terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Painel - Vera Magalhães

folha de são paulo

Queima de estoque
Em meio ao impasse para votar o Orçamento, Henrique Alves (PMDB-RN) procurou líderes governistas e da oposição com a proposta de apreciar em bloco, em três sessões previstas para março, os 3.000 vetos represados no Congresso. Deputados aceitam deliberar até sobre os mais polêmicos, como o do Código Florestal. A exceção é o dos royalties, que deve ser discutido em separado. Após zerar a pauta, Alves quer que os vetos presidenciais passem a ser analisados em até 30 dias.
-
Menos um Ricardo Lewandowski não participará da sessão do STF amanhã, que deve analisar a liminar de Luiz Fux sobre os royalties. O ministro presidirá concurso para a cadeira de Teoria do Estado na USP, que tem entre os candidatos o consultor-geral da União Arnaldo Godoy.
No bolso Ao comparar as gestões de FHC e de Lula e Dilma em seu evento festivo de amanhã, o PT vai enfatizar os indicadores do salário mínimo. O partido dirá que o valor real cresceu 20,8% entre 2003 e 2012, contra queda de 11,2% entre 1995 e 2002.
Popular O slogan será: "Do povo, pelo povo, para o povo." Haverá telão para quem não conseguir acesso ao auditório no Anhembi, que suporta mil pessoas.
Megafone Dilma prepara discurso no padrão do pronunciamento televisivo em que anunciou a redução na conta de luz para a festa do PT. Debatida com o marqueteiro João Santana, a fala tratará também da queda de juros e do combate à miséria.
Timing O tucano Aécio Neves (MG) antecipou para amanhã, no Senado, o discurso em que abordará os "13 fracassos" do PT. A intenção é fazer contraponto à retórica comemorativa dos petistas.
Mais-valia A Força Sindical, que vinha se aproximando do PSDB, convidou Eduardo Campos (PSB-PE) para abrir a reunião da direção nacional, em março. O governador falará sobre conjuntura econômica e política.
Veja bem Logo após ter declarado que uma ala do PT propugna a troca do vice de Dilma em 2014, Gilberto Carvalho telefonou para Michel Temer para dizer que é favorável à continuidade da dobradinha com o PMDB.
Cerco 1 A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) responde às críticas à medida provisória dos portos: "Precisamos dar conta das novas fronteiras produtivas do país. Aceitamos discutir o projeto, só não vamos permitir que haja reserva de mercado".
Cerco 2 Gleisi refuta a afirmação de que as concessões enfraquecerão os portos públicos: "Já existem 119 terminais de uso privado no Brasil, e eles complementam os 33 portos públicos".
Buracos O Ministério da Justiça divulga hoje estudo mostrando falta de estrutura de perícia criminal nos Estados. Em 12 deles, a área está ligada à Polícia Civil. Amazonas, Distrito Federal, Piauí e Roraima têm Instituto Médico Legal só na capital.
Ranking Os dados mostram que só 15% das de 7.986 delegacias do país são especializadas. A maior parte delas fica em São Paulo (387) e no Rio Grande do Sul (69).
Trem bom Depois de Dilma adotar o Pronatec como vitrine, Antonio Anastasia (PSDB) lançou ontem programa de qualificação profissional chamado "Uaitec", sigla de Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais.
Visita à Folha José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, visitou ontem a Folha. Estava com José Luis Oliveira Lima, advogado.
Folha, 92 A Folha completa hoje 92 anos.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
TIROTEIO
Depois do dossiê dos aloprados, agora surge o dos subordinados. Ou o Planalto não controla seus assessores ou comanda o jogo rasteiro.
DO LÍDER DO PPS NA CÂMARA, RUBENS BUENO (PR), sobre a participação de assessor do governo na divulgação de dossiê contra Yoani Sánchez.
CONTRAPONTO
Força do pensamento
Durante o encerramento do Brasil Open, anteontem, no Ibirapuera, Aldo Rebelo (Esporte) foi vaiado ao ser anunciado ao lado de organizadores do evento, que teve problemas com as quadras de saibro e na acomodação de torcedores na decisão. Apesar de hostilizado pela plateia, o ministro foi escalado para entregar o troféu ao vencedor, Rafael Nadal. O tenista espanhol deixou escapar a taça, que quase caiu. A torcida fez novo coro:
-Uuuuuhhhh...
Um dos presentes à solenidade brincou:
-A energia negativa estava forte.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário