segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sob o signo de Saturno - Renato Janine Ribeiro

Valor Econômico 02/12/2013

O pão e circo que satisfaziam a galera estão cedendo lugar à exigência de pão com manteiga


Na mitologia antiga, Saturno é o astro das coisas pesadas, como o chumbo, e da melancolia. Na astrologia, exprime a frustração, a demora: quando alguém está sob o signo de Saturno, o sucesso não lhe sorri. O astro do sucesso é Júpiter, seu filho. Saturno comia seus rebentos; Júpiter escapou desse destino e depôs o pai. Truque simples de astrologia: localize Júpiter no seu mapa, você terá êxito (nos negócios, viagens, na casa...); procure Saturno, ele dirá onde tudo será difícil. Mesmo uma vitória final passará por batalhas perdidas.

O que tem isso a ver com a política brasileira? deve perguntar o leitor, até porque o autor destas linhas não é astrólogo. Tem a ver que ela me parece estar sob o signo de Saturno. Há um ano que nenhum partido faz uma goleada - o que seria um "outcome" jupiteriano. Quem parece estar por cima logo leva uma bordoada. Quem perde, volta ao jogo. Alguns exemplos:

Dilma Rousseff parecia ter a reeleição garantida, quando as manifestações de junho cortaram pela metade suas intenções de voto. Já Marina Silva, a grande beneficiária das ruas, parecia ir muito bem quando a Justiça negou registro ao seu partido. Eduardo Campos pareceu ganhar a sorte grande com a adesão de Marina, mas as pesquisas recentes de intenção de voto rebaixaram os dois, e muito.


Cobra-se tudo o que deixou de ser feito




Podemos multiplicar os exemplos. Colhi estes a esmo. O que chama a atenção na política deste ano é a tendência ao impasse, ao empate. Todos os atores estão insatisfeitos.

O PT corre o sério risco de esgotar seu cabedal político e não ter mais novidade a propor aos eleitores. Já não dispõe do carisma de Lula. Sua sucessora foi apresentada como ótima gestora e boa interlocutora do capital, mas não foi aprovada pelo empresariado.

O PSDB corre o sério risco de não chegar ao segundo turno daqui a um ano, e não se entende: uns acham que seu desempenho baixo se deve ao esgotamento de Serra, outros à falta de audácia de Aécio. O remédio que uma ala propõe é, no entender da outra, veneno. Cada lado vê, no outro, o desastre.
O PSB+Rede corre o sério risco de não decolar, deixando Eduardo com um "succès d'estime" junto aos empresários e Marina com o mesmo junto à parcela da opinião pública que se cansou dos tucanos, mas desconfia do PT. Sucesso de estima é um termo de teatro, indicando uma obra que empolgou os críticos - mas não o público.

Mesmo que o Partido dos Trabalhadores ganhe as eleições de 2014, ele ruma para um esgotamento, talvez mesmo uma estagnação. Faz tempo que o entusiasmo militante deu lugar ao poder, à administração, à gestão - e a qualidade desta última não agrada a todos. Considero bom o seu governo, mas por quanto tempo o PT disputará a hegemonia no país? Sua maior vantagem hoje está na fraqueza dos adversários.
O pior é que assim termina o ano do maior descontentamento público de nossa História. "The winter of our discontent", diríamos, lembrando o verso famoso de Shakespeare, só que um descontentamento que protestou, com muita alegria e, sobretudo, vida. Mas os partidos não souberam captar essa vibração. Somente Marina esteve bem perto das ruas. Ela foi quem melhor entendeu a sociabilidade presente nos que protestavam, o modo dos jovens agirem. Mas não desenvolveu o conteúdo das queixas e propostas deles. Ainda não mostrou se e como o bordão "sustentabilidade" resolveria o transporte público, a saúde e a educação. Já os dois partidões que há 20 anos disputam o poder no Brasil reagiram com planilhas de investimentos. Não disputaram a imaginação. Responderam, à poesia, de forma prosaica.

Será por acaso, então, que todos os problemas se acumularam, até chegarmos onde estamos? Vivemos um momento difícil para o gestor público honesto. Para dar saúde, educação, transporte e segurança públicos que sejam decentes, seria preciso aumentar sensivelmente os impostos. Mas quem aceitará pagar mais tributos, dado o histórico de ineficiência - ou de eficiência na má direção - do poder público em todas as esferas?

Como deveriam agir os políticos? A meu ver, é melhor demonstrarem humildade, esforço, perseverança ante os fracassos. É improvável que o clamor petista contra a prisão dos condenados ou o protesto tucano contra as acusações do trensalão venham a ter peso político decisivo. Eles só convencem os já convencidos. A maioria, o que quer são resultados concretos. União, Estados e municípios têm que melhorar muito os serviços públicos, sem aumentar a taxação. Nisso, estão atrasados.

Situação bem saturnina, pois o astro do tempo (Saturno, em grego, se chama Cronos) é especialmente severo com quem não fez a lição de casa na hora devida. Todos os partidos estão sendo cobrados. Os políticos podem gritar, mas o povo quer resultados tangíveis, como foi a inclusão social dos últimos anos. O pão e circo que satisfaziam a galera estão cedendo lugar à exigência de pão - e com muita manteiga.


Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo. 
E-mail: rjanine@usp.br


Tv Paga

Estado de Minas: 02/12/2013

TV PAGA » Para os insones

 (Imovision/Divulgação)

É segunda-feira, e é tarde. Mas o cinéfilo que curte o cinema do francês Alain Resnais não pode perder o drama Ervas daninhas (foto), atração da Mostra internacional de cinema na Cultura, à 0h30. Na trama, Marguerite (Sabine Azéma) tem sua bolsa roubada e um senhor chamado Georges (André Dussollier) encontra sua carteira, entregando-a à polícia. A partir daí ocorre uma série de desencontros, mas durante esses atritos um romance pode surgir.

Muitas alternativas
no pacote de filmes

Na faixa das 22h, o assinante tem pelo menos seis boas opções: Killer Joe – Matador de aluguel, na HBO 2; Sentença de morte, no ID; Guerra ao terror, na MGM; Finalmente 18, no Telecine Premium; Desenrola, no Telecine Fun; e O que a carne herda, no Telecine Cult. Outros destaques da programação: Maluca paixão, às 18h35, no Megapix; Querido John, às 21h, no Cinemax; e Greystoke – A lenda de Tarzan, o rei da selva, às 22h05, no TCM.

Valentine Road traz
um tema polêmico

A HBO estreia hoje, às 22h05, mais um documentário inédito: Valentine Road, que reconstitui um tiroteio em uma escola iniciado por um adolescente que estava começando a explorar sua identidade de gênero. A produção revela as circunstâncias que o levaram a ser assassinado por um colega e as complicações posteriores.

Outra novidade da
HBO é a série Treme

Ainda na HBO, às 20h, estreia a quarta e última temporada da série Treme. Serão apenas cinco episódios, mostrando como músicos, chefs, foliões do Mardi Gras e outros habitantes de Nova Orleans continuam fiéis às suas raízes culturais e dedicados a reconstruir suas vidas apesar das dificuldades após o desastre provocado pelo furacão Katrina em 2005. A nova fase se passa três anos depois da catástrofe, na época em que Barack Obama foi eleito presidente dos
Estados Unidos, o que
trouxe mais otimismo aos moradores da região.

SescTV continua de
olho no VideoBrasil

O SescTV continua com o especial VideoBrasil na TV, que destaca as multiplicidades da linguagem audiovisual e compõe uma das plataformas do Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc VideoBrasil. O episódio de hoje é “Internacionalização: as visões do Sul”, que trata do intercâmbio entre artistas, teóricos e curadores, e uma plataforma de lançamento
e inserção para a produção artística dessa região.
No ar às 23h.

Skylab entrevista a
sua porção mulher

Por fim o Canal Brasil, com três atrações interessantes. Para começar tem Duofel em episódio inédito de Estúdio 66, às 18h45. Às 21h30, no Espelho, Lázaro Ramos recebe Klester Cavalcanti, jornalista duas vezes laureado com o Prêmio Jabuti de Literatura e autor de Dias de inferno na Síria. E à meia-noite, em Matador de passarinho, Rogério Skylab entrevista ninguém menos do que Rogéria Skylab, a versão “travesti” do apresentador. 


Estado de Minas: 02/12/2013

Tá pegando! 



Indecisa entre dois pretendentes, Pilar (Susana Vieira) faz test drive com motorista Maciel (Kiko Pissolato) (Fábio Guimarães/Extra/AG-10/9/13)
Indecisa entre dois pretendentes, Pilar (Susana Vieira) faz test drive com motorista Maciel (Kiko Pissolato)

Separada de César (Antônio Fagundes), Pilar (Susana Vieira) fica animada ao perceber que desperta o interesse de dois pretendentes: o médico Jacques (Júlio Rocha) e o motorista dela, Maciel (Kiko Pissolato). No quesito “marcação em cima”, o empregado leva vantagem – afinal está sempre a serviço da dondoca – e não a desperdiça. Nos próximos capítulos de Amor à vida (Globo), ele será recompensado por tanta dedicação. Pilar e Maciel têm o primeiro encontro e uma fogosa noite de amor. Depois de comerem pizza, Pilar comenta que sente falta da vida simples, quando um vestido e uma joia não eram tão fundamentais. “Eu acho que o casamento com o César, os valores dele me fizeram dar mais valor ao material que ao espiritual. Que aos sentimentos. A nossa vida era baseada no dinheiro, no poder. Hoje, eu vejo que o que eu queria mesmo era um sentimento verdadeiro”, diz Pilar. Em casa, o clima esquenta. “Maciel, nenhum motorista convida a patroa para uma pizza só por amizade. Nem ela aceita só por amizade”, afirma a mãe de Félix (Mateus Solano). Ela o beija e eles vão para a suíte de Pilar. No dia seguinte, a patroa pede que eles apenas sejam discretos. Quando Maciel sai do quarto é visto por uma empregada, que está escondida.

TURMA DE CARROSSEL SE
REENCONTRA NO NATAL

Na noite de 25 de dezembro, às 22h15, a turma de Carrossel entrará em cena para festejar o Natal. Com apresentação de Eliana, o especial trará atores e seus personagens, que se tornaram ídolos da criançada. O fim de ano do SBT/Alterosa contará ainda com uma retrospectiva, sob o comando de Roberto Cabrini.

CELEBRIDADES REVELAM
COMO ESPERAM A FESTA

No TV fama especial de Natal, que vai ao ar dia 24, às 19h15, na RedeTV!, celebridades falam sobre os planos para a comemoração. Para animar a festa, João Kléber vai se transformar no Papai Noel e sair pelas ruas da capital paulista.

OSMAR PRADO VOLTA
À CENA EM MINISSÉRIE

O ator Osmar Prado é nome do elenco da minissérie Amores roubados (Globo), que tem estreia marcada para 6 de janeiro. Na apresentação do programa à imprensa, ele comentou sobre sua recuperação de um câncer na garganta, cujo tratamento envolveu quimioterapia e sessões de radioterapia. “Não deixei de trabalhar nem de andar de moto. Estou me sentindo ótimo. No próximo mês, começo a gravar Meu pedacinho de chão”, disse referindo-se ao remake de Benedito Ruy Barbosa que vai substituir Joia rara.

GABY AMARANTOS FALA
SOBRE BELEZA NO GNT

O Superbonita, hoje, às 21h30, no GNT (TV paga), recebe Gaby Amarantos. No episódio, os temas são o colo e os seios femininos. Para muitas delas, os cuidados com esta parte do corpo podem garantir o decote perfeito. A cantora sempre reclamou de seus seios fartos. Depois do período de amamentação, Gaby passou a se valorizar mais e se transformou em outra mulher. “Sempre tive uma rejeição com os meus seios. Eram muito grandes e eu
não achava legal. Aquilo me deixava muito triste. Era um problema de baixa autoestima. Só depois da maternidade consegui reatar o contato com os meus seios”, conta.


DORIVAL IMPERDÍVEL

O documentário Um certo Dorival Caymmi será apresentado hoje, às 22h45, no canal Curta! (TV paga). O filme apresenta a vida e obra do compositor baiano, que morreu em 2008. A atração apresenta fatos relevantes que marcaram a trajetória do compositor, a partir de musicais, iconografia e ficção. Entre as cenas, a entrada do cantor na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro em 1937, a parceria com Carmem Miranda em O que é que a baiana tem?, e com Paulo Gracindo e Dulce Bressane no filme Estrela da manhã, de 1948, com roteiro de Jorge Amado. No documentário de Aluísio Didier, Dorival Caymmi é revelado em outras expressões artísticas, como a pintura e o cinema.

E, como cantou a mulher tão bem, não poderia faltar um depoimento do compositor a respeito: “Tudo resulta da mulher. Descobri há muitos anos que tudo gravita em torno deste ser divino. A mulher contém em si tudo que existe de criação. Eu gosto muito do gênero feminino, é uma paixão total, isso vem desde a minha infância”, confessou o sedutor baiano.

VIVA

A personagem é coadjuvante, mas a professora Celina, de Mariana Rios, quase vira protagonista, em Além do horizonte (Globo).

VAIA

A atriz e comediante Cláudia Jimenez é ótima, mas em Além do horizonte sua Zélia não apresenta qualquer novidade.  

EDUARDO ALMEIDA REIS - Grande novidade!‏

Grande novidade! 
 
Basta que os médicos importados se assentem num banquinho ao lado da rede para botar a mão na testa do moribundo: muitas vezes curam 
 
Estado de Minas: 02/12/2013




Por mais que a computação contribua para a divulgação do conhecimento humano, é inevitável que os pesquisadores se debrucem sobre o que já foi pesquisado e publicado. Afinal, há dezenas ou centenas de milhares de centros de pesquisas neste planeta. Agora, mesmo, pesquisadores do estado norte-americano da Carolina do Norte vêm de anunciar a descoberta de um negócio que está num livro meu escrito em 1985 e publicado em 1986.

Ninguém sabe onde fica Chapel Hill, cidade onde se encontra a Universidade da Carolina do Norte de Chapell Hill, a Escola de Medicina da Universidade de Norte Carolina, a Escola de Leis da Universidade de Carolina do Norte, uma School of Dentistry, que o Collins me diz significar odontologia, enquanto dentures é dentadura, um negócio chamado UNC Health Care, além de uma filial do Aveda Institute (cosmetologia). Situada no Orange County, Chapel Hill ocupa área de 51 km2 e tinha 58 mil habitantes em 2012. Tem Orange County na Carolina do Norte, na Califórnia, tem Orange County à beça e à bessa.

Chapel Hill e as pequenas cidades próximas têm um complexo aeroportuário que, salvo engano, movimenta mais voos do que a soma de todos os aeroportos do Brasil, o que não impediu que os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, de mãos dadas com os seus colegas do Centro Médico da Universidade de Utrech, na Holanda, “descobrissem” que a fome está no cérebro.

Ora, bolas: a fome, a sede, o sexo, a memória, a maldade, a bondade – tudo está no cérebro. Ou será que tudo é comandado pela The United States Military Academy at West Point, também conhecida como West Point, Army, The Academy ou simplesmente The Point?

Sim, porque os jornais nos mostraram foto de Larry Lennox-Choate e Daniel Lennox-Choate, elegantíssimos em seus tuxedos (smokings), sábado, 2 de novembro de 2013, deixando a capela da Academia Militar. Graduados por West Point, foram os primeiros cavalheiros supostamente do sexo masculino que se casaram naquela igreja depois que o estado de Nova York legalizou o casamento gay em 2012, ano em que foram realizados na mesma capela dois casamentos entre jovens supostamente do sexo feminino.

Meu livro de 1986 não é sobre sexo e casamentos gays, mas sobre dietas. Modéstia às favas, obra excelentíssima.

Mais médicos

É muito de desejar que os 10 mil médicos importados pelo glorioso governo que vocês elegeram saibam praticar a medicina do tempo de antigamente. Não muito antigamente, mas a medicina da década de 1950, quando ilustres catedráticos de clínica médica, das duas melhores escolas do Rio, se assentavam nas camas dos pacientes e passavam alguns minutos com a mão na testa do moribundo: curavam à beça.

Pacientes nordestinos e amazônicos não têm camas. Basta que os médicos importados se assentem num banquinho ao lado da rede para botar a mão na testa do moribundo: muitas vezes curam. Sem essa de “revalida”, de exames complicados pelos respectivos conselhos de medicina: basta a mão na testa.

Sim, porque sem estrutura mínima é impossível praticar a medicina moderna, que já não permite que o sujeito solte um traque: tem que tomar Luftal. São exames e mais exames, cada qual mais complicado, antes dos diagnósticos. Salas refrigeradas a 22ºC, monitores, computadores, e a vítima sobre a maca sendo inspecionada por diversos especialistas, clínicas imensas, salas de espera entupidas de pacientes na maior felicidade.

Aí é que está: brasileiro adora médico. Se deixar, a maioria vai ao médico todos os dias. Fiquei espantado com a alegria dos pacientes que enchiam a sala de espera de um sexto andar, prédio inteiro de uma clínica de “imagens”, com estacionamento subterrâneo e manobrista educado. Sem direito a puns e outras ventosidades, com as tripas limpas de véspera.

Depois da limpeza e de 12 horas em jejum, o processo de restruturação das tripas cidadãs demora quatro longos dias. No fim tudo se ajeita com a linhaça dourada, importada do Canadá, e a laranja que conserva a parte branca da casca, enquanto a impiedosa imprensa informa que a dieta do ministro Mantega, nos jatos da FAB, não dispensa o caviar.

Muito justo! Fosse ministro sem entender nada sobre o assunto da pasta, vosso philosopho exigiria lanche de caviar iraniano espionado pela Abin. Antes, porém, daria uma surra em filha minha que se deixasse fotografar nua, mesmo reconhecendo o peso da rubrica vestimenta no controle da inflação.

O mundo é uma bola

2 de dezembro de 1512: exibidas ao público pela primeira vez as pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina. Em 1604, Otelo, uma das tragédias de Shakespeare, é apresentada ao público. Em 1804, na Capela de Notre Dame, presente o papa Pio VII, Napoleão Bonaparte e sua mulher Josefina de Beauharnais são coroados imperador e imperatriz da França.

Nascida Marie Josèphe Tascher de la Pagerie, na Martinica, em junho de 1763, Josefina foi para a França com a idade de 15 anos para se casar com o visconde de Beauharnais. Teve dois filhos com o visconde guilhotinado pela Revolução Francesa. Viúva, com dois filhos, casou-se em 1796 com o general Bonaparte.
Hoje é o Dia do Samba, do Astrônomo e das Relações Públicas.

Ruminanças


“Só o ateísmo pode pacificar o mundo de hoje.” (Gide, 1869-1951)

Combate à superbactéria vem de coral brasileiro‏

Combate à superbactéria vem de coral brasileiro Estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Católica de Brasília e do projeto Coral Vivo testa capacidade de peptídeo extraído do material marinho eliminar a KPC 
 
Marcus Celestino

Estado de Minas: 02/12/2013


Os cientistas vão investigar agora se a substância poderosa que ataca a bactéria é exclusivamente do coral orelha-de-elefante (Phyllogorgia dilatata) (Projeto Coral Vivo/ Divulgação)
Os cientistas vão investigar agora se a substância poderosa que ataca a bactéria é exclusivamente do coral orelha-de-elefante (Phyllogorgia dilatata)

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Católica de Brasília (UCB) em parceria com o projeto Coral Vivo promete deixar o ambiente hospitalar livre de uma superbactéria que acomete pacientes com moléstias pulmonares e distúrbios gastrointestinais e pode levá-los à morte. A “superbug” em questão é a Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), que poderá receber contra-ataque efetivo graças a uma molécula purificada advinda do coral orelha-de-elefante (Phyllogorgia dilatata).

O cnidário – filo de animais aquáticos que inclui as hidras de água doce, medusas, águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e as caravelas – é endêmico da costa brasileira, habita do Norte do Maranhão até a Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro e foi escolhido para o estudo graças às suas características naturalmente defensivas. “Por viverem fixos, os corais usam de estratégias para sobreviver em meio a verdadeiras ‘guerras químicas’. Eles têm substâncias para se defender que podem ser usadas, por exemplo, no combate a esta superbactéria (KPC)”, explica a bióloga Débora Pires, coordenadora de comunicação do projeto Coral Vivo. “Por se tratar de animais que vivem num ambiente inóspito e serem atacados constantemente, esses corais têm suas defesas próprias, bem interessantes para combater outros organismos”, acrescenta Simoni Campos, bióloga molecular da Universidade Católica de Brasília e uma das cabeças do projeto, orientadora de Loiane Lima, aluna que apresentou o estudo no curso de mestrado da instituição.

Nos testes desenvolvidos pelos pesquisadores, foi constatado que, entre seis espécies previamente selecionadas, a orelha-de-elefante era a que demonstrava maior capacidade de combater a superbactéria. De acordo com Simoni, o estudo, publicado no periódico especializado na área de bioquímica Protein & Peptide Letters, tem capacidade para tornar-se algo ainda maior: o próximo passo da pesquisa é determinar se a molécula advém de fato do coral orelha-de-elefante ou de algum outro organismo associado a ele, como, por exemplo, o simbionte zooxantela, protistas que se utilizam do coral como hospedeiro. “Esse é o próximo passo da investigação e é como procurar uma agulha em um palheiro”, destaca Simoni.
No processo de investigação das substâncias secretadas pelo coral orelha-de-elefante, os pesquisadores da UCB obtiveram um peptídeo purificado. Para chegar ao material, houve trituração de pedaços de colônias diferentes do coral, que passaram pelo processo de purificação e, aí, sim, foi obtida a substância que combate a KPC. Os testes in vitro realizados aferiram que, depois de 12 horas, a população da superbactéria foi expurgada pela combativa proteína. “Tais resultados são empolgantes. Essa poderá ser uma grande arma, um antibiótico que será capaz de combater a KPC e até mesmo outras superbactérias”, revela a pesquisadora Simoni.

PREDAÇÃO Devido à predação – a espécie é classificada como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas –, existe a dificuldade de coletar material para o prosseguimento dos estudos. O coral é muito usado na confecção de joias e para ornamentar aquários. O projeto Coral Vivo estuda o cultivo desses seres marinhos, para que a ameaça de extinção se afaste. “Precisamos de quantidade suficiente dessa molécula purificada (para prosseguir as pesquisas)”, ressalta a professora Simoni. “Coletei mais material recentemente para fazer mais testes”, completa. Esses testes serão feitos em vírus e fungos e, posteriormente, em animais menores. Por fim, em humanos.

Todo esse processo pode levar ainda 10 anos. Só a fase de bioprospecção demorou cinco anos. Tal trabalho, como visto, demanda muito cuidado, minuciosidade, além da burocracia. Isso para provar por A mais B que a substância presente no coral tenha 100% de eficácia para atacar bactérias, que atingem humanos. Além de sua eficácia ante a KPC, a proteína mostra-se efetiva também no ataque a outras duas bactérias de alta resistência, que são a Staphylococcus aureus e a Shigella flexneri. A S. aureus é considerada um patógeno humano oportunista e frequentemente associado a infecções adquiridas no ambiente hospitalar, sendo as mais comuns as que envolvem a pele. Em episódios mais graves, pode provocar pneumonia, osteomielite, endocardite, miocardite, pericardite e meningite. Já a S. flexneri é uma bactéria que causa diarreia e disenteria em humanos.

ESTUDO BEM-VINDO Para o químico Roberto Berlinck, doutor em química orgânica pela Université Libre de Bruxelles, a descoberta envolvendo o coral foi muito feliz. Para ele, a investigação de substâncias que têm potencial farmacológico a partir de cnidários ou de qualquer outro tipo de organismo é sempre muito bem-vinda. “Mais de 50% dos fármacos que estão no mercado são oriundos de moléculas de organismos vivos. No caso da KPC e de outras bactérias em que se necessita de antibiótico específico para combatê-las, é importante que estudos como esse indiquem uma nova classe de medicamentos, pois há 40 anos não há um antibiótico novo. Isso é um problema, pois as bactérias acabam adquirindo resistência. Esse estudo da UCB e do Coral Vivo é fundamental em termos farmacológicos, para posterior desenvolvimento da droga pela indústria farmacêutica. Mas, obviamente, sua evolução vai depender de inúmeros fatores”, diz.

Os pesquisadores envolvidos no estudo são do curso de pós-graduação em ciências genômicas e biotecnologia da Universidade Católica de Brasília, em parceria com o Museu Nacional/UFRJ e a Rede de Pesquisas Coral Vivo, que integra a Rede Biomar –Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha –, que reúne também os projetos Tamar, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Albatroz. Todos eles são patrocinados pela Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental, com o intuito de conservar a biodiversidade marinha do Brasil, atuando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque e realizadas pela Associação Amigos do Museu Nacional.

palavra de especialista

Suellen Siqueira, médica com especialização pelo Hospital Central da Polícia Militar do RIO DE JANEIRO

Resistência às drogas persiste  

“Tem-se notado, nos últimos anos, o aumento de bactérias que apresentam resistência a múltiplos antibióticos, sendo conhecidas como bactérias multirrestistentes. Nesse processo estão envolvidos fatores como dispositivos invasivos, o uso excessivo de antibióticos e a capacidade das bactérias de criarem resistência às drogas. A KPC é uma enzima produzida por bactérias que confere resistência aos antimicrobianos carbapenêmicos e agentes beta-lactâmicos, ou seja, a maioria dos antibióticos disponíveis no mercado. Por isso o tratamento dessas infecções é extremamente difícil. Nessa perspectiva, é de extrema relevância encontrar novos métodos para combater a KPC, pois as opções terapêuticas para o tratamento da Klebsiella pneumoniae são restritas. A resistência da KPC ainda constitui uma ameaça para os pacientes hospitalizados, levando a um alto índice de mortalidade por infecções.”

saiba mais

Imagem na nova nota de R$ 100

Fato curioso é o que o coral orelha-de-elefante está presente nas novas notas de R$ 100. O pedido de inclusão foi feito pela equipe do projeto Coral Vivo. “As cédulas tinham animais típicos do nosso país. A nota de R$ 100, no caso, tinha a garoupa, só que seu ambiente não era retratado. Entramos em contato com a Casa da Moeda e pedimos  que incluíssem espécies importantes tipicamente brasileiras na composição desse ambiente”, comenta Débora Pires. Além dele, outro cnidário está presente nas novas cédulas: o coral-cérebro (Mussismilia brasiliensis), endêmico da região de Abrolhos, na Bahia. Uma pena que usualmente as notas de R$ 100 ficam pouco em nossas mãos para a devida apreciação.  

Medidas antecipam tratamento da Aids‏

Medidas antecipam tratamento da Aids 
 
Governo anuncia oferta gratuita de remédios para os adultos que apresentam teste positivo antes mesmo de a doença se manifestar


Estado de Minas: 02/12/2013


Caminhada na avenida litorânea em São Luís (MA) chama a atenção para a doença     (Karlos Geromy/OIMP/D.A Press)
Caminhada na avenida litorânea em São Luís (MA) chama a atenção para a doença

Rio – No Dia Mundial de Combate à Aids, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, ontem, medidas que anteciparão o tratamento dos que são infectados pelo vírus HIV e diminuirão os riscos de transmissão da doença no país. A principal delas é a oferta de remédios antirretrovirais aos adultos com teste positivo antes de apresentarem sintomas da doença ou comprometimento do sistema imunológico.

O novo protocolo clínico permitirá que pacientes infectados iniciem o tratamento logo após o diagnóstico. Antes, o paciente era encaminhado a novos exames e só recebia a medicação caso houvesse sinais de vulnerabilidade no sistema imunológico. "Aprendemos que o ideal é oferecer a possibilidade de a pessoa se tratar logo, antes de saber se a imunidade está reduzida", disse Padilha, durante evento no Parque de Madureira, na Zona Oeste do Rio. Hoje, apenas Estados Unidos e França adotam esse tipo de procedimento, e o Brasil, de acordo com ele, será o primeiro a oferecê-lo de forma gratuita.

Além disso, antecipar o tratamento diminui o risco de transmissão em 96%, destacou. O que pode ser importante, uma vez que o país tem 700 mil pessoas infectadas pelo HIV por ano – dessas, cerca de 150 mil desconhecem que são portadoras do vírus. "Elas estão perdendo a chance de se tratar", afirmou. Com maior oferta do tratamento, 100 mil pacientes a mais deverão receber os remédios em 2014.

Para antecipar os diagnósticos, o ministério entregou ontem à Secretaria de Estado de Saúde do Rio a primeira Unidade de Testagem Móvel (UTM), na qual serão realizados testes rápidos, cujo resultado sai em até 30 minutos. A ideia é efetuar 1,7 mil testes por mês. "Mas nada disso funciona se a gente deixar prevalecer o preconceito", ressaltou.

No Brasil, os investimentos para o combate à Aids devem chegar a R$ 1,2 bilhão em 2013 – R$ 770 milhões só em medicamentos. Em 2014, Padilha espera ampliar esses investimentos para R$ 1,3 bilhão. Em todo o país, manifestações marcaram ontem o Dia Mundial de Combate à Aids.

NOVO MÉTODO
O ministro também anunciou que o Brasil desenvolve, por intermédio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tecnologia que vai incorporar três remédios usados atualmente no combate contra a Aids numa mesma pílula. O novo método de tratamento (chamado 3 em 1) será testado, inicialmente, no Rio Grande do Sul e no Amazonas, a partir de fevereiro. A ideia é estendê-lo a todo o país no segundo semestre de 2014.

A escolha desses estados levou em conta as estatísticas apuradas em 2012. No Amazonas, a questão é a elevada taxa de mortalidade. Já entre os gaúchos, a taxa de detecção é a mais elevada. Por lá, são feitos 41,4 diagnósticos a cada 100 mil habitantes, contra 20,2 na média do Brasil. Só em Porto Alegre, essa proporção é de 93,7 casos. Para a coordenadora da Unaids (órgão das Nações Unidas para o combate à Aids) no Brasil, Georgiana Braga, o Rio Grande do Sul vive um quadro de epidemia.

Medicamentos antirretrovirais serão testados no Rio Grande do Sul com grupos considerados mais vulneráveis, como profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e pessoas em situação de rua. O acordo foi assinado ontem entre o Ministério da Saúde e o governo do Rio Grande do Sul. "Na primeira etapa, serão 100 pessoas voluntárias, mas o número será expandido até o fim do ano", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

Papa pede acesso a medicamentos

O papa Francisco pediu ontem que todo portador de Aids tenha acesso aos cuidados de que necessita, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids. "Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Vamos expressar nossa proximidade para com as pessoas que padecem dessa doença, especialmente as crianças", afirmou o pontífice, depois de fazer a tradicional Oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano. "Rezemos por todos, também pelos médicos e pesquisadores. Que cada enfermo, sem exclusão alguma, possa ter acesso aos cuidados de que necessita", afirmou.

Ação para conscientizar

Shirley Pacelli

Em Belo Horizonte, oficinas e apresentações musicais marcaram o Dia Mundial de Combate à Aids     (Reinaldo Gomes/Divulgação)
Em Belo Horizonte, oficinas e apresentações musicais marcaram o Dia Mundial de Combate à Aids

De 2001 a outubro de 2013 foram notificados 6.349 novos casos de Aids em Belo Horizonte. Só no ano passado, houve 595 registros da doença, o maior índice desde 2004. Para aumentar a conscientização, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, até fevereiro de 2014, todos os centros de saúde de Belo Horizonte estarão capacitados para fazer o teste rápido do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O resultado desse método sai em no máximo 30 minutos. Até o momento, 90 dos 147 centros já estão capacitados para realizar esse procedimento. No ano que vem, um teste caseiro para diagnóstico de HIV começará a ser usado no país. Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o exame é feito com base em análises de saliva.

O evento contou com oficinas de sexualidade, distribuição de camisinhas e de material educativo, além de ações de promoção à saúde e redução de danos. A população fez fila para aferir a pressão arterial, medir glicemia e receber orientações de saúde bucal. Lian Gong, academia da cidade e apresentações musicais diversas completaram o dia.

O aposentado Edgar Silvério dos Santos, de 59 anos, gostou da iniciativa de conscientização, mas confessou que há muitos anos não faz o teste. “Fiquei sabendo que não tinha Aids na época que doei sangue. Nunca me preocupei com isso, sou casado há 35 anos”, afirma. Já Sirlene de Oliveira Silva, de 37, faz o teste com frequência, porque doa sangue duas vezes por ano.

Lucinéia Carvalhais, coordenadora municipal de saúde sexual, HIV e hepatites virais, explica que as pessoas ainda não incluíram o teste de HIV na sua rotina de cuidados com a saúde, como o controle do nível do colesterol, por exemplo. “Mesmo que tenha o hábito do sexo seguro, pode ter existido uma época que você não se prevenia. A questão não é só fazer o teste, mas ter uma postura sexual consciente", explica. Segundo ela, entre o sexo feminino, 60% dos casos de Aids ocorrem entre 35 a 59 anos – o que quer dizer que as mulheres procuram tardiamente o diagnóstico.