terça-feira, 6 de agosto de 2013

Painel Vera Magalhães

folha de são paulo

PF acredita que maior volume de informações sobre cartel virá de arquivos apreendidos


Ouvir o texto

O foco é outro As informações obtidas pelo Cade no processo que apura formação de cartel na venda de trens nas gestões do PSDB no governo de São Paulo são só o começo da investigação. A Polícia Federal acredita que o maior volume de informações não virá dos depoimentos dos diretores da Siemens, mas sim dos arquivos de computador apreendidos na empresa e na casa dos denunciantes. É nesse material que a PF espera encontrar pistas sobre eventual corrupção de servidores do Estado.
Dois pesos... Ministros do STF devem divergir em plenário da tese de Joaquim Barbosa de que os embargos infringentes não estão previstos na lei 8.038/90 e, portanto, não devem ser aceitos no julgamento do mensalão. Dirão que a lei também não prevê embargos de declaração, e ainda assim eles são aceitos.
... e duas medidas De acordo com esses ministros, ambos os recursos estão previsto no Código de Processo Penal e no regimento interno. "Dizer que os sempre utilizados embargos infringentes agora não valem mais soaria casuístico ao mundo jurídico", opina um ministro.
Vai indo... Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Marta Suplicy (Cultura) entraram em campo para convencer Dilma Rousseff a não vetar o limite de 40% de ingressos de meia-entrada no Estatuto da Juventude, como defendia Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).
...que eu já vou A pressão do PT para o veto foi tanta que até a relatora Manuela D'Ávila (PC do B-RS) ameaçou não comparecer ao evento ontem no Planalto. Só no final da tarde de domingo, diante da confirmação de que o ponto não seria vetado, ela confirmou presença.
No trilho Até agora, três grupos têm manifestado interesse na licitação do trem-bala, cuja apresentação de propostas será na semana que vem. Franceses, espanhóis e alemães têm feito consultas sobre o processo. A expectativa de setores do governo é que franceses e espanhóis apresentem propostas.
Composição Espanhóis e alemães estão na expectativa de que investidores brasileiros declarem interesse em participar em consórcios. O BNDES e os Correios se manifestaram neste sentido.
Contra o relógio A equipe de Dilma Rousseff trabalha para que a presidente volte do G-20 a tempo para o desfile de 7 de Setembro. Auxiliares da petista se dividem sobre sua presença na comemoração da Independência.
Em casa O governo dá como certo que as manifestações da data serão engrossadas pelos funcionários dos Correios, que deverão entrar em greve no fim do mês.
Bússola Petistas estarão atentos ao discurso de Lula no encontro do partido em Bauru, no fim de semana, com Alexandre Padilha (Saúde). Eles apostam que o ex-presidente não deve fazer menção explícita à possível candidatura do ministro ao governo paulista, mas esperam acenos que corroborem seu aval à empreitada.
Tradução A OAB divulga hoje pesquisa do Ibope que aponta que a maioria dos brasileiros prefere votar em "plataformas", e não em "nomes", nas eleições para deputado e vereador. Para dirigentes da entidade, o resultado chancela a proposta de voto em lista, reduzindo o "personalismo" na disputa.
Herança Pelos próximos dez dias, quem responde pela Secretaria do Meio Ambiente de Fernando Haddad (PT) é o adjunto da pasta, Manoel de Azevedo Neto. Ele atuou na gestão de Gilberto Kassab (PSD) e foi um dos coordenadores do programa de governo de José Serra (PSDB) em 2012.
*
TIROTEIO
Com plano de saúde ilimitado e vitalício, senadores usam Sírio como ambulatório. Moralização real seria cortar no macro.
DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), sobre aumento de gasto da Casa com o hospital Sírio-Libanês após anúncio de corte de despesa pela Mesa.
*
CONTRAPONTO
Top of mind
Em discurso durante o evento em que foi sancionado o Estatuto da Juventude, ontem, a presidente Dilma Rousseff apresentava o Participatório, portal lançado pelo governo para promover uma interação entre o governo e a população jovem. À plateia, a petista confessou:
-Eu acho feiíssimo esse nome Participatório!
Diante da gargalhada dos convidados, ela arrematou, dirigindo-se a Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), responsável pelo projeto:
-E não sou só eu, várias pessoas acham feio! Mas ele insistiu. Como somos um governo democrático, ele pôs.
Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN
painel
Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário