x 0 México
    1958    Suécia             3 x 0 Áustria
    1962    Chile               2 x 0 México
    1966    Inglaterra        2 x 0 Bulgária
    1970    México            4 x 1 Tchecoslováquia
    1974    Alemanha        0 x 0 Iugoslávia
    1978    Argentina         1 x 1 Suécia
    1982    Espanha          2 x 1 Rússia
    1986    México            1 x 0 Espanha
    1990    Itália              2 x 1 Suécia
    1994    EUA                2 x 0 Rússia
    1998    França            2 x 1 Escócia
    2002    Coreia/Japão   2 x 1 Turquia
    2006    Alemanha       1 x 0 Croácia
    2010    África do Sul    2 x 1 Coreia do Norte
    2014    Brasil              3 x 1 Croácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário