segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ronaldo Lemos

folha de são paulo

Facebook está ameaçado por gangorra das redes sociais


Em janeiro de 2007, um consultor chamado John Barrett escreveu um artigo dizendo que o MySpace (então a rede social do momento) era imbatível, um "monopólio natural" com futuro brilhante.
O artigo repercutiu no "Guardian", um dos jornais mais respeitados do mundo. Hoje, o site, que chegou em 2006 a ser maior que o Google em número de acessos, é irrelevante.
A furada do consultor mostra que na internet nada é tão seguro quanto parece. Gigantes aparecem e desaparecem em alta velocidade.
O mesmo jornal publicou na semana passada um artigo sobre o Facebook apontando na direção contrária. A rede social que hoje parece imbatível estaria perdendo fôlego.
Só em março, o Face perdeu 6 milhões de usuários nos EUA e 2 milhões na Inglaterra. Canadá, França, Espanha e Japão são outros países que tiveram redução de usuários.
No Brasil, o crescimento segue firme. Em março, o Face alcançou 70 milhões de usuários aqui, alta de 6%. Apesar do potencial dos mercados emergentes, há outros fatores preocupando o Facebook. Um deles é a competição das redes sociais baseadas no celular, como o WhatsApp.
Muitos jovens já veem o Facebook com jeitão de velho e pesado. Preferem se conectar aos amigos por esse tipo de aplicativo mais leve.
Curiosamente, o próprio WhatsApp já enfrenta um competidor de peso: a empresa chinesa WeChat, que, a partir do mercado asiático, quer conquistar mundo (o WeChat merece um artigo só sobre ele).
Cada vez mais, tudo que é sólido se desmancha na internet.
*
JÁ ERA Teclado
JÁ É Telas sensíveis ao toque
JÁ VEM Controlar o tablet por ondas cerebrais (engt.co/179zEhu)
ronaldo lemos
Ronaldo Lemos é diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Creative Commons no Brasil. É professor titular e coordenador da área de Propriedade Intelectual da Escola de Direito da FGV-RJ. Foi professor visitante da Universidade de Princeton. Mestre em direito por Harvard e doutor em direito pela USP, é autor de livros como "Tecnobrega: o Pará Reiventando o Negócio da Música" (Aeroplano). Escreve às segundas na versão impressa de "Ilustrada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário